fernandosoares_06-10-2023

Edições anteriores

FACULDADE INSTED FORMA PRIMEIRA TURMA EM GESTÃO PÚBLICA

   

Fotos: Gabriel Santos

Com apenas dois anos, a Faculdade Insted, que tem o empresário Pedro Chaves dos Santos Filho como mantenedor e sua filha, Neca Bumlai, na direção, formou, na noite de terça-feira, sua primeira turma de Gestão Pública, tendo o governador Eduardo Riedel (PSDB) como patrono da turma e o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) como paraninfo. A solenidade aconteceu no Palácio Popular da Cultura e foi prestigiadíssima, para a surpresa do titular da coluna, o curso trouxe mais de 20 prefeitos, vereadores e gestores de Mato Grosso do Sul. A graduação visa a aprimorar os conhecimentos e habilidades na administração pública. O curso dá uma noção completa em Tecnologia em Gestão Pública, trabalhando o gestor em grandes áreas, como governança estratégica na gestão pública; sistemas de controle e auditoria na gestão pública; contabilidade; empreendedorismo governamental, com ênfase em gestão de microempreendimentos e economia solidária; compliance, ética e transparência na gestão municipal e muito mais. Confira alguns flashes…

 

O presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Couto Júnior (PSDB), com o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o deputado federal Beto Pereira (PSDB)

 

O atuante presidente do Tribunal de Justiça de MS, Sérgio Martins, e o desembargador Ruy Celso Florence

 

Três prefeitos formados em Gestão Pública, Henrique Budke (PSDB), de Terenos; Vanda Camilo (PP), de Sidrolândia, e Enelto Ramos (eleito pelo DEM), de Sonora

 

A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, e o governador, Eduardo Riedel (PSDB)

 

A diretora da Insted, Neca Bumlai, e o pai, empresário Pedro Chaves dos Santos Filho

 

O desembargador Luiz Tadeu Barbosa e o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina

 

O prefeito de Cassilândia, Valdecy da Costa (PSDB), e a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB)

     

APLAUDIDO
E quem roubou a cena no 1º Congresso de Prefeitos de MS, realizado pela Assomasul, foi o presidente do Tribunal de Contas de MS, conselheiro Jerson Domingos. No lançamento do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância, Domingos havia autorizado o governador a retirar 6 milhões das contas do Tribunal para investir em creches e atender a população dos 79 municípios. No Congresso, mandou rever e subiu o valor para 12 milhões.

 

POIS É…
A que ponto chegamos? O “Maníaco do Parque das Nações”, José Carlos de Santana Júnior, 37 anos, voltou a ser preso, nesta semana, por estupros em série. O que mais chama atenção é que o tarado estava trabalhando de Uber, empresa que exige dos prestadores de serviços certidão negativa criminal. Como conseguiu? É o fim da picada.

 

APOSENTADA 
A terça-feira foi um dia especial para a desembargadora do TJ-MS Dileta Terezinha Souza Thomaz ao fechar mais um ciclo de sua vida e deixar a magistratura em razão da aposentadoria. Depois de 34 anos como juíza de Direito, chegou ao dia da despedida. Foi a quinta mulher a ocupar o cargo de desembargadora desde a criação do Estado de Mato Grosso do Sul. Dileta Terezinha sempre foi uma alma grandiosa e fará falta na turma criminal de MS.

 

ATOS DE AMOR
Carlos Alberto Rezende, o professor Carlão, fechou com o Instituto Sangue Bom e parceiros um Setembro Verde que completou 42 ações no mês e 452 desde janeiro. Salvo, em 2014, de uma implacável aplasia medular, graças a uma cirurgia de medula, Carlão fundou o Instituto para fortalecer e incentivar uma grande rede de solidariedade, aumentando o número de doares de sangue e de medula óssea. O projeto mantém-se com recursos próprios, oriundos de apoio e parcerias estabelecidas com instituições públicas e privadas.

 

FORNO
Quando Natálio Abrão conclui seus estudos e dá a eles publicidade, é bom fazer a lição de casa e prevenir-se como puder. O meteorologista avisa que nos próximos dias virá à Capital uma onda de calor ainda mais forte.

 

QUALIFICAÇÃO
O governador Eduardo Riedel (PSDB) lançou, em agosto, o "Voucher Transportador" para qualificar mil motoristas com a carteira de habilitação na categoria E cuja demanda, nas grandes empresas, é enorme. Só a Suzano vai contratar 1.800 motoristas nessa categoria.

 

FAMÍLIA É FAMÍLIA
Parece que o prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo (eleito pelo DEM), entrou, por sua própria conta, numa enrascada medonha. Pode até não perder o mandato, mas terá que suportar o peso de uma vergonhosa marca: a do nepotismo. Ele lotou a prefeitura com familiares seus e até de aliados, garantindo cargos bem remunerados e contratos rentáveis de serviços de manutenção.

 

GALOPERAS
O Ballet Folklorico Iberoamericano Del Paraguay acaba de acrescentar mais uma láurea em sua galeria. Dirigida pelas mãos talentosas da professora Nancy Cristaldo Salinas, a companhia foi um dos destaques do Super Dance Cup Internacional 2023, no Rio de Janeiro. Ficou em 1º lugar na modalidade "Pares de Dança" – com um tema musical paraguaio –, pela aplaudidíssima apresentação dos dançarinos Mauro Fonseca e Analia Belen Bogado Fleitas.

 

PENSAMENTO DO DIA
Eu presto atenção em ações, não em palavras. Eu ouvi o que você disse, mas vejo como você age.

 

NA LEMBRANÇA
Se não tivesse desaparecido num acidente aéreo em 12 de outubro de 1992, Ulysses Guimarães completaria, hoje, 107 anos. Paulista de Itirapina, ele foi o símbolo da resistência democrática ao regime militar, liderando, na Câmara dos Deputados, o movimento pela anistia e as "Diretas Já!" Era um apaixonado pela política e costumava dizer o seguinte sobre a atividade:  "Política não se faz com ódio, pois não é função hepática. É filha da consciência, irmã do caráter, hóspede do coração. Eventualmente, pode até ser açoitada pela mesma cólera com que Jesus Cristo, o político da Paz e da Justiça, expulsou os vendilhões do Templo. Nunca com a raiva dos invejosos, maledicentes, frustrados ou ressentidos. Quem não se interessa pela política não se interessa pela vida".