fernandosoares_18-06-2023

Edições anteriores

RONALDO VIOLA FILHO

   

Fotos: Gabriel Santos

Filho de peixe, peixinho é, já diz o velho ditado. O cantor Ronaldo Viola Filho é, hoje, um dos cantores mais importantes da música sertaneja de raiz. Não que faltem, à nossa pátria amada, belíssimas vozes, mas talvez poucas (pouquíssimas) tenham o dom da interpretação tão alinhado ao poder na garganta, como era o de seu pai, Ronaldo Viola, que fez dupla com João Carvalho e antes de falecer fazia parceria com Praiano. Ele foi-se muito cedo, mas quis a genética que deixasse Ronaldo Viola Filho. A presença do cantor em Campo Grande aconteceu no dia 20 de maio, na Cachaçaria Havana, e para a surpresa dos presentes, o rapaz mostrou que é bom tocador de viola e bom de garganta, com o mesmo preciosismo e a mesma riqueza de detalhes como tinha seu pai nas melodias, ao mesmo tempo, trazendo novas canções para um ar novo. Preparando seu novo DVD, o rapaz vem ganhando os quatro cantos do país com seu novo show, atraindo multidões e fortalecendo a luta pela preservação da cultura musical sertaneja, ajudando na consolidação e na perpetuação deste legado. Confira alguns flashes…

 

O pecuarista York e a esposa, Milena Palhares Corrêa

 

O vereador de Bandeirantes e advogado Hudeylson Escobar (MDB) e a namorada, Adriana Gabilão

 

O casal Rosemary de Lima Cunha e o empresário Laerte Campos Cunha

 

O coronel da PM José Augusto Castro com o casal Tabatha Fiorini e Marco Aurélio Santullo

 

O titular da coluna com o cantor Ronaldo Viola Filho

 

Tatiana e o marido, atuante secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda

 

O empresário e engenheiro Paulo César Castro dos Anjos e a esposa, Paula Lopes

 

Jéssica Priscila e o cantor Fábio Cunha

 

O jornalista Ezequias Amaral com a nora Grazielle Tenório Amaral e o filho André Amaral

     

CONTRATOS ESPÚRIOS
Um dos assuntos mais comentados no fim de semana, a respeito da Operação Cascalhos de Areia, deflagrada pelo Gaeco na manhã de quinta-feira (15), foi a decisão da 3ª Turma Criminal de autorizar busca e apreensão no aparelho telefônico do empresário Ariel Dittmar Raghiant. Como diz um dos criminalistas mais importantes da Capital: “Essa turma criminal do TJ é uma verdadeira câmara de gás”.

 

ARTE SEM ESPAÇO
Esquenta o debate nos meios culturais de Campo Grande acerca da inexplicável ausência de um espaço efetivamente adequado para eventos musicais de grandeza. Essa questão é antiga e agora está mais presente após os shows de Marisa Monte e Roberto Carlos no Ginásio Avelino dos Reis, o Guanandizão. É um ótimo ambiente para competições e atos que não exigem predicados como uma ótima acústica. A compensar mesmo só o brilho dos artistas.

 

PIONEIRISMOS
Muita gente nos anos 1960 cantou: "Existe um amor dentro de mim que eu não posso nem mais controlar…" É o primeiro verso de Coisinha Estúpida, versão gravada por George Freedman para Something Stupid, interpretada originalmente por Frank e Nancy Sinatra. Na sexta-feira, 09, o germânico-brasileiro Freedman, que sofria de câncer, faleceu após sofrer uma queda em sua casa. Ele foi um dos pioneiros do rock e fez sucesso cantando e compondo nos circuitos da Jovem Guarda.

 

OPERAÇÃO ABAFA
Que fim levou? Essa pergunta começa a martelar algumas cabeças e olhares que estão prestando mais atenção no sepultamento precoce de uma CPI aberta e encerrada em legislatura anterior. As forças ocultas que agiram para manterem tudo como dantes seguem dando as cartas no quartel de Abrantes.

 

MEGAESTRAGOS
Serão devastadoras a explosão e as consequências do que vem por aí. Está preparada a abertura da caixa-preta com segredos escondidos por ex-ocupantes de gabinetes poderosos, instalados em endereços institucionais no sul do Brasil.

 

PENSAMENTO DO DIA
 Não se preocupe em procurar as palavras certas, apenas garanta que as ditas sejam sinceras.

 

ECOTURISMO
Danielle Cardoso de Moura, gerente do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, dá ao Estado mais um espaço importante no contexto de colegiados ambientais e turísticos brasileiros. No VII Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, que ocorreu no início deste mês, em São Luís (MA), ela foi eleita para dirigir o setor de Tecnologia e Informação da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT).

 

ESTANTES
No dia 27 de maio foi lançado o livro "Multidimensionalidade do Turismo no Mato Grosso do Sul", organizado por Simone Mamede e Patrícia Martins. A obra traz, em 21 capítulos, textos de mais de 40 autores. 
 

ESTANTES II
Já circulam os convites para o lançamento da obra biográfica "Um Benedito Guaicuru… de Caneta, Chapa e Cruz… Maltino", com a história de Walter Benedito Carneiro. Será no próximo dia 27, às 8h30, no saguão da Assembleia Legislativa. Cuiabano de nascimento, Carneiro é da turma de deputados estaduais que escreveu a primeira Constituição do Estado. Teve três mandatos entre 1979 e 1990. É também médico-veterinário, festeiro de São Benedito e vascaíno apaixonado.

 

QUE BOM
Com dois reajustes salariais neste ano, dólar em queda, carne bovina em queda e combustível fazendo motoristas circularem pela cidade em razão do baixo preço, o Brasil começa a respirar aliviado.

 

MAU-CARÁTER
Tem gente que não sabe fazer outra coisa a não ser destilar veneno. Quanta amargura, quanta inveja, quanta maldade! Sentimento de inveja é destrutivo e tóxico. O que provoca a inveja, além do brilho, é o sucesso que não consegue apagar-se. O invejoso vive incendiado por dentro, vive sem brilho, por isto que cobiça o brilho do outro. Deixe para lá. Enquanto os cães ladram, a caravana passa. Sorry, frustrado.

 

NA LEMBRANÇA
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) completa, hoje, 92 anos. Carioca de nascimento, o sociólogo e professor construiu sua carreira política em São Paulo, tendo sido deputado e senador. Depois, no governo de Itamar Franco (do PMDB), foi ministro das Relações Exteriores e da Fazenda, o que o levou à presidência da República, que ocupou entre 1995 e 2002. A frase que fecha a coluna de hoje é dele: "Hoje, a liberdade e a democracia são como o oxigênio, você pensa que não tem importância, porque existe em abundância".