fernandosoares_22-09-2022

Edições anteriores

CIRANDA INTELECTA

 

 

Fotos: arquivo pessoa;

Na noite de terça-feira, 20, durante o concorrido lançamento de "Aposto que você nem sabia do namoro dela com um ex-combatente da Guerra do Chaco", mais recente obra literária de Luiz Taques, a Cachaçaria Havana tornou-se palco cultural da cidade e agitou-se com muitos encontros e reencontros animados do universo intelectual. Jornalistas, professores, tradutores, pesquisado-res, poetas, artistas, políticos e empresários foram prestigiar mais essa incursão literária do jornalista e escritor corumbaense. O longo título traz um enredo fictício em tempo e cenário históricos: a Guerra do Chaco, conflito entre Paraguai e Bolívia que se estendeu de 1932 a 1935 e deixou um rastro de sangue de 90 mil mortos. A bela Dolores é quem apresenta a nós Ramiro, o ex-combatente, que “tinha nos olhos castanhos o desalento de quem mirou o horror”. Luiz Taques foi ganhador do Prêmio Fenaj 1990 por reportagem sobre tortura em delegacias, no ano seguinte, a mesma matéria recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Atualmente, dedicado exclusivamente à literatura, o escritor reside em Londrina. Também esteve presente, no lançamento, o professor e historiador Ahmad Schabib Hany, responsável pela tradução para o castelhano. Confira alguns flashes…

 

As irmãs Catarina e Rosa Pedrossian

 

O titular da coluna com a vereadora Camila Jara (PT) e seu pai, Gerson Jara

 

Os jornalistas Ico Victório e Maurício Hugo

 

A jornalista Ana Cláudia Salomão com a advogada Giselle Marques e o escritor Luiz Taques

 

O jornalista e escritor Luiz Taques

 

O escritor Valmir Corrêa e o jornalista Bosco Martins

 

O deputado federal Vander Loubet (PT) com o escritor Luiz Taques e o deputado estadual Pedro Kemp (PT)

 

Jorge Nunes com o escritor Luiz Taques e o cônsul do Paraguai em MS, Ricardo Caballero Aquino

 

Os filhos do escritor, a advogada Talita e o jornalista e músico Dary Taques Júnior.

     

 

 

 

 

 

 

RESULTADO
Como não ter orgulho em viver num Estado que tem a capacidade de pagamento atestada pelo Ministério da Economia com nível A? A nota mostra que nosso Estado tem capacidade de endividamento, podendo atrair mais investimentos. Isso é o reflexo das duras medidas tomadas, há mais de dois anos, pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), surtindo efeito hoje e para os próximos governantes.

 

ENCOMENDA
A caneta do ministro André Mendonça entrou em ação e o STF (Supremo Tribunal Federal) pode ser impelido a acuar os governadores. A Corte estendeu por mais 30 dias o prazo para que os estados e o Distrito Federal fixem alíquota uniforme para o ICMS sobre o etanol. Hoje, o encargo único vale só para a gasolina. Assim, o governador Azambuja (PSDB) terá dias desafiadores com sua equipe econômica.

IGNORARAM?
E o preço do gás, como é que fica? A Petrobras anunciou, no dia 12 de setembro, corte de 4,7% no preço do produto, o que reduziria o valor do produto ao consumidor em R$ 2,60 por botijão, em média, mas, na Capital, os estabelecimentos continuam comercializando o botijão por R$ 130.

 

CIRANDA CULTURAL
O autor, escritor e ex-secretário de Cultura Américo Calheiros é um dos descolados que foram à Igreja Messiânica Mundial do Brasil prestigiar a exposição Primavera das Artes. Em um amplo e lindamente decorado ambiente, com programação até o próximo dia 28, podem ser vistos e admirados alguns dos trabalhos do primeiro time de artistas plásticos do Estado, entre os quais, Pedro Guilherme Garcia Góes, Monique Merlone, Gisele França, Nestor Pereira e Pat Helney.

 

IMPERDÍVEL
Em cenário organizado por Sérgio Bolinha, com narração de Evandro Higa e regência de Jorge Geraldo, a Banda Sinfônica da UFMS apresentará, na próxima terça-feira, 27, no Teatro Glauce Rocha, a peça musical "Pedro e o Lobo", composta por Sergei Prokofiev, em 1936. A obra deste notável compositor nascido na Ucrânia, em 1891, tem um sentido pedagógico nobre, que é apresentar às crianças as diversas sonoridades instrumentais. A entrada é gratuita e poderão ser feitas doações de livros infantis.

 

PENSAMENTO DO DIA
Pedir desculpas não significa que você está certo ou errado, significa que você valoriza mais a sua relação do que o seu ego.

 

PALAVRAS & ATITUDES
"Os neutros têm lado: é o lado do opressor". Do músico, compositor e cantor Chico César.

 

SOMBRAS ARMADAS
Mais uma situação que enoja e traz indignação: o ex-banqueiro Eduardo Moreira viu-se obrigado a suspender sua agenda de palestras e outros compromissos, nos próximos meses, pois está sendo ameaçado de agressões imprevisíveis. Ele é fundador do ICL (Instituto Conhecimento Liberta), que realiza cursos on-line, e tem um canal de notícias, no Youtube, para falar e debater problemas atuais do País. As ameaças vêm acompanhadas de mensagens como "fora comunista", "você vai se dar mal". Tudo porque Moreira denuncia os descalabros que o Brasil está vivendo.

 

REVERÊNCIA PÓSTUMA
Morto em 03 de março de 2021, aos 91 anos, o coronel Adib Massad está recebendo mais uma das homenagens que o poder público e a sociedade lhe devem. Seu nome foi dado à nova sede do Departamento de Operações de Fronteiras (DOF), em Dourados, cuja inauguração aconteceu na quarta-feira, 21. Um dos servidores mais emblemáticos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Massad nasceu em Cáceres (MT). Em seus 31 anos de farda, ficou famoso dentro e fora do território sul-mato-grossense pelo combate implacável aos criminosos, muitas vezes, antecipando-se ao ritual burocrático da segurança pública.

 

CEGONHA
O ator Jarbas de Mello, 53, não tira do rosto o sorrisão característico de futuro papai. Sua companheira, a atriz Cláudia Raia, será mãe pela terceira vez. Ela tem 55 aninhos. Grávidos, os dois já estão acumulando planos para receberem o novo membro da família.

 

ELEIÇÕES
Começou o desespero, começou a debandada. Depois do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles anunciar seu apoio, agora foi a vez do autor de impeachment de Dilma, Miguel Reale Jr dizer que também vai de Lula no 1º turno. Para um bom entendedor, meia palavra basta.

 

NA LEMBRANÇA
O ex-craque Ronaldo Luís Nazário de Lima completa, hoje, 46 anos. Carioca do subúrbio de Bento Ribeiro, ele surgiu no Cruzeiro, para depois jogar no PSV, Barcelona, Internazionale de Milão, Real Madrid, no Milan e encerrou a carreira no Corinthians. Melhor jogador de 1996, 1997 e 2002 pela Fifa, ganhou a Copa do Mundo de 1994 e a de 2002, foi vice em 1998. Foi recordista de gols em Copa, com 15 marcados em três delas, até ser superado, em 2014, pelo alemão Klaus, com 16 gols. Nazário foi artilheiro de 2002 com oito tentos. Namorador, tem esta frase humorada para definir seu comportamento: "Ex-namorada é igual a McDonald's: a gente sabe que não deve, mas acaba comendo de vez em quando".