fernandosoares_29-11-2023

Edições anteriores

CRÉDITO
Ao discursar na largada do comboio que foi ao Chile percorrendo a Rila (Rota de Integração Latino-Americana), o senador Nelsinho Trad (PSD) fez questão de homenagear o ex-prefeito de Porto Murtinho Heitor Miranda dos Santos (PT). Reconheceu o mérito do político que considerou um dos homens mais comprometidos na defesa da Rota Bioceânica. Miranda dos Santos morreu em novembro de 2022.

 

VEM BALA POR AÍ
Lula (PT) encerra a novela da espera e indica Flávio Dino (PSB), ministro da Justiça e Segurança Pública, para a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF). A tropa bolsonarista está babando de armas na língua.

 

JUSTIFICA?
Não se trata de uma palavra contra a outra. É a sociedade que espera uma razão irrebatível para engolir a proposta de reajuste salarial que elevará em 100% a remuneração mensal dos fiscais de renda de Campo Grande. Os vereadores votam, nesta semana, a proposta do executivo.

 

VÃO VENDO…
E não é que o anarcocapitalista de extrema-direita Javier Milei (La Libertad Avanza), eleito presidente da Argentina, estaria ensaiando fumar o cachimbo da paz com Lula? Ele teria enviado um convite, para sua posse, dirigindo-se ao petista com um solene "estimado presidente", ao contrário de "comunista", "ex-presidiário" e "ladrão", como se referia anteriormente.

 

É OU NÃO?
Estranho ouvir pré-candidato a prefeito de Campo Grande anunciar candidatura já afirmando que, caso não chegue ao segundo turno, dará apoio ao candidato X. Nunca vi isso numa eleição na capital!

 

EFEITO
As perdas que os estados e municípios tiveram com a isenção do ICMS dos combustíveis, feita pelo governo Bolsonaro (PL), na tentativa de ganhar as eleições, causou um rombo irreparável aos cofres das cidades. Lula (PT) mandou repará-la, abrindo crédito, no Orçamento da União, de pelo menos R$ 276 milhões extras.

 

NA TORCIDA
Com formação em Direito, com a qual atuou como professora universitária, e com a provável indicação de Flávio Dino (PSB) para o Supremo Tribunal Federal (STF), o nome da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), é o mais cotado para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

 

ALERTA
Era só o que faltava, neste fim de ano, com a chegada das chuvaradas, o ressurgimento do tipo três da dengue. O alerta vem da Fiocruz. Em Votuporanga, no interior paulista, foram confirmados quatro casos.

 

QUE MUNDO É ESTE?
É o fim do mundo. Homem mata a ex-mulher a facadas porque teria sido traído por ela. Se não bastasse, mata a filha, de 13 anos, porque descobriu que ela teria perdido a virgindade. Só Deus!

 

A FILA VOA
Impressionante a velocidade com que as relações amorosas nascem e morrem nesta Cidade Morena. Meses atrás, noticiei o início de empolgado romance entre filhos de dois políticos muito conhecidos. E agora me deparo com um dos protagonistas daquele affair em outra igualmente empolgada relação. É, a fila anda. Ou bate asas.

 

CONQUISTA
Estou superfeliz. A jornalista Aliny Mary Dias do Jornal Midiamax ganhou o prêmio de Jornalismo do IRB (Instituto Rui Barbosa) pela reportagem intitulada “Maria vai à creche: com 30 mil crianças na fila por escola em MS, primeira infância vira prioridade”, com dados dos trabalhos coordenados pelo Tribunal de Contas do Estado. Merecido. Somos um exemplo de jornal que é a cara de Mato Grosso do Sul.
 

 

PENSAMENTO DO DIA
No corpo, tudo é mental… O coração só bombeia sangue. 

 

Fotos: Gabriel Santos

Renata com os pais, Jean Henrique David Rodrigo e Camila Rodrigo

 

A diretora de clientes da Cassems, Jucli Stefanello, com a ouvidora, Cecília Jerônymo, e a diretora de assistência odontológica, Denise Garcia Sakae

 

O diretor de unidades hospitalares da Cassems, Roberto Botareli, com os médicos Rafaela Siufi e Fabrício Colacino

 

O vice-governador José Carlos Barbosa (PP) com o deputado federal Geraldo Resende (PSDB) e o deputado estadual Júnior Mochi (MDB)

 

A nutricionista Fernanda Vicentini e o marido, médico em Dourados, Evandro Cagnazzo

 

NA LEMBRANÇA
 Ele nasceu em Paris, mora na Bélgica, mas seu coração é brasileiríssimo. E hoje ele completa 51 anos. Trata-se do campeoníssimo Rodrigo Pessoa, filho do cavaleiro Nelson Pessoa, que seguiu o caminho do pai para tornar-se o primeiro brasileiro a ser campeão mundial (1998), campeão olímpico (2004) e tricampeão da Copa do Mundo (1998, 1999 e 2000). Além disso, ele ainda tem dois bronzes olímpicos (1996 e 2000) por equipe. Uma frase dele encerra a coluna de hoje: "A disciplina do esporte é um pouco dura, em certas horas, e a necessidade de concentração, imagino, em certos momentos, me faz uma pessoa fria. Mas se posso, relaxo".