fernandosoares_19-09-2022

Edições anteriores

PANELAS VAZIAS
Realizada entre novembro de 2021 e abril de 2022 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan), uma pesquisa constatou que 8,2% da população de Minas Gerais passa fome. O estudo consta do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil e foi divulgado na quarta-feira, 14. O índice representa mais de 1,7 milhão de pessoas em todo o Estado.

 

IDEIAS
Hoje, o portal de notícias Midiamax vai ajudar-nos na escolha do futuro governador do Estado. O debate entre todos os oito candidatos será às 20 horas, transmitido por diferentes emissoras de rádio e televisão. Terá como mediador o jornalista carioca André Luiz Azevedo, que por muitos anos foi repórter no jornalismo da Rede Globo.

CORAÇÕES ARMADOS
Um atentado ao carro de uma vereadora de Salto do Jacuí (RS) resultou na morte de um produtor rural bolsonarista na terça-feira (13). Ele morreu ao sofrer um acidente quando tentava fugir da polícia. Em Ilha Solteira (SP), o presidente local do PT denunciou à polícia ter sofrido um atentado de militante bolsonarista em Três Lagoas (MS). Em Sampa, um homem com tatuagem de Lula no braço e registrado como CAC (Caçador, Atirador Desportivo e Colecionador de Armas) matou a tiros a ex-mulher e um filho de dois anos. E o pior: tudo está a indicar que esta campanha ainda vai trazer mais fatos lamentáveis como esses.

 

ESTANTES
Na quinta-feira, 15, no Bazar da Poesia, em Dourados, o poeta Emmanuel Marinho lançou "O Poema Secreto de S.J". Essa é sua mais recente obra literária. Com desenhos de Lula Ricardi, foi financiada pelo FIP (Fundo Municipal de Investimentos na Produção Artística e Cultural). Mais uma obra-prima da talentosa safra literária regional.

 

MALABARISMOS
O bispo Edir Macedo já dá sinais de ter perdido a fé na vitória de Jair Bolsonaro (PL), o seu candidato na disputa sucessória. Dono da TV Record e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Macedo estaria preparando um possível desembarque da candidatura do presidente e ainda com disposição de gradualmente baixar o tom da linha de jornalismo contra o ex-presidente Lula (PT). Deve ficar no muro até outubro, apostam alguns analistas. 
 

MALABARISMOS II
Além da dianteira de Lula sobre Jair Bolsonaro na disputa presidencial, Edir Macedo tem outro perrengue nas contas: uma decisão da Justiça, acolhendo petição da Rede Bandeirantes, determinou o bloqueio de R$ 10,7 milhões nas contas da Igreja Universal (Iurd). O motivo é o prolongado atraso no pagamento dos aluguéis da Rede 21, canal de São Paulo controlado pela emissora de João Saad.

 

TRICOLORINDO
Na quinta-feira, 15, o empresário e esportista Roberto Rech acrescentou um tom especial de azul, preto e branco em seu dia. Era a data dos 119 anos do glorioso Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Rech não economiza a voz e entra no coro da torcida: "Até a pé nós iremos, para o que der e vier, mas o certo é que nós estaremos com o Grêmio onde o Grêmio estiver".

 

 UMA NO CRAVO…
Luana Carvalho, filha da sambista Beth Carvalho, acionou judicialmente o ministro das Comunicações, Fábio Faria, por ter usado, em uma peça de propaganda da campanha de Jair Bolsonaro (PL), a canção "Vou Festejar", com a voz da cantora. A demanda de Carvalho resultou na retirada da publicação. Uma indenização deverá ser paga pelo ministro, que é genro de Sílvio Santos.

 

… OUTRA NA FERRADURA
Quem revela é o reconhecido e bem-informado professor e analista Eronildo Barbosa da Silva: brizolistas históricos, alojados ou não no PDT sul-mato-grossense, resolveram, depois de muita reflexão, trocar Ciro Gomes por Lula (PT) na disputa presidencial. Dão prioridade absoluta ao propósito de impedirem a reeleição de Jair Bolsonaro (PL). Usam até aquela frase venenosa de Leonel Brizola, de 1989, para criticar o líder petista comparando-o a um batráquio: Vamos engolir o sapo barbudo.

 

RECORDISTA
O maracajuense David Cardoso é um dos grandes campeões da produção audiovisual em todo o mundo. Se forem somadas as obras cinematográficas, novelísticas e teatrais das quais participou como ator, diretor, produtor, roteirista, cinegrafista, dublador, figurinista e outros encargos, os títulos passam das 100. A quem quiser conhecer um pouco dessa história, é só assistir à Mostra Especial David Cardoso, de 19 a 23 deste mês, às 19h, na sala de cinema do Museu da Imagem e do Som de MS (MIS). Oportunidade para assistir a cinco dos mais de 70 filmes dele e comemorar seus 60 anos de carreira de ator.
 

 

JUBILEU DE OURO 
Moacir Saturnino de Lacerda fez contundente manifesto pelos 50 anos da sua turma de Engenharia Civil na Universidade Federal (UFMS). Lembrou que teve seus primeiros contatos com cálculos e estruturas quando era bem criança, em Porto Esperança, distrito de Corumbá à beira do Rio Paraguai. Ele via a construção da estrada de ferro da Noroeste do Brasil e da ponte ferroviária Eurico Gaspar Dutra, na época, um dos milagres da engenharia brasileira. Calcula-se que pelo curso da UFMS já se formaram, nestas cinco décadas, cerca de 1.800 engenheiros. 

PENSAMENTO DO DIA
Não jogue espinhos na estrada, porque, na volta, você pode perder os sapatos e voltar descalço.

 

Divulgação

Todas as honras, glórias e palmas para a aniversariante de ontem, Maria Eduarda Pedrossian Faria Gatti. Mulher muito especial, ser humano exemplar e a companheira ideal, que ajuda o marido a galgar novos desafios. Para mim, acima de tudo, uma amiga sempre presente, a quem faço questão de abraçar com todo o carinho, respeito e admiração. Que Deus continue iluminando e abençoando sua estrada.

 

Fotos: arquivo

A delegada de Polícia Civil Marília de Brito e o fiscal tributário do Estado Alex Ded

 

Marília Dibo e o empresário Márcio Moukacher

 

A advogada Daniela e o médico urologista Ari Miotto

 

A publicitária Thaiz Amorim com a blogueira Poli Landim

 

O diretor da Leroy Merlin na Capital, Luciano Lopes, e a esposa, Sirley Teodoro

 

NA LEMBRANÇA
O escritor ítalo-cubano Ítalo Calvino morreu no dia 19 de setembro de 1985, em Siena, na Itália. Tinha, na época, 62 anos e um longo histórico de resistência ao fascismo. Autor de livros como “A trilha dos ninhos de aranha”, “O Barão nas Árvores”, “Os Amores Difíceis”, “O Dia de um Escrutinador”, “Fábulas Italianas” e “Se um viajante numa noite de inverno”, ele era um apaixonado por seu ofício: "Escrever é um ato que deve obedecer a certas regras ou transgredi-las deliberadamente".