fernandosoares_15-03-2023

Edições anteriores

BRIGA BOA
A coluna já havia cantado a pedra no começo do ano. Rosiane Modesto de Oliveira, ou Rose Modesto, ex-deputada federal do União Brasil, avança na corrida de bastidores pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Tem as bênçãos do PT (leia-se deputado federal Vander Loubet). Se for a escolhida pelo Planalto, terá sido quebrado um rodízio acordado há anos entre as lideranças da região. Agora, seria a vez de Mato Grosso fazer essa indicação, porque, antes, Goiás e Mato Grosso do Sul já a haviam feito.

 

AMIGO AVISA…
Se conselho fosse bom, já tinha gente rica de tanto vendê-los. É o que deixam transparecer, na analogia, os ouvidos moucos de alguns governistas que não ouvem os alertas ou não têm noção dos perigos que correm com certas adesões de ocasião.

 

PAPARICAGENS
O deputado estadual Pedrossian Neto (PSD) e os dois filhos, Rafa e João, desdobraram-se nas mesuras para agradarem a uma aniversariante especial: a esposa e mãe Mariana Do Egito Pedrossian.

 

FORMADA
Imaginem o riso faceiro da mamãe! É Anita Borba, derretidíssima nos instantes emocionados na colação de grau da filhota Inayá, agora bacharel em Letras.

 

MELHOR
Incensado por seu desempenho há mais de oito anos como secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, o dinâmico Jaime Verruck agora entrou na galeria das críticas. E reconheceu o ato falho quando autorizou o agronegócio a abrir valas e drenos em regiões nobres do ecossistema, como o Pantanal. Tropeçou, reconheceu e desfez a canetada.

 

FESTANÇA
No 33º aniversário, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados (Sinjorgran) apagou suas velinhas numa alegre confraternização liderada por seu presidente, João Carlos Torraca. Novos e jurássicos profissionais da região provaram momentos saborosos da atividade.

 

PRATAS DA CASA
Quando deixou a Globo News, em 2015, Sidney Rezende já figurava entre os grandes jornalistas da editoria política brasileira. Ele construiu essa posição ao longo de uma carreira brilhante, 20 anos dela na emissora da família Marinho. Agora, o campo-grandense de 64 anos está à frente de seu portal, o SRzd, e integra o time de analistas da CNN Brasil.

 

NO ALTAR
Uma das presenças mais queridas e requisitadas nos diversos meios sociais e profissionais de Campo Grande, Luiz Gonzaga de Santa Rosa fez 84 anos no último dia 08. Segue recebendo, até hoje, os abraços e carinhos de milhões de amizades que edificou e edifica em sua trajetória, sobretudo como cronista social e contador de histórias. E ele coleciona muitas.

 

NA TELINHA   
Sucesso contagiante a série espanhola "Entrevias", que estreou na TV brasileira pela Netflix em 2022 e vai para a terceira temporada. Excelentes interpretações de artistas latinos, como da exuberante cubana Laura Ramos e dos espanhóis José Coronado – vencedor do Goya, a maior honra do cinema na Espanha – e Luis Zahera. A trama é instigante: Tirso Abantos, um vovô ranzinza e veterano de guerra, faz de tudo para proteger a neta do crime organizado em seu bairro.

 

CUIDADOS
No fim de semana, fiquei impedido de ir a eventos por conta de uma gripe. Estou melhorando aos poucos, menos tosse. Nada a ver com a pandemia. Exames já mostraram uma forte virose. Só não detectam o olho grande. Mas esse, deixe comigo. Rezo muito e sei proteger-me. No fim de semana, vou tratar de curar minha gripe e procurar um pouco de sossego. Quero ver a Lua e as estrelas, já que as noites, apesar de frias, estão lindas no Mato Grosso do Sul, quero acordar ouvindo os pássaros, o canto dos galos na roça e o nascer do Sol atrás das montanhas que contornam a Fazenda Felicitá. Só a natureza dá isso a mim. Sempre foi assim. É logo ali, mas muito distante do burburinho.

 

PENSAMENTO DO DIA
Não cometa o mesmo erro duas vezes, porque a segunda vez não é erro, mas uma escolha.

 

NA LEMBRANÇA
O sociólogo Gilberto de Mello Freyre nasceu em 15 de março de 1900, no Recife. Autor de Casa Grande e Senzala, escrito em 1933, ele notabilizou-se como o pai da moderna Sociologia brasileira por sua defesa das contribuições de negros e indígenas para a formação cultural do País. Antes de morrer, aos 87 anos, ele disse uma frase que resume a sua luta: "A discriminação contra o negro é uma discriminação contra homens que não foram educados para serem cidadãos brasileiros".

 

Divulgação

A pinta é de bon vivant, mas Sandra Vasconcelos vai muito além disto. Ela é uma mulher muito especial que, como poucas, sabem aliar as coisas boas e belas da vida com o trabalho. E bota trabalho nisso. Ao mesmo tempo em que ela, quase sessentona, bonitona, aparece nas redes sociais em infindáveis viagens, pilotando seu Fusca cor-de-rosa ou deliciando-se com a melhor das gastronomias, o outro lado de Vasconcelos também ganha destaque. É uma mulher que acorda bem cedo, quase de madrugada, para dar suas caminhadas e encontrar a energia para um dia de muito trabalho à frente da Defensoria Pública de Segunda Instância. Com o olhar atento ao mundo jurídico, nada foge dos seus olhos e do seu comando. E como todo mundo que mora em Campo Grande sabe, lá na Defensoria, as coisas funcionam perfeitamente. No próximo dia 1º de abril, ela vai reunir uma legião de amigos para brindar a chegada dos seus 60 anos inspirada numa noite no Egito, no Gran Murano Buffet. Mãe e avó amorosa, namorada romântica e dedicada, solidária com os amigos e as causas sociais, espiritualizada, Sandra Vasconcelos vai tocando a vida do jeito que gosta e espalhando bons exemplos. Por isso e por muito mais, ela merece nossos aplausos, nossos abraços, que dia 1º de abril serão redobrados por ser dia de seu aniversário, com votos de vida longa e muita alegria. Você merece e estaremos lá!

 

Fotos: Arquivo

Os empresários Miltinho e Isa Insuela

 

Gente da gente. Vera Recalde e Cida Fachini

 

Larissa Loureiro e o produtor rural Fernando Amorim

 

Noemi Kurashige e o marido, empresário, Diego Walker