fernandosoares_05-05-2023

Edições anteriores

ÚLTIMOS FLASHES DO SHOW DE MARISA MONTE

   

Fotos: Valentin Manieri

Carla Nogueira e o empresário Fúlvio de Moraes Barbosa

 

Áurea Luíza Martins e Yorkinho Corrêa

 

Marisa Pereira com Denia Sanches e Viviane Corrêa

 

Os produtores rurais Cristiane e Moacir Duin

 

O casal Felipe Azambuja Gomes e Fabiana Carvalima

 

A administradora de empresas Ana Rita Contar e o produtor cultural Gustavo Castelo Cegonha

     

REENCONTROS
Francisco Gonçalves, ex-São Bento (SP), Corinthians e Comercial (MS), há mais de cinco décadas mora em Campo Grande. É um dos poucos e privilegiados ex-atletas que um dia jogaram com Pelé. Isso foi nos anos 1950, quando os dois integraram a seleção do Exército em um torneio militar da América do Sul. Um volante classudo, de admirável preparo físico, Gonçalves jogou também com outros grandes craques, como Rivelino e Pepe. 
 

REENCONTROS II
Na noite de 28 de abril passado, Francisco Gonçalves foi até o Centro de Capacitação Física do Exército, no Rio de Janeiro, como convidado para uma cerimônia especial. Era a homenagem ao Soldado Nascimento – o nome de guerra na farda de Pelé quando prestou serviço militar, em 1957. Muitas emoções e felizes reencontros. Gonçalves aproveitou. Conversou e posou para fotos com vários contemporâneos dos gramados, entre os quais, Pepe, Brito, Manga, Jairzinho e Manoel Maria.

 

PEDALADAS
Clemêncio Ribeiro, ex-vereador e empresário do ramo de bicicletas, morreu em julho de 2021, uma das vítimas da Covid-19 na cidade. Mas um de seus legados, o incentivo de sua rede de lojas, a Ciclo Ribeiro, ao esporte, está mantido. Seu filho Gleison Ribeiro segura a peteca. Ele organizou e comandou, na segunda-feira, 1º de Maio, Dia do Trabalhador, o tradicional passeio de duas rodas pelas ruas da cidade. Mais de duas mil pessoas prestigiaram. Entre os ilustres ciclistas, o ex-prefeito André Puccinelli (MDB).

 

Ô, MALDADE!
A senadora Soraya Thronicke (União Brasil), já restabelecida de uma ocorrência alérgica que exigiu sua internação hospitalar, vem sendo alvo de comentários maldosos. Línguas ferinas sugerem que a parlamentar está em estresse permanente por causa da ex-deputada Rose Modesto, com quem disputa o controle do partido no Estado. Modesto foi indicada pelos petistas para chefiar a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

 

FILA COMPRIDA
É comum, é tradição: a disputa pela prefeitura de Corumbá terá ao menos oito candidaturas. Hoje, entre intenções assumidas e especulações, seriam mais ou menos 15 pretendentes. O ex-deputado Evander Vendramini (PP), o quase deputado Paulo Duarte (PSB) e a ex-primeira-dama e ex-deputada Bia Cavassa (PSDB) estão na fita.

 

PALMAS E APUPOS
Com semelhantes intensidades, quem foi ao Guanandizão para ouvir e curtir Marisa Monte adorou o show, mas atacou duramente a acústica do ginásio. Decididamente, aquele não é o melhor lugar para eventos musicais, principalmente dessa grandeza.

 

PENSAMENTO DO DIA
 Não me esqueci de onde eu vim, apenas não posso continuar lá. 

 

QUALIFICAÇÃO
O Instituto Federal mantém, até domingo, 07, as inscrições para acadêmicos interessados em conquistarem bolsas no projeto de estrutura organizacional do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Cada bolsa é de R$ 400,00 por 20 horas de atividades.

 

DE VOLTA
Fernando & Sorocaba, Rick & Renner e Castanha & Caju estão na grade de atrações musicais contratadas pela prefeitura de Anastácio para as comemorações dos 58 anos do município. A programação é ampla e começou no dia 1º de Maio, com direito a muita diversão e espetáculos artístico-culturais na Festa do Trabalhador e na 15ª Festa da Farinha, que volta a acontecer hoje e amanhã, após três anos suspensa em função da Covid-19.
 

DE VOLTA II
Com o fim das restrições sanitárias da Covid-19, desde 27 de abril, São Carlos (SP) vem retomando suas agendas festivas e de eventos. Um deles, a Festa do Clima, chegou à sua 54ª edição com grandes atrações musicais, destacando-se Lenine, Ira!, Almirzinho Guineto, Renato Teixeira e a dupla Cezar & Paulinho. A jornalista e multimídia campo-grandense Glorinha Saratt Schmidt, que mora há mais de 25 anos na cidade, curtiu todas.

 

CASAS CAINDO
O cerco policial e judicial está cada vez mais fechado em torno de Jair Bolsonaro (PL) e sua mulher, Michelle (PL). É o que sugerem os mandados de prisão, busca e apreensão determinados pela Justiça, tendo como alvos dois homens importantes que faziam sua assessoria pessoal: o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens, e o sargento Max Guilherme, do corpo de segurança. Os bolsonaristas são suspeitos de uma atuação criminosa para fraudarem-se dados de vacinação contra a Covid-19.

 

PRESENTÃO
O almoço do Dia das Mães no Hotel Deville Prime Campo Grande está imperdível. Uma variedade de pratos por R$ 145,00, numa experiência gastronômica incrível. Além das variadas saladas, o prato principal traz arroz com bacalhau, batata rosti com bacon e queijo suíço, legumes grelhados com alho-poró, lasanha verde de espinafre, nhoque de batata baroa ao molho napolitano, filé de frango à Cordon Bleu, salmão na crosta de limão siciliano e filé mignon diplomata ao molho gorgonzola.

 

NA LEMBRANÇA
O marechal Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em 5 de maio de 1865, na cidade de Santo Antônio de Leverger, no Mato Grosso. Sertanista, geógrafo e professor, ele fez contatos com indígenas isolados e foi um dos defensores da fundação do Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais, em 1910, entidade-mãe da atual Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Um dos grandes artífices da demarcação das fronteiras brasileiras, Rondon também dá nome à biblioteca do Museu do Índio, criado por Darcy Ribeiro, em 1953, com peças doadas pelos bororós, atualmente, localizado em um casarão do século XIX tombado pelo Iphan, em Botafogo, RJ. Seu lema inspirador encerra a coluna de hoje. "Morrer, se preciso for; matar, nunca".