fernandosoares_04-07-2023

Edições anteriores

SÉRIE TELEVISIVA
A série "Reis", que a autora Cristiane Cardoso escreve para a TV Record, tem no elenco a campo-grandense Anita Amizo no papel de Nut, a deusa do céu que, na mitologia egípcia, personifica a esfera celeste. A atriz que, entre outros trabalhos, já fez a Karen, de "Os Dez Mandamentos", está muito bem cotada no território artístico do eixo SP – RJ.

 

CENSO
Em números absolutos, Corumbá; em escala proporcional, Porto Murtinho. Esses foram os municípios de Mato Grosso do Sul que mais tiveram perdas populacionais de acordo com o recente levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

CADEIRAS VAZIAS
Se vigorar o regramento vigente para o quantitativo das representações políticas, o encolhimento populacional deve obrigar Porto Murtinho a reduzir de 11 para nove o número de vereadores a partir das próximas eleições. Há muito murtinhense protestando. E há quem argumente que, com o efeito da Rota Bioceânica, a população vai aumentar e a Câmara vai voltar a ter as 11 vagas a partir de 2028.

 

AMÉM?
No bojo das CPIs, nova porta de investigações pode ser aberta. O alvo: organizações religiosas, notadamente, evangélicas. Isso poderá tirar ou já está tirando o sono de pastores e lideranças com intensa atuação na política guaicuru. A suspeita é sobre as fontes de financiamento e o valor de certas atividades. Tem gente de carro zero km e imóvel novo que até anda esquentando a documentação do patrimônio.

 

DIVULGAÇÃO
Oficializado como patrimônio imaterial e cultural de Mato Grosso do Sul, o tereré conquista e divide celebridades nacionais, sobretudo artistas de novelas e filmes com locações no Estado, como nas produções globais de Pantanal e Terra e Paixão. Uns gostam e aderem ao hábito, outros, não, assim como em relação ao mate/chimarrão, o modo quente de preparar-se e degustar a erva-mate. 
 

DIVULGAÇÃO II
É cada vez maior o número de astros e estrelas nacionais a divulgarem Mato Grosso do Sul participando de novelas e filmes. E isso não somente com foco no Pantanal e no meio ambiente. Dira Paes, Tony Ramos, Glória Pires, Marco Ricca, José Loreto, Marcos Palmeira, Cauã Reymond, Camila Morgado, Débora Falabella, Ângelo Antônio e Fúlvio Stefanini estão entre os nomes dos graduados elencos que os folhetins da emissora trazem para terras sul-mato-grossenses.

 

CEGONHA
Casados há dois anos, Antonielly de Avellar e Luís Felipe estão numa ansiedade sem tamanho. Motivo justo e feliz: a chegada da primogênita, Ana Teresa. O verbo corujar nunca foi tão praticado.

 

GOLAÇOS
Criado em 2018 e destacando-se desde seu início, o Pantanal Esporte Clube Futebol de Amputados é mais um orgulho esportivo para Campo Grande. Dirigido pelo técnico Juarez Godoy Loureiro, o time vai participar, no Rio de Janeiro, em setembro, da Copa do Brasil, depois de conquistar sua classificação no Campeonato Regional Centro-Oeste, Sul e Sudeste de Futebol para Amputados, em Guarulhos (SP).
 

 

AUSÊNCIAS
Quatro das pessoas que deram seus depoimentos para a biografia do ex-deputado Walter Carneiro morreram antes de seu lançamento, na terça-feira, 27: os ex-deputados Ary Rigo (PSDB), Jesus Gaeta (MDB) e Zé Elias (PTB) e a professora Leocádia Aglaé Petry Leme, primeira reitora da Universidade Estadual de MS (Uems).

 

NOS PALCOS
Mais de 90 bailarinos vão brindar os amantes da arte que forem ao teatro Glauce Rocha no dia 07 de julho. São os alunos do Projeto Dançar que apresentarão o espetáculo "Sobre Nós". Na temática, uma coreografia com apelos que influenciaram o grupo Ginga Cia de Dança em seus mais de 30 anos de atuação.

 

NA LEMBRANÇA
Thomas Jefferson, que morreu em 4 de julho de 1826, foi um dos mais importantes políticos norte-americanos, tendo presidido o país de 1801 a 1809. Fundador da University of Virginia, ele foi um dos paladinos da luta pela independência dos Estados Unidos e tinha uma retidão moral inatacável, como pode ser comprovada nestas palavras: "Prefiro desistir do dinheiro, da fama, da ciência, da própria terra e de tudo o que ela contém a cometer um ato imoral".

 

Fotos: divulgação

 

INVESTIDURA  
Por antiguidade e substituindo o colega Paulo Domingues, que foi para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Jean Marcos Ferreira tomou posse da cadeira de desembargador do Tribunal Federal da 3ª Região (TRF3). A solenidade, no último dia 29, foi bastante concorrida e deu o tom do prestígio do magistrado que se iniciou na Justiça Federal em 1992 e atuou em Corumbá, Coxim e Campo Grande. Ferreira é graduado em Direito pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, hoje, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Sua posse foi oficializada pela presidenta do TRF3, desembargadora Marisa Ferreira dos Santos.

 

Os irmãos e empresários Neca Bumlai e Paulo dos Santos

 

A psicóloga Cléa Alonso e o marido, personal trainer, Auzimar Peixoto

 

A procuradora do Estado Fabíola Marquetti Sanches Rahim e o marido, Mamed Dib

 

Ana e o marido, consultor empresarial, Dijan de Barros

 

PENSAMENTO DO DIA
O sábio é aquele que escuta, finge que acredita e deixa o bobo achar que é esperto!