fernandosoares_27-12-2023

Edições anteriores

EXPECTATIVA DE VIDA
Dados do Censo 2022 divulgados na semana passada indicam que o Brasil se tornou um país mais envelhecido e mais feminino, com 96,9 homens para cada 100 mulheres. Em 2022, eram 94,2 homens para cada 100 mulheres. Os dados também revelaram que a idade da população brasileira ficou seis anos mais alta, de 29 para 35 anos. O mesmo estudo também destaca um salto expressivo no envelhecimento. Há uma década, para cada 30 idosos, com 65 anos ou mais, o país tinha 100 jovens de até 14 anos. Agora, essa proporção mudou, com 55 idosos para cada 100 jovens. Esse aumento na expectativa de vida gera mudanças nas formas de relacionamento, tornando cada vez mais comum que homens mais velhos, por exemplo, priorizem estar ao lado de uma pessoa mais jovem.

 

INACREDITÁVEL
Intrigante a atitude dos políticos do nosso Estado. Depois que a prefeita Adriane Lopes (PP) resolveu o problema dos moradores da Comunidade Mandela, viabilizando a construção de 187 novas moradias às famílias que tiveram seus barracos incendiados, surge emenda de R$ 9 milhões, doados pela senadora Soraya Thronicke (Podemos). A impressão que se tem, com a chegada das eleições, depois de tudo resolvido: surgem os discursos eleitoreiros. Por que não destinar esses mesmos 9 milhões para outras comunidades? O caso da comunidade Mandela já foi resolvido!

 

POIS É!
Pergunta matreira de um internauta (Adão Jorge) a quem queira dar a resposta: "Os vereadores se dão aumento de quase 38% nos salários, mais 13º, e depois querem que os funcionários públicos se contentem apenas com a reposição da inflação? Este país não tem jeito".

 

PÓDIO
O karateca douradense Palácio Galhardo, 16, emplacou mais um título de peso em sua carreira. Foi o vencedor da 6ª Copa do Mundo de Karatê Kyokushin, disputada em Santiago, no Chile. Ganhador de três estaduais e um brasileiro, o adolescente sonha com voos mais altos.

 

OUSADA
A estrela mundial do pop Beyoncé, ao desembarcar em Salvador (BA), causou ti-ti-ti. O motivo de tantos comentários foi o look usado, da marca brasileira PatBo, composto por um casaco, top e calça bordados em algodão. As peças foram desfiladas em Nova York, na temporada de outono de 2023. A cantora veio para o Brasil por conta da pré-estreia do seu longa Renaissance: A Film By Beyoncé, que mostra bastidores da sua turnê. É a segunda vez que Beyoncé veste PatBo, após vestir pela primeira vez um look sob medida da marca para seu show em Toronto.

 

NA ONDA
A prefeita Adriane Lopes (PP), flagrantemente evangélica, não fez por menos e sancionou a medida que livra as igrejas de impostos. Constitucionalmente, ela agiu certo. No Brasil, as igrejas e templos religiosos não pagam impostos porque estão entre as instituições que possuem imunidade tributária prevista no artigo 150, inciso VI, da Constituição Federal de 1988. O texto garante que qualquer entidade de cunho religioso seja imune a impostos instituídos pela União, estados e municípios.

 

ALÔ, ELEITOR?
Decepcionante: na produção da atividade parlamentar da Câmara Municipal de Campo Grande, foi baixa a adesão da comunidade ao serviço de participação eletrônica. Das 30,7 mil indicações feitas em plenário, só 545 chegaram aos vereadores por meio do WhatsApp Cidadão (3316-1610).

 

APARTE
Por causa de um abraço no ministro Flávio Dino, após a aprovação de seu nome para o STF, o ex-vice-presidente e senador do Republicanos Hamilton Mourão (RS) foi agredido verbalmente pelo deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES). Bateram boca e quase partiram para o troca-socos.

 

LAÇOS
O cantor Ary Sanches, um dos ídolos da pré-Jovem Guarda, a cujas apresentações o iniciante e seu fã Roberto Carlos costumava assistir, morreu na quarta-feira, 20, aos 80 anos, abatido por um câncer. Tinha uma bela voz e era chamado de Granada, uma referência à canção espanhola celebrizada pelo tenor Mario Lanza.

 

PENSAMENTO DO DIA
 Podem continuar a falar mal de mim nas costas, porque a inveja nunca me incomodou de verdade.

 

Fotos: Gabriel Santos

Os empresários Thiago Morais Salomão e Ricardo Carvalho

 

Os irmãos José Carromeu, Rosemary Padovan e Jaime Carromeu

 

Os neloristas Carlos Alberto Barbosa e Maurício Strang

 

Os secretários de Estado Hélio Peluffo (Seilog), Eduardo Rocha (Casa Civil) e Jaime Verruck (Semadesc)

 

Rosana Costa e o marido, empresário, Danilo Costa

 

GUILHERME RONDON
 A matriarca Ivonne Rondon de Barros, líder de uma das famílias mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, está retratada na biografia Memórias, da assistente da coluna Lúcia Carolina dos Reis. Ivonne vive seus lúcidos 96 anos, bela e radiante, enleada pelo carinho de filhos, netos, bisnetos, outros familiares e amigos de décadas. Um de seus rebentos é o músico, intérprete e compositor Guilherme Rondon.

 

NA LEMBRANÇA
 No dia 27 de dezembro de 1822 nascia, em Paris, o químico Louis Pasteur. Inventor do processo de pasteurização, descobridor da vacina contra a raiva e fundador do Instituto Pasteur, ele deixou um legado de progresso para a humanidade e esta frase: "A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana". Pasteur morreu em 28 de setembro de 1895, em Marnes-la-Coquette, nos arredores de Paris.