fernandosoares_,16-03-2023

Edições anteriores

ESCORREGÕES
Ainda que tenha feito algumas coisas boas neste início de governo, o presidente Lula (PT) anda escorregando perigosamente para formar sua base de sustentação política. Não toma o cuidado devido nas nomeações com as quais contempla os aliados. O caso do ministro maranhense das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), é sintomático: ele direcionou R$ 5 milhões do orçamento secreto para asfaltar uma estrada que passa em frente à sua fazenda. E destinou recursos para o município que tem sua irmã como prefeita. 
 

ESCORREGÕES II
Outro dos tropeços lulistas na montagem do seu staff ministerial foi a desastrada tentativa de entronizar em um cargo o arquiteto e ex-presidente da Fundação Cultural Palmares Edvaldo Mendes Araújo, o Zulu. Indicado para a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Zulu não foi nomeado porque está impedido de assumir qualquer função pública. O motivo: quando presidiu a Fundação Palmares, de 2007 a 2010, foi condenado por improbidade administrativa em um processo da Controladoria-Geral da União (CGU).

 

EXPECTATIVA
Depois do Carnaval. Depois da Semana Santa. Depois da Páscoa. Até quando vai continuar nas gavetas a solução para denúncia grave envolvendo parlamentar com mandato?
 

SEM ZEBRA
Se no futebol Corinthians e Fluminense foram eliminados por clubes, em tese, de nível técnico inferior, no cinema, algumas lógicas foram mantidas. Uma delas, o Oscar de melhor ator para Brendan Fraser. Além de engordar 100 kg e usar próteses de até 136 kg para viver um homem de 272 kg, com obesidade mórbida, o antes questionável Fraser deu um verdadeiro show de interpretação no filme A Baleia.

 

OBRA-PRIMA
Uma das mais belas e inteligentes peças teatrais já produzidas em terras guaicurus, “Até que a Morte nos Repare” encantou quem foi ao Sesc Cultura. Dirigida por Nill Amaral da Ofit (Associação Cultural Oficina de Interpretação Teatral), a obra teve entre os seus destaques um ótimo elenco, muito aplaudido pela atuação de gala. Nele, Lígia Prieto, Bruno Samaniego, Vini Willian, Karine Araújo, Melinda Almeida, Stephanie Verazzi e Samir Henrique.

 

LUTO
Em outubro de 2020, num páreo ferrenho, Ribas do Rio Pardo elegeu seu primeiro prefeito de esquerda, João Alfredo (PSol). Também a primeira vice-prefeita negra, a professora Guiomar Soares dos Santos (Rede). Muito querida na cidade, ela dedicava-se ao ensino de crianças atendidas pela Pestalozzi. Na noite de domingo, 12, sofreu fulminante ataque cardíaco e não resistiu. Tinha 57 anos.

 

QUE DUPLA!
Milton Nascimento, 80, e Djavan, 74, são contemporâneos na ciranda dos palcos. Em mais de 50 anos de sucesso, ainda não se haviam juntado em duetos ou shows compartilhados. Estão quebrando esse tabu, que só existiu por timidez mútua, segundo o Bituca. Já gravaram "Beleza Destruída", parceria no álbum mais recente de Djavan. E participam do documentário que está sendo produzido sobre a vida do autor de "Travessia" e outras obras-primas.

 

MAU GOSTO
Com o mote "a deputada do Bolsonaro", a sargento da PM Betânia Kelly da Silva candidatou-se em 2022. Queria ser deputada federal e mostrou suas credenciais: militar, palestrante, educadora, defendendo as pautas de direita: pró-armas, propriedade, família tradicional etc. Chegou a 9.417 votos, mas não garantiu outra vaga para seu PL. De volta à ativa, deparou-se com uma criminosa sequela da disputa: no seu comitê de campanha, na rua Joaquim Murtinho, gaiatos desenharam bigodes hitleristas nas fotos de um cartaz eleitoral em que está ao lado de Jair Bolsonaro. Gaiatos, não: criminosos.

 

DISCRIMINAÇÃO
A estudante Patrícia Linares, de 40 anos, foi vítima de um tipo cruel de preconceito: o etarismo. Aluna de uma universidade particular de Bauru (SP), Linares foi atacada verbalmente, nas redes sociais, por três colegas de turma que debocharam do fato de frequentar salas de aula com sua idade. Os comentários preconceituosos configuram crimes que podem incluir a injúria, a difamação e violência psicológica.

 

PENSAMENTO DO DIA
Quando o passado ligar para você, não atenda. Ele não tem nada de novo a oferecer.

 

Fotos: Arquivo

O casal de produtores rurais Márcia e Ruy Fachini Filho

 

O publicitário Rodrigo Perez e a esposa, Jenifer Terra

 

A primeira-dama Maria Eliza e o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro (PSDB)

 

O empresário Sandro Mabel e o ministro do TST Amaury Rodrigues Pinto Júnior

 

Márcia Rolon e o marido, presidente do Instituto Homem Pantaneiro, Ângelo Rabelo

 

PESAR
O falecimento do ex-ministro Eliseu Padilha (MDB) entristeceu muita gente em Mato Grosso do Sul. Entre seus grandes amigos está o ex-governador e ex-prefeito André Puccinelli (MDB), a quem deu vigoroso apoio quando chefiou a pasta dos Transportes. Outra liderança que nos deixou foi o querido José Elias Moreira (PDS), 82, ex-prefeito de Dourados. Que sigam o caminho da luz. Por aqui, ficam suas obras, para sempre.

 

NA LEMBRANÇA
O cineasta italiano Bernardo Bertolucci completaria, hoje, 82 anos se não nos tivesse deixado em 26 de novembro de 2018. Italiano de Parma, ele estreou em 1961 com o filme Accattone e ganhou Oscar de direção e de roteiro, em 1987, pelo filme O Último Imperador. É dele a frase de hoje: "Somos todos neobárbaros, as ideologias acabaram, a sociedade de consumo é um desastre total".