fernandosoares_23-05-2023

Edições anteriores

MUITO TRISTE
No caso do brasileiro Vinícius Júnior, vítima de um novo ataque racista no domingo, 21, na derrota do Real Madrid para o Valencia, pela LaLiga Santander, começaram a sentir perda de valor de mercado por não saberem combater, de forma eficaz, os inúmeros atos racistas presentes no Campeonato Espanhol. Racistas, vão se lascar! Não adianta ser inteligente e preparado se não respeitam o ser humano.

 

A CONTA CHEGA
Para quem já teve mandatos de prefeito (Fortaleza), governou o Ceará, foi deputado estadual e federal, ministro, professor, comentarista esportivo e quatro vezes candidato à presidência, o advogado Ciro Gomes (PDT) poderia ter evitado a constrangedora situação em que vive. Por não pagar as contas que acumulou, teve bens bloqueados e ainda é autor ou alvo de 100 processos cíveis e criminais.

 

EMPREGABILIDADE
Espera-se que a próxima disputa presidencial não seja travada num ambiente tão incendiário de polarização ideológica, como aconteceu em 2022. O Brasil quer sensatez e serenidade como pilares do conteúdo e dos ânimos nos debates políticos e eleitorais. E, sobretudo, propostas para o País crescer democraticamente, com justiça social, soberania e livre da corrupção.

 

TRADIÇÃO
Na história política de Campo Grande como Capital, os prefeitos foram candidatos à reeleição ou ao governo. A prefeita Adriane Lopes não quer ser a exceção. De olho em 2024, estaria de malas prontas para deixar o Patriota e hospedar-se em uma sigla mais palatável, como o PP.

 

LONGEVIDADE
Duas presenças das mais amadas nascentes midiáticas do Brasil, Cid Moreira e Lolita Rodrigues avançam no tempo e na idade sem perderem o tom de sabedoria e lucidez. Moreira vai fazer 96 anos em 29 de setembro, Lolita está com 94, completados dia 10 de março. Ele, consagrado pela voz que há mais de quatro décadas, encanta os brasileiros desde a ancoragem do Jornal Nacional aos poemas religiosos. E ela, premiadíssima como cantora e atriz, apresentou os icônicos da TV "Almoço com as Estrelas e "Clube dos Artistas". É para continuar aplaudindo.

 

PROVAÇÕES
Raquel Santiago levou um tombo bilionário do seu ex-marido, Filipe Iannie, e perdeu cerca de R$ 800 milhões, fortuna cuja guarda lhe havia sido confiada pelo pai, o missionário evangélico Valdemiro Santiago, fundador e dirigente da Igreja Mundial do Poder de Deus. Além disso, outro perrengue: a Justiça decretou a penhora, à Igreja Mundial do Poder de Deus, do jatinho, por causa de dívidas não pagas pelo aluguel de uma luxuosa mansão em São Paulo. Haja pezinho de feijão para rever-se o dinheiro.

 

DESEMPENHOS
De 1º de janeiro a 21 de maio deste ano, o Ministério Público Estadual (MPMS) ajuizou 839 ações, enquanto as manifestações de 2º Grau foram 7.772 e as de 1º grau, 124.919. Foram oferecidas também 9.305 denúncias. Esses números podem, em última análise, abastecer análises sobre a dinâmica de trabalho na gestão do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda.

 

VITÓRIA
Depois de disputar uma das vagas de desembargadora de MS, a procuradora do Estado, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, foi eleita vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Estado e do Distrito Federal (Anape). Ela será empossada no próximo dia 1º, com o procurador do Ceará, Vicente Braga, eleito presidente.

 

URGÊNCIA
Com a rede de saúde lotada, finalmente o Ministério da Saúde abriu edital para 5.970 vagas no programa Mais Médicos, em quase 2 mil cidades. A prioridade é para áreas de maior vulnerabilidade social e onde há vácuo na assistência. O programa vai disponibilizar benefícios por permanência e para profissionais que vieram do programa Fies. Quem for escolhido também poderá fazer curso de especialização, mestrado ou aperfeiçoamento na área de saúde da família.

 

BOM NOME
Ontem, Campo Grande ganhou um novo vereador. Com o afastamento do vereador João Rocha (PP), que assumiu a secretaria de Governo da prefeitura da capital, o vereador Cláudio Serra Filho, o Claudinho Serra (PSDB), foi empossado no cargo. O parlamentar deixou o cargo de secretário municipal de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica em Sidrolândia.

 

Fotos: Valentin Manieri

O secretário de Educação de MS, Hélio Daher, com o presidente da Assomasul, Valdir Couto Júnior (PSDB), e Gustavo Pereira

 

A engenheira Rita de Figueiredo e o marido, dentista, Wildes de Figueiredo

 

As empresárias Neca Bumlai e Rafaela Feitosa

 

Cristina Pazotto e o filho, empresário, Álvaro Fialho

 

Divulgação

A Procuradora do Estado, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, foi eleita vice, com Vicente Braga na presidência, para comandar a Associação Nacional dos Procuradores do Estado e do Distrito Federal (Anape)

 

PENSAMENTO DO DIA
Pense positivo, porque de negativo já bastam os outros, e fuja das pessoas que apagam seu sorriso. 
 

NA LEMBRANÇA
Jean-Paul Marat, um dos ideólogos da Revolução Francesa, nasceu em 24 de maio de 1743, em Boudry, na Suíça. Foi médico, jornalista e deputado, além de ter sido uma das figuras mais radicais dos setores populares do jacobinismo durante a revolução, graças ao seu jornal L'Ami du Peuple, no qual mostrava sua revolta contra o nepotismo. Acabou assassinado por uma jovem girondina, Charlotte Corday, enquanto tomava um banho medicinal em casa, no dia 13 de julho de 1793, deixando esta frase para a história: "Eles continuarão no comando, em suas mansões de mármore e bancos de granito, de onde roubam o povo e o mundo com a pretensão de trazerem cultura para todos".