fernandosoares_13-12-2023

Edições anteriores

CARGO
Hoje, às 19 horas, o advogado Alípio Marcus Laca de Oliveira assume como cônsul honorário da República do Cazaquistão em Mato Grosso do Sul. O embaixador Bolat Nussupov e a embaixatriz Gulnaziya Nussupova estarão presentes na solenidade. O evento será no buffet Ondara, na rua Dr. Mário Gonçalves, 129, na Chácara Cachoeira.

 

PARCERIAS
Para quem não sabe, a economia do Cazaquistão é essencialmente primária. O país é um produtor de petróleo e gás natural em nível mundial. Além disso, completa a produção primária local com o cultivo de trigo e algodão e a exploração de minas de ferro, cobre, urânio e zinco. O novo cônsul pretende negociar fertilizantes para o agronegócio de MS.

 

ALERTA
Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, faz o alerta: a região Centro-Oeste deve registrar nível epidêmico de dengue em 2024. A previsão do Ministério da Saúde leva em conta a quantidade de gente que não contraiu a doença, sobretudo crianças e idosos, além da chegada do período chuvoso.

 

PATICUMBUM
A escolha do médico e vereador Victor Rocha (PP) como homenageado da escola de samba A Pesada, em 2024, está causando em Corumbá. Já tem chiadeira pró e contra. Isso aí. O samba é democrático.

 

AFIRMAÇÃO
Lucilene Machado está definitivamente entronizada na galeria das grandes escritoras brasileiras. Não somente por ser a ganhadora da primeira edição do Prêmio Maria Carolina de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres, na categoria Crônicas, mas principalmente pelo expressivo número de concorrentes de primeira grandeza. 
 

AFIRMAÇÃO II
O Prêmio Caio Fernando de Abreu de Literatura, para autores LGBTQIA+, um dos principais galardões brasileiros do gênero, fez jus a um talento da nova geração de escritores da safra guaicuru. A obra vencedora é de Febraro de Oliveira, 24, poeta e escritor já consagrado por diversos outros prêmios.

 

BANGUE-BANGUE
Aquela campanha do "armai-vos uns aos outros" ainda está no ar, na contramão da realidade. Segundo o Estudo Global sobre Homicídios 2023, divulgado pela ONU, o ranking mundial de assassinatos tem o Brasil no primeiro lugar. De 458 mil homicídios no ano, quase 50 mil foram em território brasileiro.

 

EMPODERAMENTO
Casada, dois filhos, economista com altas graduações na área, a mineira Ana Sanches, 47, é agora a presidenta da Anglo American no Brasil. Vai gerenciar simplesmente a segunda maior mineradora do país, responsável pela geração de 12 mil empregos, diretos e indiretos, e por uma planilha de investimentos de R$ 12 bilhões projetados até 2027.

 

A CONTA CHEGA!   
2023, o mais quente em 125 mil anos. O mundo está perto de atingir cinco pontos de não retorno, que podem desencadear catástrofes ambientais irreversíveis. E o aquecimento global tem culpa nisso, alertaram cientistas da Universidade de Exeter, no Reino Unido. Agora que a natureza apresentou a conta, só Deus para ajudar-nos a pagar.

 

INVESTIDURAS
Duas investiduras – uma quase certa e outra ainda na dependência de trâmites político-institucionais – estão para acontecer ainda neste mês. E uma terceira, que estava quase 100% sacramentada, sofreu um recuo de mais de 50%. Eita, pega!
 

 

PENSAMENTO DO DIA
O amor é isto, não prende, não aperta, não sufoca. Porque quando vira nó, já deixou de ser laço. 
 

LEMBRANÇA
O sanfoneiro, cantor e compositor Luiz Gonzaga completaria, hoje, 111 anos, nascido numa fazenda de Exu (PE), ele ganhou o mundo como o Rei do Baião, interpretando canções como Asa Branca (1947). Gonzagão morreu em 2 de agosto de 1989 e deixou para a história esta frase em forma de verso: "Mas, doutor, uma esmola a um homem que é são ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”.

 

Fotos: Gabriel Santos

A diretora do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande, Camila de Oliveira, e a filha, universitária em Medicina, Bianca de Oliveira

 

Hilda Jafar com a filha, universitária em Medicina, Sarah, e o marido, médico angiologista, Maurício Jafar

 

O empresário Geraldo e a mãe, Sônia Zamlutti

 

As irmãs Vitória Nascimento, Maria Josina Vitório e a fundadora da Mace e Unaes Therezinha dos Santos Samways

 

Divulgação

Sempre bom receber, na Havana Cachaçaria, para recordar os bons momentos. Onde a amizade verdadeira ilumina a alma e os corações. O encontro com o presidente da Nelore MS, Paulo de Matos, e sua inteligente Liz Derzi de Matos é de enorme prazer. Matos é meu amigo de longa data, também já me receberam com todas as honras em sua residência. É sempre um prazer muito grande revê-los. Um casal que também marca pela elegância e categoria