fernandosoares_07-06-2023

Edições anteriores

RECONHECIMENTO NACIONAL

   

Fotos: Divulgação

Na solenidade de posse da nova diretoria da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), em Brasília, no dia 1º de junho, a entidade, nos seus 40 anos de atividades, homenageou várias autoridades do país, como o ex-presidente Michel Temer (MDB); o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso; o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB); a procuradora-geral do Estado de MS, Ana Ali Garcia, além dos ministros STJ Humberto Martins, Luis Felipe Salomão e Reynaldo Soares da Fonseca. A entidade também ganhou a procuradora de MS Fabíola Marquetti Sanches Rahim na vice-presidência, para atuar ao lado do procurador do Estado do Ceará Vicente Braga na presidência, até 2026. Pela manhã, o senador Rodrigo Pacheco (PSD), em sessão plenária, fez homenagem à entidade pelos seus 40 anos. Confira alguns flashes…

 

O governador de MS, Eduardo Riedel (PSDB), com a procuradora-geral do Estado de MS, Ana Ali Garcia, e o presidente da Anape, Vicente Braga

 

O governador de MS, Eduardo Riedel (PSDB), e o ministro do STJ Humberto Martins

 

A sempre elegante procuradora-geral do Estado de MS, Ana Ali Garcia

 

O ex-presidente do Brasil Michel Temer (MDB) com o governador de MS, Eduardo Riedel (PSDB), a procuradora-geral do Estado, Ana Ali Garcia, e o presidente da Anape, Vicente Braga

 

O ministro do STF Luís Roberto Barroso e o presidente da Anape, Vicente Braga

 

O governador de MS, Eduardo Riedel (PSDB), e a vice-presidente da Anape, a procuradora de MS Fabíola Marquetti Sanches Rahim

     

FROUXA VIGILÂNCIA I
O Conselho Regional de Farmácia (CRF/MS), presidido por Flávio Shinzato, está impedido por lei municipal que arrancou do colegiado a atribuição de fiscalizar os estabelecimentos do ramo. No último dia de maio, ao vistoriar 33 unidades de saúde em Campo Grande, o Tribunal de Contas (TCE/MS) flagrou várias irregularidades, como a ausência de profissional habilitado em farmácia pública. Isso contraria a legislação maior, que tornou obrigatória a presença de profissionais habilitados nas farmácias públicas e privadas. 
 

FROUXA VIGILÂNCIA II
O CRF/MS foi barrado da fiscalização por uma decisão baseada em liminar concedida a favor da prefeitura, em 2013. A fiscalização ficou, então, prejudicada. Já se registraram, nas redes pública e privada, farmácias sem despensa, com banheiros sem adaptação de mobilidade e más condições na estrutura de atendimento. Só no ano passado, a fiscalização do Conselho fez 9,6 mil inspeções no Estado das quais 6.651, no interior. A prefeita Adriane Lopes (PP) e os vereadores não podem passar ao largo dessa situação.

 

AGROCENÁRIO
O midiático Caio Coppolla (Caio de Arruda Miranda), a ruralista Teresa Cristina Vendramini, o diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, e o deputado e agropecuarista Pedro Lupion (PP/PR) vêm aí. Eles são os convidados especiais do 3º Interagro, uma iniciativa do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho que acontecerá de 22 a 24 deste mês, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Serão homenageados, no evento, os empreendedores Pedro Chaves e José Maria Hugo Rodrigues [in memoriam].

 

BODAS DE AÇO
Com uma dança a dois agitada e muito sensual, apaixonadíssimos, o pagodeiro Belo e sua companheira, a campo-grandense Gracyanne Barbosa, exibiram-se festejando, nas redes sociais, os 11 anos de enlace. Ela chama-o de "Pitbull Enraivado".

 

NAS PISTAS
Ganhador de dois ouros nos Jogos Paralímpicos de Verão 2020 de Tóquio e recordista mundial dos 1.500 metros classe T11, o campo-grandense Yeltsin Jacques, 31, está confirmado no próximo Mundial de Atletismo, em 2024. Em Paris, mostrará sua categoria nas provas marcadas para o período de 08 a 17 de julho.

 

VAI BOMBAR
"Olha o Dedin", a nova moda musical de Michel Teló, foi lançada na sexta-feira, 26, com a gravação ao vivo do projeto audiovisual em Sampa. Trata-se do primeiro single do álbum "Rolê Aleatório". Teló entrou nessa cena com as companhias de Thiaguinho, Clayton & Romário, MC Danny, Mari Fernandez e Matheus Fernandes.

 

JARDIM DE AGOSTO
As instituições realizadoras e parceiras apostam, muito confiantes, no sucesso do V Simpósio Brasileiro de Orquídeas. Marcado para 09, 10, 11 e 12 de agosto, com o tema "Sustentabilidade na Produção e Conservação", o evento tem chancelas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de MS (Uems), do governo do Estado e do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Horticultura Ornamental e Orquídeas (Acoa-MS). A abertura será no Bioparque Pantanal.

 

RETOMADA
Depois do fracasso inicial, que impediu sua execução e até originou uma tentativa de venda, o projeto da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas, está sendo resgatado pelo presidente Lula (PT). É que o Conselho de Administração da Petrobras decidiu incluir a obra no estudo de revisão de medidas do Plano Estratégico 2024-28.

 

AFFAIR   
E a princesa Leonor, de 17 anos, filha do rei Felipe e da rainha Letizia, da Espanha, que está apaixonada por um brasileiro?! Segundo a revista alemã Bunte, ela vive um affair com um jovem identificado como Gabriel, que é brasileiro e tem 18 anos. Os dois conheceram-se no colégio UWC Atlantic, no País de Gales, onde estudaram juntos. Porém, o romance é discreto e eles ainda não foram fotografados em público. Gabriel nasceu em São Paulo e foi criado em Nova York. Ele é filho de um casal milionário, um analista financeiro e uma publicitária.

 

PENSAMENTO DO DIA
Defenda-se com um sorriso, ofenda com o silêncio e vença com a indiferença.
 

 

NA LEMBRANÇA
Seu nome é Eurico Ângelo de Oliveira Miranda, seu sobrenome pode ser polêmico. O mandachuva do Vasco completaria, hoje, 79 anos se não nos tivesse deixado em 2019. Ele teve, no futebol, uma história marcada por denúncias em duas CPIs do futebol e por fraudes eleitorais no time carioca que presidiu em 2001. Amado pelo quadro social e odiado por parte da torcida, o ex-deputado federal, entre 1995 e 2002, pelo PPR, tinha uma frase que mostra seu modus operandi no mundo da bola: "O que a Justiça tem de entender é que o futebol brasileiro tem suas próprias leis".