fernandosoares_23-03-2023

Edições anteriores

POSSE NA ACADEMIA

   

Fotos: Jeferson Hermida

A Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, no Rio de Janeiro, foi o local escolhido para a posse do novo membro da Academia Brasileira de Educação. O economista, educador, escritor, professor universitário, ex-senador da república e empresário Pedro Chaves dos Santos Filho assumiu a cadeira de número 32, tendo como patrono Medeiros e Albuquerque, saudado pelo acadêmico Ronaldo Mota. O título é pelos relevantes serviços prestados à Educação do Brasil, ao primeiro sul-mato-grossense a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Educação. Na cerimônia de posse, até o governador Eduardo Riedel (PSDB), acompanhado da esposa, Mônica, fez-se presente. “Muito me honra ser empossado na cadeira de número 32. Dediquei minha vida à Educação. Sou professor, edifiquei escolas e universidades e sempre trabalhei pelo acesso universal ao ensino, pela valorização dos profissionais da Educação e pelo protagonismo do estudante”, disse o novo acadêmico já empossado no cargo. Seu exemplo está entre nós como um homem empreendedor, de coragem, que sempre busca o desenvolvimento e o crescimento de todo o ambiente de negócios do MS. Pioneiro, respeitado entre seus pares pela seriedade e ética, Pedro Chaves dos Santos Filho, 82 anos, sempre desempenhou papel importante na educação com a criação da rede Moderna Associação Campo-grandense de Ensino (Mace) e do Centro de Ensino Superior de Campo Grande (Cesup) e consolidou-se como referência com a criação da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), da qual foi reitor. Aprendo muito com ele que, dentro de sua simplicidade e sabedoria, é um exemplo de vitalidade, de amor à vida e ao trabalho. Empresário bem-sucedido, divide com a esposa, Reni, e os filhos, Paulo e Neca, o espírito de empreendedorismo. O novo membro da ABE também já foi presidente da Junta Administrativa da Santa Casa de Campo Grande. A coluna cumprimenta o Dr. Pedro Chaves dos Santos Filho, que cada dia está levando mais longe o nome do nosso Estado. Confira alguns flashes…

 

Mônica Riedel com Pedro Chaves dos Santos Filho, o governador, Eduardo Riedel (PSDB), e Eliane Detoni

 

Em família, Paulo Neto, Reni, Neca Bumlai, Stella e Paulo dos Santos Filho

 

Pedro Chaves com Reni e o governador Eduardo Riedel (PSDB)

 

O imortal Pedro Chaves dos Santos Filho

 

Os empresários Fernando e Neca Bumlai com Eliana e o presidente do TJ-MS, Sérgio Fernandes Martins

 

Josina Victório com o irmão Pedro Chaves dos Santos Filho e o diretor-geral da Faculdade do Comércio de São Paulo, Wilson Rodrigues

 

Pedro Chaves dos Santos Filho com os acadêmicos da Academia Brasileira de Educação

     

DESTE JEITO
O outono chegou e com ele, uma lição. Que sejamos iguais às árvores que se livram das folhas secas para permitirem que, quando a primavera chegar, encontre espaço para a renovação, para a substituição do passado pelo futuro.

 

SERÁ, JABURU?
É ilusão de ótica ou o ex-prefeito Alcides Bernal (PP) anda insinuando, em suas redes sociais, que pretende disputar as próximas eleições?

 

ELAS NO PLENÁRIO
Uma das bandeiras de Amarildo da Cruz (PT) era o empoderamento das mulheres. Defendeu intensamente as políticas afirmativas, combatendo a violência de gênero. Sua morte abriu, na Assembleia Legislativa, uma vaga a ser preenchida por uma líder feminina. É a professora Gleice Jane (PT). Terceira nesta legislatura, ela será a nona deputada estadual nos 43 anos de existência de Mato Grosso do Sul.

 

FEIRANÇAS
Vigora com força máxima a opção dos campo-grandenses pelas feiras alternativas organizadas por moradores dos bairros em suas praças e espaços de uso público. Além da já emblemática Feira da Bolívia (bairro Santa Fé), antigos e novos points do gênero, agora, são roteiros concorridos nos fins de semana, entre eles, a Feira do Bosque da Paz, no Carandá Bosque, e a da Lagoa Itatiaia, na região do Tiradentes.

 

PENSAMENTO DO DIA
Se quiser colher diferente, plante nova semente.

 

SOM DE PRIMEIRA
Preparem-se que pode estar vindo por aí uma parceria das melhores numa mesma obra. O músico Caio Ignácio, que em um de seus discos fez uma versão reggae de "Vida Cigana", reencontrou-se com o autor deste grande sucesso nacional, Geraldo Espíndola. E confessou: "Ainda pretendo realizar o sonho de gravarmos juntos um trabalho". O convite está feito.

 

SACUNDIM
Já tem figurão aprontando para cima de liderança que perdeu o ponto na política e tenta retornar. Vai encontrar terreno minado. Dentro do seu partido e no círculo dos chamados "amigos fiéis". O beijo de Judas já foi dado. 
 

SACUNDIM II
Bocas benditas comentam, no escuro dos bastidores, que o ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD) já tem no bolso do colete os nomes de quem lhe foi fiel e quem o entregou aos verdugos. Vai ter troco ou as coisas agora estão sendo encaradas na base do "paz e amor"?

 

NA LEMBRANÇA
O engenheiro aeroespacial Wernher von Braun nasceu em 23 de março de 1912, na cidade de Wirsitz, na Alemanha. Naturalizado americano em 1955, ele foi o primeiro diretor de Desenvolvimento Tecnológico do U.S.Army para o programa de mísseis Redstone, ocupando posteriormente a direção da Nasa e do Programa Espacial Americano. Antes de morrer, em 1977, ele cunhou esta frase genial: "Já que a soberania nacional existe, nossa única esperança é criar um padrão ético para todos".