fernandosoares_27-07-2023

Edições anteriores

VENENO PELO AR
Apesar de proibido pela legislação de ser aplicado por aviões, o inseticida Fipronil foi empregado na plantação por um sojicultor de Sorriso (MT). A consequência foi brutal para os apicultores da região pulverizada. Perderam mais de 400 colmeias e cerca de 100 milhões de abelhas foram mortas. Vale a pena a fiscalização dar uma boa conferida por aqui.

 

ARQUIBALDOS & GERALDINOS
Com Lula, Janja, Gleisi Hoffmann e outros assessores do staff presidencial, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, acompanhou a estreia do Brasil no Mundial de Futebol Feminino. Torcida uniformizada, Cida era a única com camiseta da seleção na cor azul. Só para chatear.

 

IMPERDÍVEL
Começaram as vendas dos ingressos para o musical "Delinha – a Dama do Rasqueado”, em três apresentações, 17,18 e 19 de outubro, no Teatro Glauce Rocha, da UFMS. O musical mostra a trajetória de Delinha desde a sua primeira infância, em Vista Alegre/Maracaju, até os seus últimos dias, em Campo Grande. Ao fundo, o panorama de todas as mudanças sociais e culturais que o Estado sofreu, inclusive a sua divisão, em 1977.

 

PESCOÇO É CANELA
O nível baixo não é apenas nos rios pantaneiros. Na política de Campo Grande, também. Ativista comunitário das Moreninhas acusou de agiotagem com dinheiro da Câmara Municipal um assessor do vereador Zé da Farmácia (Podemos). E levou o troco, acusado pelo desafeto de invadir uma área da associação de moradores para erguer seu negócio particular. Tudo nas redes sociais.

 

DECEPÇÃO
Poderia ser muito mais do que foi a raríssima entrevista – histórica, por sinal – de Geraldo Vandré ao Canal Livre, da Band, na noite de domingo, 23. Aos 88 anos e no anonimato desde meados dos anos 1970, o cantor e compositor paraibano, mais uma vez, renegou a si próprio. 
 

DECEPÇÃO II
Além de fulanizar o tamanho político e popular de suas canções, como a emblemática “Pra não dizer que não falei das flores" (1968), desdenhou a Tropicália, sem citar seus criadores (Gilberto Gil e Caetano Veloso). Evasivo, monossilábico e demonstrando má vontade com as perguntas, decepcionou quem esperava do gênio uma postura diferente.

 

CÁTEDRAS
Ashjan Sadique Adi Beirat transita pelas vias da emoção. Vai fazer, no dia 07 de agosto, a partir das 14h e em sistema on-line, a defesa de sua tese de doutorado em Psicologia. O título é quilométrico: "Os discursos sobre árabes e muçulmanos nos livros didáticos de História da Rede Adventista de Educação: por uma decolonialidade didática". É mais um degrau que Adi Beirat escala na sua ascensão profissional.

 

IMPACTO
O presidente do Tribunal de Contas de MS, conselheiro Jerson Domingos, vai estar, hoje, no Sindicato Rural de Corumbá, reunido com produtores rurais do Pantanal mostrando as razões que o fizeram a suspender 16 contratos para implantação e revestimento primário de 608 quilômetros de rodovias no Pantanal sul-mato-grossense, que somam investimentos de R$ 417,3 milhões.  
 

IMPACTO II
Diante de uma inspeção com engenheiros, já se constatou um enorme estrago na região com degradação ao meio ambiente. As faltas do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), de licenças ambientais adequadas ou do Estudo Prévio de Impacto Ambiental foram os motivos. 
 

IMPACTO III
Jerson Domingos já conversou com o governador Eduardo Riedel (PSDB), que se mostrou bastante preocupado pelos impactos ambientais e deve achar uma solução para o assunto. O Fantástico, da Rede Globo, vai acompanhar de perto o desfecho desta história que chama a atenção do mundo.

 

PENSAMENTO DO DIA
Uma das piores decepções é você olhar para alguém e pensar “esta não foi a pessoa que eu conheci…” 

 

Fotos: Arquivo

O desembargador do TJ-MS Odemilson Fassa e a esposa, defensora pública, Cláudia Fassa

 

A advogada Fernanda Name e o marido, deputado estadual, Jamilson Name (PSDB)

 

Ana Cristina e o marido, engenheiro civil e vice-presidente da Santa Casa de Campo Grande, Jary Castro

 

Daniela Maymone Dorsa e a filha Giovanna Maymone Dorsa

 

O engenheiro mecânico Jeancarlos Lucietto e a esposa, Daiane Lucietto

 

NA LEMBRANÇA
 Ele foi a esperança de bons risos para uma geração, até mesmo em seu nome. Nascido em 1903, Leslie Townes Hope tornou-se famoso como Bob Hope. Era inglês de Londres, mas isto não impediu que amasse os Estados Unidos, onde vivia desde os quatro anos de idade, e lá brilhasse como ator e comediante de rádio, teatro, cinema e TV. Hope estrelou 53 filmes entre 1938 e 1972, mas ganhou o amor do público ao visitar os fronts desde a II Guerra Mundial até a Guerra do Golfo, em 1991, apresentando shows para os soldados. Atitudes como essas e sua maneira engraçada de atuar fizeram com que conquistasse mais de 1,5 mil prêmios, transformando-o no humorista mais laureado de todos os tempos. Há 20 anos, dois meses depois de completar seu centésimo aniversário, Bob Hope morreu, deixando uma frase como legado: "O público é o meu melhor amigo – e você nunca se cansa de conversar com seus melhores amigos".