fernandosoares_08-03-2023

Edições anteriores

TALENTOSAS
Com os ingressos praticamente esgotados, a cantora Marisa Monte faz apresentação única, dia 28 de abril, no Guanandizão, com seu novo show, Portas, depois de 20 anos que aqui esteve. A novidade será a abertura do show feita pela cantora Dora Sanches, sul-mato-grossense que vive em São Paulo, há anos, aperfeiçoando-se no estilo pop rock e brilhando pelos palcos de lá. Dia destes, vi Dora Sanches cantando “Conceição”, de Cauby Peixoto, e confesso: a menina é de um talento diferenciado. É filha do pecuarista York Corrêa com Viviane.

 

NA FITA
O deputado federal Vander Loubet (PT) está entre os convidados para a viagem do presidente Lula à China.

 

FOGO AMIGO
Fortes os comentários nos corredores dos poderes sobre possível construção de governo paralelo para pressionar ou dinamitar o governo da prefeita Adriane Lopes (Patriota). Consta que o objetivo seria enfraquecê-la ou torná-la vulnerável às pressões. A coisa parece que ficou mais acesa nos últimos 15 dias, quando a Câmara de Vereadores, por 18 a 10, aprovou um reajuste salarial beneficiando o primeiro escalão e a própria prefeita, que teria contestado a necessidade desta medida.

 

A advogada Tatiana Ujacow e o empresário Carlos Eduardo Naegele

 

TRISTEZA
O jornalismo guaicuru anda sofrendo baques violentos com as mortes de profissionais em franca atividade. Na semana passada, foi a editora do MS2 (TV Morena) Luciana Crepaldi. E no domingo, o jornalista e advogado Carlos Voges.

 

O deputado estadual Lídio Lopes (Patriota) e o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina

 

O juiz de Direito Paulo Afonso de Oliveira e o secretário de Justiça e Segurança Pública de MS, Carlos Videira

 

A defensora pública de Segunda Instância Renata Leal e Kátia Motti

 

Fotos: Gabriel Santos

Falar sobre todas as mulheres que vivem em Mato Grosso do Sul e que fazem parte do meu círculo de amizade é impossível, pois são muitas, de todas as classes, de todas as categorias, de todas as profissões. Mulheres, simplesmente mulheres que têm uma ligação de alma, de coração, de comportamento ou de intelecto comigo. Entre elas, duas para lá de especiais. A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, e a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, não apenas por serem as grandes propulsoras das políticas públicas femininas que são, mas pelos seres humanos exemplares que semeiam nossas estradas de bons exemplos. Sementes que se transformam em flores com a beleza da fé em Deus, do amor ao próximo, da solidariedade, da sinceridade e retidão de comportamento. Grande Mônica, grande Adriane, grandes mulheres, orgulhos para todas as mulheres deste Brasil. Salve o Dia da Internacional das Mulheres.

 

NOMEAÇÕES
O governador de MS, Eduardo Riedel (PSDB), e a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), seguem dando tratos à bola para fecharem a agenda de demissões e nomeações. Falta pouca gente para entrar e sair. O problema é que algumas não seguram mais a impaciência e outras nem dormem direito temendo a tesourada.

 

VERBO REMOÇAR
Na sexta-feira, 03, o ex-deputado e médico-veterinário Walter Carneiro homenageou a esposa, Elizete, pela troca de idade, juntamente com os quatro filhos, parentes e amigos.

 

RESPEITO I  
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, é a primeira e a única brasileira a frequentar a lista das 12 pessoas agraciadas com o título de Mulheres do Ano. A seleção é feita anualmente pela Time, a consagrada revista norte-americana. Na justificativa: “A trágica história familiar, a personalidade calorosa e o uso hábil das mídias sociais transformaram Anielle, ora reservada, em uma líder improvável no movimento pelos direitos dos negros no Brasil”. 
 

RESPEITO II   
Na lista, juntas à Anielle Franco, estão a atriz australiana Cate Blanchett; a ativista paquistanesa Ayisha Siddiqa; a cantora e atriz norte-americana Angela Bassett; a executiva japonesa Makiko Ono; a jornalista iraniana Masih Alinejad; a futebolista norte-americana Megan Rapinoe; a ativista ucraniana Olena Shevchenko; a cantora e compositora norte-americana Phoebe Bridgers; a boxeadora, ativista e modelo somali Ramla Ali; a escritora, produtora e atriz norte-americana Quinta Brunson e a ativista mexicana Verónica Cruz Sánchez.

 

PROTAGONISMOS
Inteligência, arrojo e soluções contemporâneas – estes são alguns dos requisitos do empreendimento aberto por quatro amigas e profissionais de elite: as assistentes sociais Ivanilce Nascimento, Noêmia Gomes e Jaqueline de Paula e a psicóloga Mariana Moraes. A empresa (Proplan) é especializada em consultoria e assessoria de projetos sociais.   
 

PENSAMENTO DO DIA
As pessoas admiram as suas qualidades em silêncio e julgam os seus defeitos em voz alta. 
 

NA LEMBRANÇA
Ela era polêmica, mas fez sucesso na televisão desde o primeiro dia, pois Hebe Camargo foi uma das inauguradoras da TV Tupi, em 1950. Nascida no Dia Internacional das Mulheres de 1929, em Taubaté, São Paulo, ela teve uma brilhante carreira de cantora e atriz, mas foi como apresentadora de TV que se notabilizou. É dela esta frase iluminada sobre homens, "Não gosto de garotões. Meu homem ideal tem de ter uns 68 anos". Hebe era uma lição de vida ambulante, como comprova esta frase: "Eu não tenho solidão. Sou feliz comigo".