fernandosoares_19-10-2023

Edições anteriores

CRIADORES DA RAÇA NELORE GANHAM NOMES DE PESO NA ENTIDADE

   

Fotos: Gabriel Santos

Paulo Matos, produtor rural dos bons, graduado em Administração, tomou posse como novo presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore, em solenidade realizada no parque de Exposições Laucídio Coelho, no Pavilhão do Fazendeiro. Noite de emoção e uma das mais prestigiadas da temporada. Matos, que já foi diretor da Emha de Campo Grande, ao lado da esposa, Liz, e dos filhos, estava feliz por mais um importante momento em sua vida, tão bem traduzido nas palavras que proferiu. Assumiu ao lado da nova diretoria, afirmando que um dos seus objetivos à frente da entidade será dar continuidade ao melhoramento genético e à promoção da raça nelore em Mato Grosso do Sul, resgatando o papel fundamental do desenvolvimento da raça que representa mais de 80% dos plantéis nacionais de bovinos. Anunciou o retorno, a partir da Expogrande 2024, dos leilões ranqueados da raça e a volta da Expoinel-MS. Na solenidade, o governador Eduardo Riedel (PSDB) reiterou o comprometimento do governo do Estado com o desenvolvimento econômico das cadeias produtivas instaladas, afirmando a ótima qualidade da carne bovina produzida no Estado, com técnicas modernas de genética, manejo e atenção sanitária, levando para o mundo um produto que carrega sustentabilidade em cada quilo produzido. O governador disse que há esforço para ampliar a competitividade do setor. Participaram, ainda, do evento, a prefeita da capital, Adriane Lopes (PP); os secretários de Estado Eduardo Rocha (Casa Civil), Jaime Verruck (Semadesc) e Hélio Peluffo (Seilog); os parlamentares Beto Pereira (PSDB), Claudinho

 

O governador Eduardo Riedel (PSDB) e a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel

 

O pecuarista João Pedro Pedrossian e a esposa, Kátia Jacob Pedrossian

 

O superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária, em MS, José Antônio Roldão, e o empresário Sérgio Dias Campos

 

O deputado federal Beto Pereira (PSDB) com o vereador da capital Cláudio Serra (PSDB) e o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD)

 

Liz Derzi Matos e o marido, presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore, Paulo Matos

 

 

Serra (PSDB), Professor Riverton (PSD), William Maksoud Neto (PTB) e Pedro Pedrossian Neto (PSD); o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai; o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa; o desembargador Odemilson Fassa; os procuradores de Justiça Antônio Siufi Neto e Mara Bravo, vários produtores rurais, além de amigos e convidados especiais. Confiram alguns flashes…

 

O secretário da Sidagro, Adelaido Vila, e a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP)

 

O secretário de Estado da Seilog, Hélio Peluffo, e diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes

 

O empresário e pecuarista Ulysses Serra Neto e a pecuarista Sandy Fontoura

 

O médico Resala Elias Júnior e a esposa, Mirtes

     

APELOS
Com este calorão aumentando a cada dia em Mato Grosso do Sul, a pressão tem sido grande junto aos secretários de Educação dos municípios para que coloquem ar-condicionado nas salas de aula. Ninguém aguenta!

 

SE ACHAVA
O número dois do Ministério dos Povos Indígenas, o sul-mato-grossense Eloy Terena, poderia estar agradando à ministra Sônia Guajajara (PSol), mas, nas recentes visitas que fez a Campo Grande, travou dura briga com o deputado estadual Zeca do PT, amigo do presidente Lula. Fez, por diversas vezes, linha celebridade do mal. Ignorou os apelos dos próprios indígenas e trouxe uma série de situações desconfortáveis. Nesta semana, perdeu o cargo.

 

ALTAR 
Estão lotando as missas de quarta-feira da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, desde que o padre Reginaldo Padilha assumiu. Inclusive, os jovens bem-nascidos voltaram a frequentar a paróquia.

 

TRISTE DE VER-SE
 E o magistrado do Trabalho aposentado que deveria dar exemplo faz o Judiciário entrar em parafuso ao manter um trabalhador de 17 anos em condição análoga à de escravo. O ex-juiz atuou como substituto no Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul, no ano de 1993, e foi promovido a presidente da comarca de Nova Andradina, em 1998, quando se aposentou. Inacreditável!

 

PENSAMENTO DO DIA
Aquele que não luta pelo futuro que quer tem que aceitar o futuro que vier.

 

PASSA LÁ!
Outubro Rosa é tempo de autocuidado, das mulheres olharem umas para as outras, de apoio, de acolhimento. É por isso que, durante todo o mês, a Casa Rosa e o Hospital do Câncer estão juntos, mais uma vez. São exames gratuitos e muita conversa sobre cuidados com a saúde física, mental e profissional. Os oncologistas batem papo e tiram dúvidas sobre prevenção, diagnóstico e tratamentos para o câncer de mama.

 

PREPARADO
Apresentando o estado de Mato Grosso do Sul a investidores que estão em Dubai, o vice-governador José Carlos Barbosa (PP), o Barbosinha, está participando do fórum global Future Urbanism Smart City Summit e Expo Dubai 2023, nos Emirados Árabes, até domingo, debatendo sobre cidades inovadoras em termos de sustentabilidade.

 

SANTIDADE
Há 20 anos, em 19 de outubro de 2003, Madre Tereza de Calcutá foi beatificada pelo Papa João Paulo II. Sua canonização ocorreu em 2016, pelo Papa Francisco. O nome da madre era Anjezë Gonxhe Bojaxhiu. Nasceu em Escópia, capital da Macedônia, e faleceu em Calcutá, na Índia, em 1997, aos 87 anos. Fundadora da congregação Missionárias da Caridade, por seu ativismo em defesa dos pobres, ficou conhecida como Santa das Sarjetas. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979.

 

NA LEMBRANÇA
Se estivesse vivo, Vinícius de Moraes completaria, hoje, 110 anos. Carioca da Gávea, ele era diplomata de profissão, mas poeta e compositor de bossa nova por vocação. O autor de Soneto da Felicidade (1946), Tarde em Itapoã (1977) e Garota de Ipanema (1963) era um apaixonado pelo amor, afinal, casou-se sete vezes, vivendo amores intensos. Era louco também pelos amigos, como pode ser visto nesta frase: "Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos". Vinícius morreu em 9 de julho de 1980, no Rio de Janeiro.