fernandosoares_02-07-2023

Edições anteriores

DEFESA DO SUS
Com previsão de retumbante sucesso de participantes, o Conselho Nacional de Saúde – presidido por Fernando Zasso Pigatto – lançou a 17ª Conferência Nacional de Saúde. Será de hoje a 05 de julho, com o tema "Garantir Direitos, defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia!" Serão duas mil diretrizes nas discussões. Delas, sairão os subsídios para as políticas públicas em saúde nos próximos quatro anos, por meio de 4.086 pessoas delegadas nas etapas preparatórias.

 

ALTO NÍVEL
Sede do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica – categoria adulta e da Copa Brasil Loterias Caixa de Conjunto – categoria juvenil, Campo Grande reúne, desde quarta-feira, 28, mais de 140 ginastas de todo o Brasil. Uma das atrações foi a ginasta Amy Ribeiro Ishibashi, 17, de São José dos Campos (SP), que concorre nos aparelhos arco, bola, fita e maças nível 1. A competição será encerrada hoje.

 

XÔ, GAFES!
Para os famosos e anônimos que cometem o escorregão de chamarem um Estado pelo nome do outro, a talentosa dupla Rainer Cadete e Tatá Werneck deu um recado vigoroso. Na novela "Terra e Paixão", os astros globais fizeram questão de pronunciar, com ênfase, "Mato Grosso do Sul" ao referirem-se ao Estado onde gravam o folhetim. Foi no capítulo de terça-feira, 27.

 

FÉ NO CALENDÁRIO
A lei que fez do 27 de Junho o Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a padroeira civil de Mato Grosso do Sul, foi assinada em 2017, pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). E ele emociona-se duplamente: pela fé na santa e por ter assinado a lei dentro de seu santuário, na Cidade Morena.

 

EMPODERAMENTO
A dinâmica presidente do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), Vânia de Mello, sobra em convicção na força destas profissões para potencializarem o avanço e a valorização do papel feminino na sociedade. E ela reafirmou essa certeza ao celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, em 23 de junho.

 

SEM SEGREDO
Uma atividade meramente profissional. Assim a advogada Deolane Bezerra, 35, justifica a visita ao presidiário Caio Barreto, trancafiado numa cela do sistema penal em Campo Grande, acusado de liderar um braço do PCC. Cantora e influencer, ela virou celebridade ao tornar-se esposa do funkeiro MC Kevin, em 1º maio de 2021. Ele morreu 15 dias depois, em circunstâncias estranhas, ao cair do quinto andar de um hotel no Rio de Janeiro.

 

FORA DO FORA
O deputado estadual Rafael Tavares (PRTB), com todo o respeito que merece, expõe-se a um descomunal vexame. Instalar câmeras de vídeo nas salas de aula para vigiar professores equivale a um massacre na sensatez, é submeter a educação ao mais absurdo dos cerceamentos. E é contraditório ao sugerir um cerceamento de raiz ideológica para reprimir o que ele chama de “ideologização do ensino”.

 

ESCOTISMO
Fundado em abril de 2001, o Grupo Escoteiro Atalaia do Pantanal é uma das organizações civis que elevam manifestações importantes como a defesa do meio ambiente e a fé cristã. Entre suas participações no mês que se encerrou, a Semana do Meio Ambiente e o MutEco (Mutirão Escoteiro de Ação Ecológica) 2023.
 

CULTURARTE
De tanta coisa boa e culturalmente enriquecedora na 7ª Feira Literária de Bonito, ir até lá no período de 05 a 09 de julho vem a ser um programa de altíssimo nível. Um motivo irresistível, entre tantos: a presença da escritora e poeta Sylvia Cesco, com suas belas poesias, na Praça da Liberdade.

 

COMEDIMENTO
Alguns produtores não estavam esperando o tamanho do dinheiro para financiar-se o Plano Safra 2023/2024. O governo Lula (PT) reservou nada menos que R$ 364,2 bilhões para a agropecuária empresarial. É um investimento dos mais compatíveis com as necessidades, segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck.

 

PENSAMENTO DO DIA
Desistir daquilo que não vale a pena não é fracasso, mas sabedoria!

 

NA LEMBRANÇA
No dia 2 de julho de 1961, o mundo perdia a genialidade de Ernest Miller Hemingway. O escritor americano de Oak Park, Illinois, Nobel de Literatura em 1954, sofrendo de hipertensão, diabetes, depressão e perda de memória, suicidava-se com um tiro de rifle em sua casa, em Ketchum, Idaho. Tinha 61 anos e deixava uma obra composta por títulos como os romances O Sol também se levanta (1926), Adeus às Armas (1929), Por quem os sinos dobram (1940) e o clássico O Velho e o Mar (1952). Fechamos a coluna de hoje com uma frase dele: "É um grande erro louvar a sabedoria dos velhos; não é mais sábios que eles se tornam, é mais prudentes".

 

Fotos: Arquivo

A empresária Elizete Feitosa e a diretora-presidente da Fadeb/MS, Maria Cecília da Motta

 

O respeitado desembargador do TJMS e doutor em Direito Criminal Ruy Celso Florence e a esposa, empresária Sônia Florence

 

A fisioterapeuta Márcia Ferrão e a filha, a dentista Isabella Ferrão

 

As empresárias Kátia Locatelli e Azle Comarella

 

As pecuaristas Cynara Miranda e Andréa Godoy Beretta

 

Divulgação

 

PESARES
Mais do que ministro da Agricultura de Ernesto Geisel (1974/1979), deputado federal pelo PFL e defensor da atividade agropecuária, o agrônomo mineiro Alysson Paolinelli foi um dos maiores propagadores da inovação tecnológica como instrumento decisivo para a modernização e o fortalecimento da economia. Pregou e praticou. E foi um grande parceiro de Mato Grosso do Sul em sua trajetória, inclusive com o suporte de financiamento para aprimorar os currículos de estudantes brasileiros no exterior. Amigo de governadores desde José Garcia Neto (Arena) e Pedro Pedrossian (pelo PDS e PTB), até Wilson Barbosa Martins (MDB), era presença constante no Estado. Por isso, a comoção generalizada pela sua morte, na quinta-feira, 29. Completaria 87 anos no dia 10 de julho próximo. Na foto, em 1979, Alysson Paolinelli fez mais uma de suas visitas ao recém-instalado Mato Grosso do Sul, recebido pelo governador Harry Amorim (PMDB) e o deputado estadual Walter Carneiro (Arena).