fernandosoares_17-03-2023

Edições anteriores

VUCO-VUCO
Veja se pode: no quarto de um hotel em Manchester, na Inglaterra, um casal foi interrompido pela polícia em pleno rala e rola porque não atendeu aos apelos dos demais hóspedes, incomodados com o barulho. Isso mesmo: a atividade amorosa da dupla nada tinha de discreta. Gritos e gemidos eram no último volume, tão altos, que os vizinhos não conseguiam dormir.

 

PATICUMBUM
O dirigente e estilista Francis Fabian a todo vapor na organização das comemorações do 12º aniversário do G.R.E.S. Deixa Falar. A festa da campeã do Carnaval deste ano será no dia 23 de abril.

 

NA MEMÓRIA
Há quatro ou cinco anos, Antônio Carlos de Oliveira deixou de vez as ocupações políticas e eleitorais. Deputado federal em dois mandatos (1975 – 83) pelo MDB, foi chefe por 15 meses (2017 – 18) da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Primeiro candidato do PT ao governo de Mato Grosso do Sul, em 1982, depois do revés nas urnas, passou longo tempo trabalhando como advogado, economista e assessor político em Brasília. 
 

NA MEMÓRIA II
Em 2018, Antônio Carlos de Oliveira deu sua versão sobre a saída da superintendência da Sudeco. Garante ter pedido demissão porque iria candidatar-se pelo PMDB à presidência da República. A candidatura, no entanto, não aconteceu e foi ironizada por Carlos Marun (MDB), então ministro-chefe da Secretaria de Governo da gestão de Michel Temer (MDB). "Já apareceram seis candidatos do MDB: o Batatinha, a Mônica, o Cebolinha, o Bolinha, o Mickey e o Antônio Carlos", debochou Marun. Hoje, aos 75 anos, está morando em Brasília.

 

ORDEM NA CASA
Com a troca de comandos em Brasília e nos estados, a Polícia Rodoviária Federal deve respirar livre do estreito corredor ao qual foi lançada para operar como força auxiliar do bolsonarismo. Consciências novas e republicanas entram em cena, uma delas, a de João Paulo Bueno, o superintendente regional escolhido para Mato Grosso do Sul.

 

VALHA-ME!
Agora morador de Santa Catarina, Ângelo Arruda está indignado com vereadores da capital. Motivo: a Câmara Municipal de Florianópolis rejeitou, pela segunda vez, a outorga do título de cidadania para Gilberto Gil. E aprovou uma importante medalha honorífica para a deputada Ana Campagnolo (PL), aquela extremista de direita que fez sua campanha armada com rifles e discursos de ódio. No próximo dia 23, a cidade vai festejar seus 350 anos com show de Gil.

 

PESAR
O mineiro José Elias Moreira – que morreu na quarta-feira, 15, aos 82 anos – era de um grupo de "forasteiros" recém-formados que chegaram a Dourados, entre 1960–70, buscando oportunidades profissionais. Agrônomo, encontrou terreno para trabalhar e cresceu. Um dos membros daquele grupo é o médico-veterinário e ex-deputado estadual Walter Carneiro, 81, cuja irmã Adenil Carneiro Moreira é viúva de José Elias Moreira. Foi prefeito douradense, deputado federal e secretário estadual de Meio Ambiente no governo de Zeca do PT.

 

PLANETA MOLHADO
De 21 a 24 deste mês, em iniciativa da Universidade Federal de MS (UFMS), acontecerá a II Semana da Água. Com exposições e debates on-line, o evento poderá ser acompanhado em lives pelo canal do Laboratório de Geoecologia da Faeng (Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia).

 

REVERÊNCIAS
Na segunda-feira, 13, Corumbá homenageou um de seus benfeitores mais importantes, o padre salesiano Ernesto Sassida, fundador da Cidade Dom Bosco. A data lembrou os dez anos de seu falecimento e o sacerdote foi reverenciado com a inauguração de um busto. A cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano Dom João Bergamasco e pelo diretor-geral da Cidade Dom Bosco, padre Jair Marques.

 

EMPODERAMENTO
Cresce a corrente de apoios ao nome da jurista Vera Lúcia Santana de Araújo para ocupar a vaga do ministro Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal. Ela pode ser mais uma jurista negra a ingressar no colegiado superior do Judiciário brasileiro. Na população brasileira, as mulheres são 51,70% e os pretos e pardos, 56%. Tudo a ver.

 

Fotos: Arquivo

O secretário-adjunto da Semadesc, Ademar Silva Júnior, e a esposa, juíza de Direito e presidente da Amamsul, Mariel Cavalin dos Santos

 

Grazielle Machado e o marido, produtor rural, Daniel Azevedo

 

Naiane e o deputado federal Marcos Pollon (PL)

 

O advogado Lucas Mochi que na quarta-feira, 15, foi um dos palestrantes da 1ª Semana Jurídica do curso de Direito da UFMS do Campus de Coxim, e o engenheiro civil Higor Naglis

 

Anete e o querido ex-prefeito de Dourados Braz Melo

 

PENSAMENTO DO DIA
Não tenha pressa, mas tenha rumo. Demorar é diferente de perder-se.
 

NA LEMBRANÇA
No dia 17 de março de 1921, no Recife, nasceu o inesquecível jornalista, cronista, compositor e boêmio Antônio Maria. De vida curtíssima (morreu aos 43 anos, de infarto, ao sair de um bar em Copacabana), ele escreveu textos históricos sobre a vida cotidiana e os amores perdidos e compôs músicas como Valsa de uma Cidade (Vento do mar no meu rosto. E o Sol a queimar, queimar. Calçada cheia de gente a passar e a me ver passar. Rio de Janeiro, gosto de você. Gosto de quem gosta deste céu, deste mar, desta gente feliz). Mas uma frase em especial dele, dita quando de sua prisão pela ditadura, merece destaque. Na ocasião, os agentes da repressão pisotearam suas mãos. Ele apenas afirmou: "Que bobos! Eles pensam que eu escrevo com as mãos". Genial…