fernandosoares_16-04-2023

Edições anteriores

MOMENTO EXPOGRANDE 2023

   

Fotos: Valentin Manieri

A juventude, só ela é capaz de renovar nossas emoções e proporcionar tantas alegrias. Exatamente como está acontecendo com a Expogrande 2023 sob o comando de um jovem presidente que foi preparado para assumir o cargo. Guilherme Bumlai conseguiu transformar o Parque Laucídio Coelho reformando-o em quase toda a estrutura para receber a maior feira pecuária de MS. Esteve trabalhando dia e noite para atrair grandes empresas, para ali mostrarem o que de melhor tem em nosso Estado. E conseguiu. Na quinta-feira, a abertura oficial foi prestigiada por autoridades de todo o Estado. A grade de shows, trazidos pelo empresário Eduardo Maluf, está fantástica, com o que há de melhor no mercado atual. Restaurantes e até uma praça com food truck, com os melhores lanches, foram montados.

 

O deputado federal Beto Pereira (PSDB) e a senadora Tereza Cristina Correa da Costa Dias (PP)

 

O deputado federal Luiz Ovando (PP) com o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina

 

Os produtores rurais Ricardo Goulart e Eduardo Machado

 

A feira agropecuária vai até o dia 23, quando será encerrada com show gratuito de Almir Sater e da dupla sertaneja Jads e Jadson. Confira alguns flashes da solenidade de abertura.

 

O governador Eduardo Riedel (PSDB) com a primeira-dama, Mônica Riedel, e o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai

 

O deputado estadual Lídio Lopes (Patriota) e a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota)

 

O diretor da Iagro, Daniel Ingold, e o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni

 

O pecuarista Laucídio Coelho Neto com a esposa, Maria Inês

     

SOLUÇÃO COR-DE-ROSA
Em 2024, a disputa municipal terá candidaturas femininas na cabeça e no pescoço da chapa em várias cidades. Seria um efeito do que ocorreu em Sidrolândia, governada por uma chapa com duas mulheres: Vanda Camilo (PP), a prefeita, e Rose Fiúza (MDB), a vice. Registre-se: Fiúza é esposa do ex-prefeito sidrolandense Daltro Fiúza (MDB).

 

POLÊMICA
De um lado, os que defendem a formação acadêmica como condição obrigatória para o exercício da profissão; de outro, os que discordam de tal obrigatoriedade. Essa é a cena conflituosa e reaquecida do jornalismo local. Defensor da exigência do curso, Walter Gonçalves, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de MS, foi à Assembleia Legislativa pedir apoio à PEC do Diploma (Proposta de Emenda Constitucional 206/2012).

 

ROMANTISMO
Numa temporada recheada de atrações nacionais, o sertanejo Daniel é mais um nome a desembarcar para shows em Campo Grande. O cantor vai apresentar-se no shopping Bosque dos Ipês, no Dia dos Namorados, em 12 de junho. Vai desfiar sua coleção de melôs sentimentais.

 

BANDIDAGEM NO ALVO
Atenção, meliantes da Internet! A gaiola está à espera de vocês. Vem aí o mais rigoroso enquadramento criminal para quem produzir, reproduzir e incentivar as notícias falsas (fake news) nas redes sociais. Cadeia, pesadas penas pecuniárias e restrições civis estão no destino de pessoas como Paulo Sérgio de Andrade Correa, Maria Helena Garcia e do criador da conta, no Twitter, “Dama de Aço”. Esse é o trio, já identificado pela Polícia, responsável pelas postagens associando o presidente Lula e o PT ao autor dos assassinatos na creche de Blumenau (SC).

 

ENERGIA
O principal gabinete executivo do Parque dos Poderes solta rojões. O governador Eduardo Riedel (PSDB) festeja. Segundo Rui Pires dos Santos, presidente da MSGás, a empresa investirá, nos próximos cinco anos, R$ 35 milhões em ações como a construção de 34 km de ramais de distribuição e no mínimo de 3,5 mil ligações.

 

SEM GAIOLAS
Não foi mera coincidência: o projeto da vereadora Luiza Ribeiro (PT) que reconheceu Campo Grande como Capital do Turismo de Observação de Aves foi votado e aprovado no dia 14 de março. Esse é, exatamente, o Dia Nacional dos Animais.

 

DESIGUALDADES
Sob a coordenação do senador gaúcho Paulo Paim (PT), foi instalada a Frente Parlamentar Mista Antirracismo. O grupo começa com 147 integrantes, sendo 36 senadores e 111 deputados. Necessário. Os casos de discriminação e ataques racistas aumentaram.

 

VELINHAS
Ontem, quem encheu o pulmão de ar para soprar forte foi o DJ Marquinhos Espinosa, um dos tops do gênero no País, um colecionador de prêmios nacionais e internacionais. Apagou 45 velinhas presenteando sua família, fãs e amigos com o lançamento do seu mais recente vídeo-set, no Círculo Militar.

 

PELOURINHO URBANO   
Sandra Mathias Correia de Sá, a ex-jogadora de vôlei que chicoteou e esmurrou um entregador no bairro de São Conrado (RJ), tem ficha pessoal no mínimo sintomática. Antes do ato violento, que pode tipificar o crime de racismo, ela já foi notificada por roubo de energia no Leblon e é uma das mulheres que serviram de cabo eleitoral de Jair Bolsonaro (PL) em 2022.

 

PENSAMENTO DO DIA
A grande jogada da vida é deixar certas coisas de lado e seguir em frente. 
 

NA LEMBRANÇA
No dia 16 de abril de 1889, na fria Londres, nascia Charles Spencer Chaplin, o imortal ator e cineasta que criou o personagem Carlitos, o Vagabundo. Com uma filmografia na qual pontificam longas como O Garoto (1921), Em Busca do Ouro (1925), Luzes da Ribalta (1952), Tempos Modernos (1936) e O Grande Ditador (1940), ele teve uma vida sentimental movimentada, com inúmeros casamentos, e uma trajetória pessoal também rica, com episódios de perseguição pelos macarthistas, encabeçados por J. Edgar Hoover, chefe do temido FBI por 48 anos. Chaplin ganhou dois Oscar, um em 1929, por O Circo, e outro em 1972, quando retornou aos Estados Unidos, após 20 anos banido, para receber o prêmio pelo "seu incalculável efeito na indústria do cinema". Morreu aos 88 anos, no Natal de 1977, na Suíça. É dele a frase que fecha, hoje, esta coluna. "Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado. Nele encontram-se todos os segredos, inclusive o da felicidade".