fernandosoares_17-10-2023

Edições anteriores

PELA PAZ
Para quem procura atualizar-se sobre as razões dos atuais combates no Oriente Médio, recomenda-se conferir a pesquisa feita pelo acreditado Dialog Center com os israelenses, divulgada na quinta-feira, 12. Para 86% dos entrevistados, o grande responsável pelo conflito é o primeiro-ministro e chefe de governo de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud). 
 

PELA PAZ II
Entre os 86% de judeus que responsabilizam Netanyahu, 79% são apoiadores da coalisão que garantiu sua investidura. De acordo com o Jerusalem Post, os entrevistados avaliam que o ataque surpresa de Gaza foi um grave tropeço de liderança. A amostragem comprova que o povo israelense quer a paz e a solução negociada. Semelhante desejo também é muito forte no seio do povo palestino.

 

PARA CONTINUAR
"Encontro de Gerações" está entre os mais importantes programas já criados na história do rádio do Estado e do País. Seu líder, apresentador e responsável pela seleção de músicas de todos os tempos, Ciro de Oliveira, deu seu último suspiro aos 74 anos, na quinta-feira, 12. Seu programa não pode deixar de existir. Será uma forma de preservá-lo.

 

PREMIADO
O Prêmio Aplaude 2023 teve, entre os vencedores, um sul-mato-grossense. É o ex-deputado estadual e ex-secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação engenheiro Semy Alves Ferraz, agora, gerente de Responsabilidade Social das Águas de Manaus S.A. À frente das Ações Voluntárias que Transformam, que beneficiou 100 moradores de um bairro manauara, ele fez jus ao prêmio na categoria "Inspira", que reconhece os maiores programas de voluntariado empresarial do país. Ferraz é natural de Paranaíba.

 

NO LISTÃO
Vários nomes do staff governamental devem ser escalados, em 2024, para a disputa de prefeituras. Um deles é o do secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha. Seu nome é cotado para concorrer em Três Lagoas. E um de seus cabos eleitorais é a esposa, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB).

 

EXPECTATIVA
Os educadores estão ansiosos à espera da próxima quarta-feira, 18. É o dia marcado pela Assembleia Legislativa para votar e aprovar o reajuste de 14,95% concedido pelo Estado à categoria. Jaime Teixeira, dirigente da Federação dos Trabalhadores em Educação (Fetems), e Gerson Claro (PP), presidente da Alems, estão radiantes com o sucesso do acordo que deverá beneficiar 20,1 mil professores.

 

QUATRO LINHAS
Bem que Mato Grosso do Sul poderia ter de presente, na sua festa dos 46 anos, um jogo da seleção brasileira. Só que não. Presenteados foram os mato-grossenses com o Brasil x Venezuela na Arena Pantanal, em Cuiabá, na quinta-feira. Enquanto isso, há uns 30 carnavais, a Federação de Futebol (FFMS) segue patinando nas mãos do eterno dirigente Francisco Cezário.

 

GERAÇÃO DE EMPREGOS
A eleição será em 2024, mas a feira de promessas já está rolando livre e abusada. Candidato cheio de pose, que gastou os tubos em 2020 e não teve sucesso, volta a atacar. Disse a um grande amigo que no próximo ano poderá desembolsar o dobro na campanha e garantiu que só nomeará para seu staff, na Câmara de Vereadores, os cabos eleitorais mais produtivos. Já ganhou?

 

GOLPISTAS
Casal que ficou carimbado pelo tombo financeiro aplicado em seu líder e patrão resolveu emergir das sombras e dar as caras novamente. É uma reaparição ainda discreta e bem calibrada. Todavia, sua visibilidade não deixa dúvidas sobre os efeitos da lucrativa rasteira que aplicaram nos antigos empregadores.

 

ESTANTES
"Pequenas Sinestesias", obra mais recente de Diana Pilatti, deve ser lançada em Campo Grande ainda neste ano, talvez, em novembro. Antes, vai chegar a escritores do círculo de amizades na Bahia, Rio Grande do Sul, Pará, São Paulo e Rio de Janeiro. O livro integra a IV Coleção Mulherio das Letras.

 

Fotos: Gabriel Santos

O presidente do Servan, médico Alex Robert Spengler, e a esposa, Camila Bertoni Spengler

 

O médico Leandro Mazina e a esposa, Fátima Trad Mazina

 

O casal de Nioaque Cândida Tereza e Pautizdes Ferreira

 

Adriana Estivalet e o publicitário e escritor Henrique de Medeiros

 

A produtora rural Sônia Zamlutti e a nora Camila Dias Zamlutti

 

PENSAMENTO DO DIA
O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las. 
 

NA LEMBRANÇA
No dia 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro, nascia Francisca Edviges Neves Gonzaga, a pianista, cantora popular e a primeira grande compositora brasileira Chiquinha Gonzaga. Maestrina e pioneira do feminismo, ela, como as mulheres de sua época, casou-se aos 16 anos, com Jacinto do Amaral, com quem teve dois filhos. Intransigente, o marido não admitia que a esposa tocasse e chegou a impor a questão: ou ele ou a música! Chiquinha escolheu certo: "Pois, senhor meu marido, eu não entendo a vida sem harmonia". Separou-se, casou-se de novo, teve mais um filho e morreu em 28 de fevereiro de 1935, no Rio de Janeiro, com uma vida repleta de sucessos, como o imortal choro Odeon.