fernandosoares_02-04-2023

Edições anteriores

ENTENDIMENTO
A prisão especial para quem tem diploma de ensino superior está com dias contados. O Supremo Tribunal Federal formou maioria, na quinta-feira, 30, para derrubar essa norma. Agora que muitos não vão querer estudar mesmo.

 

ERRATA
Paulo César Bittencourt Ferreira, que deixou o 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, em Ladário, é vice-almirante e não contra-almirante conforme publicado na coluna de sexta-feira. Ele foi designado para a chefia de Gabinete do Estado-Maior das Forças Armadas no Ministério da Defesa. Nossas desculpas.

 

IMPORTANTE
No próximo dia 26, às 9 horas, no Núcleo Industrial, o presidente do Tribunal de Justiça de MS, Sérgio Fernandes Martins, e o governador Eduardo Riedel (PSDB) vão entregar a reforma da Escola Estadual Prof. Ulisses Serra pelo programa “Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade”, um trabalho criado há dez anos, bastante elogiado, sendo feito por detentos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira (CPAIG), com custo zero da mão de obra.

 

BOQUIRROTICES
"A escravidão é tão antiga quanto a humanidade. É quase um aspecto da natureza humana” (do deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança, o Príncipe, do PL).

 

NO TRECHO
E não é que ficar de fora da briga pela reeleição fez bem ao ex-deputado estadual Felipe Orro (PSD)? Desde janeiro passado, quando concluiu seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa, parece ter ficado mais à vontade. Livre, leve e solto, vem intensificando suas andanças e revitalizando amizades, em especial, na sua cidade natal, Aquidauana, onde já foi prefeito duas vezes e vereador. Pode ser que em 2024…

 

IDADE DE FESTA
De 16 a 19 de abril, o Maturishow 2023, ou 14º Encontro Mercosul da Maturidade, fará de Corumbá um palco exuberante e repleto de atrações para milhares de pessoas da região e, em especial, aos turistas. A empreendedora Lecir Regenold e o impulso da mana, empresária Leila Regenold, dão uma prévia do que vai rolar para todas as idades. Shows, passeios de barco, festas pantaneiras e gastronomia estão no programa.

 

TIRO NO PÉ
A bancada federal bolsonarista vai pensar 20 vezes antes de voltar a convocar ministros de Lula (PT) para prestarem esclarecimentos aos deputados. Na terça-feira, 28, ao atender à convocação para falar sobre o 08 de janeiro e os ataques do crime organizado em Natal (RN), o ministro Flávio Dino, de Justiça e Segurança Pública, com as suas respostas e argumentos, simplesmente massacrou os inquisidores.

 

RECONHECIMENTO
Entre as críticas e os elogios que dominam o cotidiano das instâncias do Ministério Público, alguns respiros de satisfação ainda são possíveis. Em Mato Grosso do Sul, o procurador-chefe do MPMS, Alexandre de Lacerda, foi alvo de importantes elogios. O autor da mesura: Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

 

PERIGO
A empresa Fugini admitiu que usou ingredientes vencidos na produção de maionese e, por este motivo, está fazendo o recall (recolhimento) dos itens impróprios para consumo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária já havia anunciado a suspensão da fabricação, distribuição, venda e do uso dos produtos da marca por falta de higiene na produção. Uma empresa dessas tem que fechar as portas. Produtos deles, nunca mais.

 

NOVA DIREÇÃO
Em chapa única, o Rádio Clube elegerá, no dia 14 de abril, o substituto do presidente Sérgio Murilo. O nome da vez é o do coronel reformado dos Bombeiros Sidney Barbosa. Ele traz no peito o slogan "Todos Juntos Pelo RC", feliz pela oportunidade de presidir uma associação que em dezembro do próximo ano completará seu primeiro centenário.

 

PENSAMENTO DO DIA
O inimigo não estaria o atacando se você não tivesse algo de muito valor dentro de você. Ladrões não tentam roubar casas vazias.

 

Divulgação

O competente reitor da UCDB, padre José Marinoni, em visita ao presidente do TJ-MS, Sérgio Fernandes Martins, acompanhado da assessora jurídica da UCDB, advogada Adriane Cordoba Severo Lugo Samudio, recebeu do desembargador um exemplar da trilogia literária de resgate da história da Justiça de MS.

 

Fotos: Gabriel Santos

O querido advogado e produtor rural Bruno Borges e a esposa, Deborá Loureiro

 

O secretário de Controle Externo do TCU, Mário Júnior Bertuol, e a esposa, Adonize Bonetto

 

O desembargador do TJ-MS Eduardo Machado Rocha e a esposa, advogada Simone Rocha

 

O coordenador do curso de Direito da UFMS, Fernando Nogueira, e a esposa, advogada Viviane Lacerda

 

NA LEMBRANÇA
Clara Francisca Gonçalves Pinheiro foi uma das vozes mais marcantes da música popular brasileira. Mineira de Paraopeba (atual Caetanópolis), nascida em 12 de agosto de 1942, ela morreu em 2 de abril de 1983, no Rio de Janeiro, por causa de um erro médico numa operação cirúrgica. Radicada no Rio desde 1965, ela foi uma das três rainhas do samba, ao lado de Alcione e Beth Carvalho. Para fechar mais um dia, uma frase dela: "Ainda estou na metade do meu caminho, mas sei que vou até ao fim".