fernandosoares_01-11-2023

Edições anteriores

URNAS
Além dos títulos honoríficos – entre eles, o de cidadania sul-mato-grossense –, outras pautas semelhantes constam das agendas dos deputados estaduais. Precisam mexer os pauzinhos para agradarem a gente que pode ser demais interessante em 2024, ano de eleições municipais.

 

RECONHECIMENTO
Em sua terceira edição, a Golden Night vai agraciar personalidades de diversos segmentos com o Troféu Reinaldo Azambuja. O ato solene e festivo será no dia 1º de dezembro, no Clube Estoril, com mesa à venda a R$ 5 mil.

 

VERBO LER
Dourados, que já é um polo universitário, também se confirma como um núcleo literário dos mais importantes e ativos do Estado. E os eventos do gênero são cada vez mais constantes, como demonstra o fim de ano. De 08 a 10 de novembro, acontecerá a III Feira da Literatura de MS (Felit-MS), no Shopping Center Dourados.

 

INTOLERÂNCIAS
Falta pouco ou quase nada para que se repita, em Campo Grande, o que ocorreu em São Paulo. Na capital paulista, a Justiça condenou o vereador Adilson Amadeu (União Brasil) a dois anos e meio de reclusão em regime aberto, multa salgada e perda do mandato. Na Capital sul-mato-grossense, as ofensas andam sobrando aqui e ali, dos ambientes políticos às redes sociais, com ataques preconceituosos dos dois lados, o pró-semita e o pró-palestino.

 

TESTE
As eleições do próximo ano podem ser decisivas para a sobrevivência de alguns partidos, daqueles criados ao sabor das conveniências e caprichos da política. E não é só pela falta de lideranças em qualidade e quantidade, de recursos ou espaço: partidos que nasceram no ventre de ondas passageiras não se sustentarão por mais tempo se fracassarem nas urnas.

 

SEM CRISE
Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) apelam aos correligionários para que evitem provocações e o fogo amigo por causa das escolhas de cada um na sucessão paulistana. Afinal, ambos são os maiores cabos eleitorais de candidaturas que vão bater de frente: o presidente apoia Guilherme Boulos (PSol) e o vice está com Tabata Amaral (PSB).

 

TELETRABALHO
O governo do Estado pretende implantar, aos poucos, o trabalho home office em algumas pastas. Visa a aprimorar as técnicas, estabelecer parâmetros e avaliar resultados apresentados nessa modalidade de trabalho, que se popularizou durante a pandemia de Covid-19.  
 

TELETRABALHO II
Nesta semana, em caráter experimental, 31 servidores da Junta Comercial (JUCEMS), da Secretaria de Administração (SAD) e da Procuradoria-Geral do Estado de MS (PGE/MS) iniciaram o teste de implantação de trabalho em caráter remoto, no Estado, por 40 dias.

 

DIA DOS FINADOS
Amanhã, dia de saudade, dia de preces. E, no meio de tantas lembranças, a certeza de que um dia nos reencontraremos. Que Jesus, Nossa Senhora e os espíritos de luz abençoem nossa quarta-feira!

 

ELEITORAL
Com as eleições chegando, é hora de reciclar e ouvir os maiores eleitoralistas do país. Sábado, dia 04, tem o Masterclass de Direito Partidário, das 9h às 18h30, com presenças da ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral Edilene Lôbo e do ex-ministro do TSE Joelson Dias, com coordenação de Bruna Nubiato, pela Faculdade Novoeste.

 

NA LEMBRANÇA
No dia 1º de novembro de 1922, no Rio, morria o escritor Lima Barreto. Carioca, ele tinha 33 anos e ficou conhecido como o romancista da Primeira República. Crítico virulento da sociedade da época, ele escreveu obras como Recordações do Escrivão Isaías Caminha (1909), Triste Fim de Policarpo Quaresma (1915) e O Homem que Sabia Javanês (1911). Com seu tom ácido, certa vez, cunhou a seguinte frase: "O Brasil não tem povo, tem público".

 

Fotos: Wagner Guimarães

O advogado Paulo Tadeu Haendchen recebendo a Medalha do Mérito Advocatício de Mato Grosso do Sul Jorge Antônio Siufi, do deputado João Henrique Catan (PL)

 

O deputado C.el. David dos Santos (PL) entregando a Medalha Coronel PM Adib Massad ao desembargador Luiz Tadeu Barbosa

 

O deputado Neno Razuk (PL) entregando a Comenda Embrapa 50 Anos ao pesquisador e chefe da Embrapa Harley Nonato de Oliveira, com o vice-governador, José Carlos Barbosa (PP)

 

O deputado Roberto Hashioka (União Brasil) homenageando o respeitado C.el. José Augusto Castro com a Medalha Coronel PM Adib Massad

 

O superintendente de Cultura da capital, Roberto Figueiredo, e Carol Garcia

 

PENSAMENTO DO DIA
Cada um tem de mim exatamente o que cativou!