fernandosoares_13-08-2023

Edições anteriores

VEM AÍ O CINESUR – MAIOR FESTIVAL DE CINEMA DE MS

   

Fotos: Gabriel Santos

Os apaixonados pelo universo cinematográfico poderão desfrutar gratuitamente de 35 títulos de diferentes países em uma vasta programação durante o Bonito CineSur – Festival de Cinema sul-americano de Bonito, que acontecerá de 05 a 12 de novembro de 2023. Ao todo são mais de 350 filmes inscritos para serem selecionados na competição, fora os filmes das mostras paralelas. Na segunda-feira, no Palácio Popular da Cultura, foi lançada, em Campo Grande, pela Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura, a primeira edição do festival que levará ao grande público, em Bonito, o melhor do cinema produzido nos países da América do Sul. Além dos grandes filmes, o evento terá encontro de produtores e produtoras, diretores, atores, atrizes, estudantes e professores em palestras, oficinas, debates das obras e um conjunto de mesas para a discussão e reflexão sobre a indústria do cinema e do audiovisual e o seu potencial econômico no nosso continente. O evento tem como parceiros o Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, as embaixadas dos países da América do Sul, Fecomércio, Governo de MS e Câmara de Vereadores de Bonito, além do deputado federal Vander Loubet (PT), que destinou R$ 600 mil em emenda para que o projeto fosse viabilizado. O evento é dirigido pelo competente produtor Nilson Rodrigues, que ficou conhecido, em MS, pela realização das Temporadas Populares, e coordenado por Andréa Freire. Confira alguns flashes.

 

O presidente da Fundação de Turismo, Bruno Wendling, e a esposa, Juliana Wendling

 

Landmark Ferreira Rios com Suzana Moreira e o reitor da UEMS, Laércio de Carvalho

 

Rogério Medeiros e a cantora Maria Alice

 

A coordenadora e o diretor do evento, Andréa Freire e Nilson Rodrigues

 

O deputado estadual Renato Câmara (MDB) com os escritores Theresa Hilcar e Henrique Medeiros

 

Os professores universitários Miroca e José Manfroi

 

Querido casal, o escritor Heitor Freire e sua Rosana

     

DIA DOS PAIS
Pai é um amor que não se define, apenas se sente e de tão grande que é, ultrapassa todas as palavras e sentimentos. Está em nós, na nossa carne, no nosso sangue e no coração. E, quando ele parte, como no caso do meu, ele não nos deixa, fica apenas nos olhando, vigiando e abençoando à distância. Feliz Dia dos Pais!

 

TROCANDO DE NOME
Os cartórios de registro civil de Mato Grosso do Sul registraram 132 mudanças de nome no primeiro ano de vigência da lei que permite a qualquer cidadão maior de 18 anos realizar a alteração sem a necessidade de processo judicial e independentemente de prazo, motivação, gênero, juízo de valor ou de conveniência.

 

AGENDA IMOBILIÁRIA
Na terça-feira, 08, Luciana de Almeida, presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis (Sindimóveis/MS), ilustrou com grande alegria a concorrida cerimônia de juramento e entrega da cédula profissional aos novos corretores. Eles foram orientados sobre responsabilidades éticas, legislações e trâmites administrativos. A dinâmica diretoria do Creci (Conselho Regional da categoria) foi a anfitriã do evento, liderada pelo presidente Eli Rodrigues.

 

AFIANDO A PALAVRA
O secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha (MDB), avança, nos bastidores, com produtivas conversas. Na alça de mira, segundo se comenta, a disputa da prefeitura de Três Lagoas no ano que vem. Parece que o moço quer ocupar um lugar que já foi da esposa em dois mandatos. Ela, Simone Tebet (MDB), a ministra do Planejamento e Orçamento, se fortalece discretamente no governo Lula (PT), ao contrário do que supõem os contras.

 

TERROR DOS PAPAIS
Onlyfans e TikTok – palavras mágicas para uns, pesadelos para outros. Crescem o interesse e a desenvoltura de jovens que, por vaidade ou ambição, lançam-se de qualquer jeito nas redes sociais com a esperança de ganharem contratos com aplicativos e sites especializados na exploração de performances sensuais e até de encontros amorosos.

 

NO TRECHO
A subsecretária municipal de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini, era uma das mais empolgadas manifestantes que foram às ruas para panfletar e propagar as conquistas da Lei Maria da Penha, que está completando 17 anos.

 

FOGO AMIGO
Os petistas estão surpresos e aborrecidos com um de seus dirigentes, o deputado federal Washington Quaquá (RJ). Ele votou, na Comissão de Ética, pela preservação dos mandatos dos colegas bolsonaristas Nikolas Ferreira (PL/MG) e Carla Zambelli (PL/SP), dois dos mais implacáveis críticos do lulopetismo. Quaquá, que poderia ter votado para lançar Zambelli e Ferreira no paredão, é vice-presidente nacional do PT.

 

ESTANTES
Lançado com sucesso, em ato povoado de amigos e admiradores (as), o livro "Um Vivo Entre os Mortos". O autor é o renomado psiquiatra Marcos Estevão dos Santos. O ambiente da Katarina Coffee & Tea foi o palco da cultura literária.

 

FOGO ACESO
Tem gente "muy amiga" preparando o espeto para fazer assado de pré-candidato à vereança em Campo Grande. O motivo é simples: falta de motivação em reais para ganhar as bênçãos da cúpula. O partido não é dos grandes, mas a grana que rola em cada eleição…

 

PENSAMENTO DO DIA
Quem carrega o próprio balde dá valor a cada gota d’água.

 

NA LEMBRANÇA
Fidel Castro completaria, hoje, 97 anos. O ditador que liderou a revolução popular de 1959, em Cuba, após derrubar o governo do ditador Fulgêncio Batista, seguiu com a saúde abalada nos últimos anos de vida, até falecer em 2016, mas mesmo assim, controlava o país com mão de ferro. A frase que fecha a coluna de hoje é dele: "Se tivesse o privilégio de viver de novo minha vida, talvez fizesse muitas coisas diferentes das que fiz. O objetivo seria o mesmo, a estratégia, na essência, seria a mesma e os erros, eu deixaria de lado".