fernandosoares_07-11-2023

Edições anteriores

MAIS FLASHES DO TÍTULO DE CIDADÃO SUL-MATO-GROSSENSE

   

Fotos: Gabriel Santos

As primeiras-damas, da Assembleia Legislativa, Kátia Claro, e do Estado, Mônica Riedel

 

A juíza de Direito Silvia Eliane Tedardi da Silva e o marido, juiz federal, Ronaldo Silva

 

O advogado Youssif Domingos e a irmã Jaqueline Domingos Matto Grosso

 

A empresária Iara Diniz com o marido, Eduardo Contar, e a filha Manoella Diniz

 

A vice-presidente da OAB, Camila Bastos, e o procurador-geral de Justiça do MP do Estado de MS, Alexandre Magno de Lacerda

 

A médica Eduarda Tebet e o irmão, advogado, Rodrigo Tebet

 

O juiz federal, de Jales-SP, Roberto Campelo com o empresário e ex-deputado federal Vadão Gomes (PP) e o ex-prefeito de Aparecida do Taboado Robinho Samara

 

O diretor-geral da Rede Matogrossense de Comunicação, Nicomedes Silva, recebeu o título do presidente do grupo Zahran, Caio Turqueto, com o deputado estadual C.el. David dos Santos (PL)

     

DIFERENCIAL
Talvez Mato Grosso do Sul seja um dos poucos Estados do país que não possui transporte pirata, como acontece no Rio de Janeiro e São Paulo. Aqui, mesmo havendo ônibus lotados, a Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) cumpre seu papel fiscalizador. O diretor-presidente, Carlos Alberto Assis, tem uma turma que trabalha, não é mesmo?

 

SIMANCOL
Algumas frases e expressões comuns nos discursos políticos são no mínimo descabidas, quando não, infelizes e até divorciadas da realidade. A propaganda televisiva do Republicanos-MS, por exemplo. Nela, o deputado estadual Antônio Vaz afirma ser este o partido que mais cresce no Estado. Deveria mostrar um dado oficial para sustentar tal afirmação.

 

LEGADO
A longevidade da banda Renato e Seus Blue Caps é algo excepcional. Mesmo sem seu fundador e líder, Renato Barros – morreu em julho de 2020, aos 77 anos –, o grupo continua tocando, cantando e encantando. O líder é o vocalista, músico e compositor Cid Chaves (77), e diversas formações marcam esta bela história que começou na Jovem Guarda, com versões principalmente dos Beatles. 
 

LEGADO II
Nas redes sociais, circula uma mensagem gravada por Renata Barros, filha do vocalista, guitarrista e fundador da Renato e Seus Blue Caps. Ela faz o agradecimento da família pelo show de comemoração dos 64 anos da banda, realizado no último dia 29, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre (RS). Foi uma festa belíssima e emocionante, digna dos caras de uma das mais queridas e talentosas formações musicais do Brasil.

 

DISSERAM 
"A crônica está agonizando. As pessoas, hoje, confundem crônica com artigo". (Do escritor, dramaturgo, jornalista e roteirista Mário Prata, 77).

 

BRONCA
Com Amado Batista, Frejat, Criolo e Neguinho da Beija-Flor nos palcos, Corumbá viverá, de 09 a 12 próximos, dias de intensa emoção no Festival América do Sul. Porém, não sem uma reclamação impactante: os moradores locais estão furiosos com quem excluiu do evento a palavra que era uma de suas marcas originais, Pantanal.

 

PENSAMENTO DO DIA
 A imaginação é a metade da doença; a tranquilidade é a metade do remédio; e a paciência é o começo da cura.

 

MONTARIAS
Na sexta-feira, 3, aconteceu a abertura do 3º Encontro Estadual de Laço Comprido de Jardim, prestigiado por dezenas de autoridades e um grande público. A prefeita Clediane Matzenbacher (eleita pelo DEM) e a patroa do Clube de Laço, Andrea Nardon, destacaram a qualidade e o tamanho da competição, com 130 equipes e 755 competidores.

 

PARA EXCELÊNCIAS
De 25 a 27 de outubro, aconteceu, em Cuiabá (MT), uma das agendas mais importantes do cerimonialismo brasileiro, o XXVII Congresso Nacional de Cerimonial e Protocolo. Entre os palestrantes, duas personalidades muito queridas em Mato Grosso do Sul: Yvone de Souza Almeida, presidente da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo e do Colégio Brasileiro de Cerimonial, morando em Brasília, e Athayde Alves de Oliveira.

 

ADEUS AO DOMY
Na quinta-feira, 02, Mato Grosso do Sul perdeu a companhia física de uma de suas figuras emblemáticas, Domício Monteiro de Almeida. Em Porto Murtinho e na fronteira Brasil-Paraguai, um símbolo das lutas por igualdade, justiça e democracia. Servidor aposentado do Judiciário, deixou um legado de belos exemplos de generosidade e amor às coisas de sua terra.

 

DIA DELE
Hoje é dia de São Vilibrardo, grande missionário e grande amigo de Jesus Cristo. Dedicou-se, dia após dia, à conversão dos infiéis. Era irlandês, nasceu no ano de 658. Foi sepultado em Echternach, onde, todos os anos desde o século XIV, na terça-feira de Pentecostes, uma procissão realiza-se em sua honra. São Vilibrardo, rogai por nós!

 

NA LEMBRANÇA
Se vivo estivesse, o senador Ramez Tebet (MDB) completaria 87 anos. Natural de Três Lagoas, de origem libanesa, era advogado e atendia todos, sem olhar a cara, raça ou cor. Foi promotor de Justiça, prefeito de Três Lagoas, deputado estadual, governador de Mato Grosso do Sul e senador, presidindo o Senado Federal de 2001 a 2003. Tebet ganhou destaque na Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou o Poder Judiciário e à frente do Conselho de Ética do Senado quando foram apurados a quebra do sigilo do painel eletrônico da casa e o desvio de verbas da Sudam, levando à cassação o senador Luís Estevão (PRTB/DF) e à renúncia os senadores Antônio Carlos Magalhães (PFL/BA), Jader Barbalho (MDB/PA) e José Roberto Arruda (PL/DF). Em 1980, curou-se de um câncer no esôfago. Em 2004, o câncer reapareceu e Tebet lutou até o dia 17 de novembro de 2006, quando faleceu, deixando a esposa, Fairte Tebet, e quatro filhos, entre eles, a atual ministra do Planejamento e Orçamento do governo Lula (PT), Simone Tebet (MDB).