fernandosoares_09-11-2023

Edições anteriores

MAIS UMA
Corumbá é culturalmente prodigiosa. Além do São João, Carnaval, Festival Pantanal das Águas e outros eventos, uma nova iniciativa promete entrar no calendário. Encerrada no domingo, com um grande público cantando e dançando no Porto Geral, a 4ª edição da Saltenha Fest, uma criação de Arturo Ardaya, fez tanto sucesso, que surpreendeu até os organizadores. 
 

MAIS UMA II
Uma iguaria original de Salta (na Argentina), mas incrementada e popularizada na apimentada cozinha boliviana, a saltenha está entre as delícias do roteiro do turismo gastronômico na fronteira Brasil-Bolívia. Em Corumbá, uma lei municipal fez o 10 de novembro o Dia da Saltenha. Na Santenha Fest, foram vendidos cinco mil salgados em 2021 e oito mil no ano seguinte. O festival deste ano contou com 15 barracas.

 

ESTANTES
Em Dourados, ontem, o escritor e poeta Athayde Nery de Freitas Júnior fez o lançamento de seu livro mais recente, "Enferrujamento D’Alma". Foi no Shopping Avenida Center Dourados, durante a III Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul.

 

PALCOS
Os fãs de Djavan, um dos maiores nomes da música nacional, têm motivos para comemorar. O cantor volta a Campo Grande, em 2024, para show que será realizado no dia 27 de abril, no Bosque Expo, do Shopping Bosque dos Ipês. O show faz parte da sua nova turnê mundial, "D".

 

DISSERAM
"Os jatinhos da FAB Aerotáxi já realizaram mais de 1.765 viagens atendendo aos iluminados dos Três Poderes". (Do economista, professor e articulista Landes Pereira).

 

BRILHO
Com 205 medalhas (66 de ouro, 73 de prata e 66 de bronze), o Brasil fez, no Chile, a sua melhor campanha na história dos Jogos Pan-Americanos. Segundo lugar no quadro geral de medalhas, batendo o México, Canadá e Cuba, ainda garantiu, para as Olimpíadas de 2024, vagas no handebol feminino, hipismo, boxe, natação, pentatlo moderno, tênis, tiro com arco e vela. 
 

BRILHO II
Os EUA conservaram a sua supremacia no Pan, com 286 medalhas, sendo 124 douradas, 75 de prata e 87 de bronze. No futebol, o Brasil foi o campeão ao derrotar o Chile na decisão por pênaltis. No tempo normal e prorrogação, as duas seleções ficaram no 1 a 1. Nas penalidades, o destaque foi o goleiro brasileiro Mycael, que defendeu uma cobrança e fez o gol decisivo. O último título verde-amarelo, no futebol do Pan, foi em 2015.

 

NOSSA!
O conde Chiquinho Scarpa, 72 anos, disse, numa entrevista, que vive só em mansão de 1,5 mil metros quadrados, em SP, com 12 funcionários, e não conhece todos os cômodos da casa. A verdade é que a residência, de tão grande, está à venda por R$ 63 milhões.

 

OLHE ISTO!
O mês de dezembro deste ano terá cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos. Isso acontece somente uma vez a cada 823 anos. Os chineses chamam de "bolso cheio de dinheiro".

 

CREDO!
Absurdo em cima de absurdo! A grande ideia do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), depois de dias de apagão, é nada mais, nada menos que criar uma taxa para os paulistanos pagarem para enterrarem-se os fios elétricos.

 

PENSAMENTO DO DIA
Procure vazar de lugares lotados e de pessoas vazias.

 

Fotos: Gabriel Santos

O governador de MS, Eduardo Riedel (PSDB), e o atuante presidente do TJ-MS, Sérgio Fernandes Martins

 

O ex-senador de MS Valter Pereira e o filho, deputado federal, Beto Pereira (PSDB)

 

O secretário da Casa Civil do governo de MS, Eduardo Rocha, e a cunhada, médica, Eduarda Tebet

 

O diretor-geral do TRE-MS, Hardy Waldschmidt, e a esposa, Sandra Loureiro Marques

 

Os advogados Jéssica Reis e Cláudio Barbosa

 

NA LEMBRANÇA
Se estivesse vivo, o astrônomo Carl Sagan completaria, hoje, 89 anos. Nova-iorquino do Brooklyn, ele foi consultor e conselheiro da Nasa, na década de 1950, estudando as atmosferas e superfícies interplanetárias. Também era escritor e ganhou o Prêmio Pulitzer por Dragões do Éden, em 1977. Como um dos grandes divulgadores da ciência, combateu o misticismo, superstições e crendices e popularizou a astrofísica com a série de TV Cosmos, em 1980. Tinha uma bela frase para definir o relacionamento entre o Homem e o universo. "O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente". Sagan morreu aos 62, após lutar por dois anos contra uma doença rara, a síndrome da mielodisplasia.