fernandosoares_14-12-2023

Edições anteriores

NOTA ALTA
A deputada estadual Laura Carneiro (PSD), do Rio de Janeiro, segundo o Índice Legisla Brasil, que monitora a performance dos deputados eleitos nesta atual legislatura, foi a que obteve a nota mais alta. Ou seja, entre homens e mulheres deputados, ela foi considerada a melhor. Já do MS, aparece o deputado federal Marcos Pollon (PL) entre os dez mais bem avaliados. Parabéns para a dedicada e competente parlamentar, e a todas as mulheres, por esta conquista.

 

LUZ PRÓPRIA
A educação de Campo Grande tem deixado pais e alunos cada vez mais satisfeitos com a prefeita Adriane Lopes (PP). Com a chegada do secretário municipal de Educação Lucas Bitencourt, o ensino na cidade evoluiu de oito para 80. Ela colocou a pessoa certa no lugar certo. Bitencourt é gestor em Educação e leva todas as suas reivindicações e os problemas das escolas direto ao MEC. Prova disso são as 205 unidades escolares, sendo 106 Emeis (Escolas de Educação Infantil) e 99 de Ensino Fundamental, sendo reformadas e todas preparadas para terem energia solar própria e ar-condicionado. Isso vem causando uma ciumeira, principalmente nos ex-secretários, que nunca foram inventivos.

 

TESTEMUNHO
Secretário de Fazenda do Rio Grande do Norte, o auditor fiscal de carreira Carlos Eduardo Xavier esteve em Bonito, na sexta-feira, 09. Participou da 191ª reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e, além da palestra, elogiou as belezas da região e o desempenho das finanças de Mato Grosso do Sul. 
 

TESTEMUNHO II
Os elogios de Carlos Eduardo Xavier no encontro do Confaz, tendo entre os seus atentos ouvintes o governador Eduardo Riedel (PSDB), são de grande alcance. Xavier é o presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita, Tributação ou Economia dos Estados e Distrito Federal (Comsefaz). Sua voz reverbera nas faixas de longo alcance interestadual.

 

RESULTADO
E os elogios não param, porque o próprio ministério da Fazenda também elogia as políticas financeiras adotadas no governo de Reinaldo Azambuja (PSDB) e hoje com Eduardo Riedel (PSDB). Só no mês de novembro, a arrecadação cresceu 16,3% na comparação com igual período do ano passado. Isso quer dizer R$ 1,676 bilhão nas contas.

 

REVOADAS
O empresário Sérgio Murilo havia previsto que uma debandada em massa esvaziaria o Podemos, caso fosse substituído pela senadora Soraya Thronicke, no comando regional do partido. Já se passou mais de uma semana com Murilo defenestrado, Thronicke na presidência e o esvaziamento maciço não aconteceu.

 

INVESTIDURAS
Por unanimidade, o desembargador Carlos Muta foi eleito pelos 47 magistrados que, no dia 06 deste mês, escolheram o novo presidente do Tribunal Federal da 3ª Região (TRF3). Com mandato até 2026, ele substituirá a desembargadora Marisa Santos. Os estados na jurisdição do TRF3 são Mato Grosso do Sul e São Paulo. Novidades à vista.

 

MISTÉRIOS
Duas perguntas que um prócer experiente e atento observador das linhas e entrelinhas, dos sujeitos simples e ocultos, fez a um colega de atividade: 1) Por que Fulano de Tal [poderoso agente de articulação política] não tem suas próprias mídias sociais, ao menos um Instagramzinho? 2) Se o corregedor fiscaliza a corporação, quem é que fiscaliza o corregedor? Até agora, nenhuma resposta.

 

BRAÇO LONGO
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Fernandes Martins, inaugurou, segunda-feira, 11, o Ponto de Inclusão Digital (PID), em Novo Horizonte do Sul. Um dos mais satisfeitos na solenidade era o prefeito, Guga Nascimento (PSDB).

 

PÍFIOS
Continuam dando-se muito mal os bolsonaristas que andam por aí organizando boicote a obras culturais protagonizadas por diretores e autores que declararam apoio a Lula (PT). Uma das tentativas, a de boicotar o filme Marighela (2019), de Wagner Moura, fracassou, pois a obra bateu recorde de público. Agora, em Ó Paí, Ó 2, de Viviane Ferreira, com Lázaro Ramos, outro fiasco para Bolsonaro, assim como na campanha, também é baixa a adesão aos boicotes.

 

Fotos: Gabriel Santos

O presidente da Cassems, médico Ricardo Ayache, e o governador Eduardo Riedel (PSDB)

 

O gerente do Hospital Dourados, Jean Henrique David Rodrigo, e Camila Renata

 

A delegada de Polícia Civil aposentada Vilma de Carvalho e o marido, Paulo Ângelo da Silva

 

O prefeito de Jaraguari, cidade que, na terça-feira, completou 70 anos de emancipação política, Edson Nogueira (PSDB), e a esposa, Luziana Nogueira

 

O presidente da Câmara Municipal de Jaraguari, Cláudio Ferreira da Silva (Claudião, PSD), entregando o título de cidadão jaraguariense ao presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos

 

PENSAMENTO DO DIA
Vivemos um tempo difícil em que o certo, muitas vezes, tem que calar-se para que a estupidez não se ofenda.


NA LEMBRANÇA
George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos, morreu em 14 de dezembro de 1799. Tinha 67 anos e uma brilhante carreira militar e política, sintetizada por esta frase:  "Eu sou George Washington! Não vê meus cabelos brancos, dentes de madeira e amor pelas coisas livres?"