fernandosoares_29-09-2022

Edições anteriores

SEMELHANÇA
Não deve ser fácil para o presidente da República, tentando fazer das tripas um coração, assistir a todos os institutos de pesquisas dando vitória a seu concorrente Lula da Silva (PT). Pior ainda, mesmo com o poder na mão, dando auxílio emergencial, liberando emendas de todos os tipos aos aliados, reduzindo preços dos combustíveis, ser derrotado num provável primeiro turno. Lembrei-me das eleições de Donald Trump (Partido Republicano). A voz do povo é a voz de Deus. O povo falou, está falado.

 

EMBATE
O último debate televisivo foi feito pela TV Morena, na noite de terça-feira, reunindo sete dos oito candidatos ao governo. Magno De Souza do PCO foi excluído por não ter representatividade na Câmara dos Deputados. Os eleitores esperavam um debate mais quente entre os candidatos, no estilo daquele envolvendo Zeca do PT e Ricardo Bacha (então no PSDB) em 1998. O que pude perceber é que os candidatos atuais já estavam todos cansados.

PATICUMBUM FRONTEIRIÇO
Em Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai, a política anda cheia de emoções fortes. O presidente da Câmara de Vereadores está sendo acusado de assédio sexual por duas ex-servidoras da Casa, que garantem ter provas. Ele defende-se garantindo ser alvo de uma vingança por tê-las demitido. Além disso, o prefeito Nelson Cintra (PSDB), pelas redes sociais, atacou seu antecessor, Derlei Delevatti (PSDB), com expressões nada suaves, chamando-o de "bobo e "um simples peão de fazenda".

 

INVERSÃO
A igreja evangélica, como um todo, vem sendo perversamente maculada por alguns de seus dirigentes nacionais e locais. Mantido o direito dos acusados à sua defesa, a verdade é que recente denúncia, publicada pelo jornal "O Estado de São Paulo" e envolvendo pastores e candidatos protestantes, inclusive de Mato Grosso do Sul, instala mais um nicho de suspeita sobre a manipulação da fé para fins político-eleitorais e de poder financeiro e social.

 

VIRTUOSES
O talentosíssimo musicista Júlio César Matos Borba – ou Júlio Borba – foi indicado, em cinco categorias, para o 7º Prêmio Profissionais da Música, um dos eventos do gênero mais importantes em toda a América do Sul. Com graduações superiores – entre elas, a licenciatura plena em música e habilitação para violão pela UFMS e o doutorado pela Universidade Federal do Paraná–, é um dos principais instrumentistas, pesquisadores e ativistas da arte musical no Brasil, com participação em festivais e eventos em vários países. As votações pela Internet vão até o dia 30, pelo link https://ppm.art.br/index.html.

 

SEGUE O CHEFE
A mentira vem municiando os repertórios de diversos candidatos apoiados pelo Palácio do Planalto. No debate de terça-feira, 27, entre os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) lambuzou-se. Pasmem, para desqualificar adversários de sua confraria político-partidária, citou números fantasiosos e já oficialmente desmentidos sobre investimentos, emprego e desemprego. Deve estar achando-se na velha brincadeira infantil de seguir o chefe.

 

VOTOS DE ALCOVA
O affair de tapas e beijos entre a exuberante Daisa Garcia e o candidato a deputado federal Saulo Batista, do Republicanos, está dando o que falar. Desde o inusitado ato da revolta de uma amante traída, passando pela mutilação de um aplique de cabelo à performance de um Don Juan na cama, a combinação entre política e sexo tem seu tempero guaicuru nestas eleições.

 

APERTO
Os empresários, comerciantes e industriais estão evitando passar por órgãos públicos. Alguns, mais espertos, falam que estão em outro país mesmo estando por aqui. Não aguentam mais mão estendida de candidatos com pedido de ajuda para a campanha. E o Fundo Eleitoral serve para quê?

 

ATENCIOSA
Uma das mudanças que a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), pretende implantar em sua gestão é o pagamento do salário dos servidores municipais na conta todo dia 1º de cada mês e não no quinto dia útil. Já começou arrancar simpatia do funcionalismo municipal.

 

DOBRADINHA
Assistindo ao debate da TV Morena para o governo de Mato Grosso do Sul, até levei um susto. Impressionante eram os afagos entre os candidatos…
 

PENSAMENTO DO DIA
Nunca se desespere antes, nunca comemore antes e nunca abandone seu posto antes do fim da batalha. 

 

Fotos: arquivo

O empresário Júlio Vitoriano e a esposa, Joelma Dibo

 

O presidente do TJ-MS, Carlos Eduardo Contar, e o advogado e candidato a deputado estadual Rhiad Abdulahad (União Brasil)

 

Valéria Costa e o marido, empresário, Sérgio Dias Campos

 

O empresário Regis Comarella e a esposa, Azle Comarella

 

Lauriane e o advogado e professor universitário Luís Camargo Volpe

 

A dentista Cristiane e o marido, médico, Evandro Barbosa

 

NA LEMBRANÇA
O imortal Joaquim Maria Machado de Assis morreu no dia 29 de setembro de 1908. Tinha, na época, 69 anos e já ostentava a fama de um dos maiores escritores do País. Cronista, poeta e crítico teatral, teve relevo como romancista escrevendo os inesquecíveis Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e Dom Casmurro (1899). Além disso, foi o fundador da Academia Brasileira de Letras. Encerramos a coluna de hoje com uma frase dele que é uma lição para muita gente: "Não é amigo aquele que alardeia a amizade; é traficante. A amizade sente-se, não se diz".