fernandosoares_08-11-2023

Edições anteriores

VETERANA
Depois de derrotar uma sueca, uma iraniana e uma cazaque, a cacerense-campo-grandense Crhis Regiane esnobou, com seus 62 anos, e chegou à final do Campeonato Mundial de Queda de Braço, em Riyadh, na Arábia Saudita. Na decisão, perdeu para Kariz, da Turquia, e ficou com a medalha de prata.

 

DESTINOS
Na Inglaterra, Bonito e o Pantanal sul-mato-grossense estão sendo apresentados na World Travel Market London (WTM), uma das maiores e mais importantes feiras de turismo mundial, que se encerra hoje.

 

ALARMANTE
Além do próprio ministro dos Direitos Humanos, Sílvio de Almeida, há outras autoridades brasileiras preocupadas com os dados sobre a prática de bullying nas escolas de Mato Grosso do Sul. As ministras Aparecida Gonçalves, das Mulheres, e Anielle Franco, da Igualdade Racial, são nomes do governo federal empenhados na parceria com o Estado para conscientizar, prevenir e combater este absurdo tão danoso para as crianças. 
 

ALARMANTE II
Segundo apurou o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, de janeiro a outubro deste ano, em comparação com 2022, aumentaram em 60% os casos de bullying nas instituições sul-mato-grossenses de ensino. Os casos denunciados envolvem até berçários e creches, com 658 violações já registradas nos dez primeiros meses deste ano. Eram 411 no ano passado. Podem ser reflexos da onda de ódio e lacração que inunda o País nos últimos anos.

 

ARVOREDOS
A prefeita Adriane Lopes (PP) trata com carinho especial a paisagem arbórea da Capital, reconhecida mundialmente como Cidade das Árvores. Uma das atenções é para espécies antigas e notáveis, como as 50 figueiras da avenida Afonso Pena. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) trata o solo com soluções nutritivas, por meio da técnica conhecida como deep hole fertilization.

 

É MOLE?
Quem diria que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria realizado atos ilegais de espionagem, inspecionando as localizações de ministros, políticos, jornalistas e advogados? A Polícia Federal resgatou 30 mil monitoramentos ilegais feitos pela Abin durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

 

PATICUMBUM
Os 15 anos de carreira do sambista Cristiano Negão serão festejados em grandioso estilo, dia 09 de dezembro. No evento, assinado por Heraldo Padilha, em oito horas de samba, desfilarão, no palco do Sinpol, consagrados artistas. Anotem: Juci Ibanez, Zueira, Gente Humilde, Dudu do Cavaco, Sidney Guerreiro, Henrique Som 5, Daran Júnior, Gideão Dias, Pegada de Macaco, Dieguinho, Chokito, Fernando Fascínio, Alysson Rodrigues, Juninho Canhoto, Xandão do Cavaco e Chicão Castro. Vai começar às 11h e terminar às 19h.

 

 VAMOS?
E o 17º Festival América do Sul (FAS), que começa amanhã, em Corumbá, terá duas novidades na programação cultural. A Catedral Clássica, na sexta-feira, terá uma programação voltada para a música clássica e instrumental, com Tetê Espíndola e a Orquestra de Câmara do Pantanal. E no Casarão Cultural, apresentam-se os músicos Lucas Gomes, de São Paulo, Luiz Meira, de Santa Catarina, e Vanessa Moreno, de São Paulo.

 

MERECIDO
A senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (PP) e o senador por Mato Grosso Jayme Campos (União Brasil) propuseram, no Senado, que seja criado o Prêmio Alysson Paolinelli. A intenção é homenagear pessoas físicas ou jurídicas com iniciativas e práticas de produção sustentável de alimentos, que se destaquem no país. O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli morreu aos 86 anos, em 29 de junho. Ele foi indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz, em 2021 e 2022.

 

SITUAÇÃO
E quem diria que Manaus tem fumaça que sufoca, chuva que inunda, seca que queima? O planeta já está dando todos os sinais da urgência de uma nova consciência ecológica e coletiva. São 2 milhões de habitantes da cidade que, no meio da maior floresta tropical do mundo, não têm ar puro para respirar.

 

PENSAMENTO DO DIA
Se você falar menos e observar mais vai entender que o silêncio é um grande professor.

 

Fotos: Gabriel Santos

O respeitado secretário-adjunto de Educação de MS, Édio Resende, e a esposa, Leila

 

O advogado Ademar Chagas e a esposa, Gislene Dronov

 

O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, e a esposa, Vanderleia

 

O vice-presidente da Santa Casa, Jary Castro, e a esposa, Ana Castro

 

Sílvia Dias e o marido, advogado e engenheiro civil, Sandro Omar

 

DEBATE
E o Enem continuará no próximo domingo. O tema da redação desta edição lançou importante reflexão sobre uma questão fundamental para a nossa sociedade, que é a desigualdade de gênero. As mulheres ainda são as grandes responsáveis pelo cuidado, um trabalho invisível e não remunerado, que toma tempo e sobrecarrega. O cuidado com filhos, doentes e idosos também deve ser uma tarefa para os homens. Infelizmente, tem gente querendo interditar o debate sobre a desigualdade de gênero, para impedir que esta realidade mude.

 

NA LEMBRANÇA
Em 8 de novembro de 1959, num sanatório de Barbacena (MG), morria Heleno de Freitas, o primeiro bad boy da história do futebol brasileiro. Tinha, então, 39 anos e estava completamente louco, consumido pela sífilis. Começou no Botafogo, em 1937, jogando até 1948 e marcando 209 gols. Mas só foi ser campeão no Vasco, em 1949, depois de rápida passagem pelo Boca Juniors, da Argentina. Craque de temperamento difícil, detestava ser chamado pelo apelido de Gilda, dado pelas torcidas rivais. Uma frase marcante dele foi a que fechou sua passagem pelo futebol brasileiro, no Vasco: "Estes dois (Maneca e Ipojucan) não me passam a bola porque não querem. Aqueles não passam porque não sabem. Não tenho nada a fazer aqui". Tentou voltar depois de um ano na Colômbia, mas, ao ameaçar o técnico Flávio Costa com uma arma descarregada, foi desarmado e acabou sem clima no clube. Era apenas mais um dos sinais da doença que o mataria anos depois.