fernandosoares_15-09-2022

Edições anteriores

EXISTEM AINDA SETE RAINHAS PELO MUNDO;

UMA DELAS É BRASILEIRA

 

 

Fotos: Reprodução

Se você acha que o Reino Unido é a única nação que tem a monarquia como forma de governo, você está muito enganado. Atualmente, existem cerca de 43 países que são regidos por reis ou rainhas, como Espanha, Arábia Saudita, Japão, Mônaco, Tailândia, Holanda, Suécia, Noruega, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Dinamarca entre outros. Elizabeth II foi a rainha mais conhecida do planeta e uma das mais longevas, com 70 anos de reinado. Agora, depois de sua morte, existem sete rainhas no mundo, porém, apenas uma é reinante. Conheça as monarcas!

 

Mozah bint Nasser Al Missned do Catar
Nascida em Al Khor, Mozah bint Nasser Al Missned é a segunda das três esposas de Hamad bin Khalifa Al Thani, o Emir. Como rainha consorte do Oriente Médio, já representou seu país em muitos eventos internacionais, muitas vezes, sozinha.

 

Ntfombi da Suazilândia
Ao lado de seu filho, o rei Mswati 3º, a rainha-mãe Ntfombi serve, desde 1986, ao Reino de Essuatíni, na África, e é líder espiritual do rei. Todos os anos, ela comanda, na Vila Real de Ludzidzini, o Umhlanga, festival com uma enormidade de virgens dançando para o monarca.

 

Anak Saleha de Brunei
A esposa do sultão Hassanal Bolkiah, atual sultão de Brunei, Anak Saleha é rainha consorte do reino e membro da família real. É filha de Pengiran Anak Haji Mohamed Alam e Pengiran Anak Hajah Besar.

 

Margarida da Dinamarca
Neste ano, a rainha Margarida 2ª, da Dinamarca, completou 50 anos de reinado. Ela só se tornou rainha devido a uma alteração legal que introduziu a sucessão feminina nos reinados. A monarca subiu ao trono em 1972, sendo a primeira rainha a assumir a Coroa após a alteração da lei. Após a morte de Elizabeth II, ela torna-se a única rainha reinante.

 

Rania Al-Abdullah da Jordânia
Casada como o rei Abdullah 2º, ela é conhecida por seus trabalhos de defesa da educação e serviços de saúde na Jordânia. Nasceu no Kuwait, em 1970, e foi forçada a fugir durante a primeira Guerra do Golfo, em 1991, aos 21 anos. Em 1993, conheceu o então príncipe Abdullah 2º bin al-Hussein, durante uma festa.

 

Rainha Máxima da Holanda
Esposa do rei Guilherme Alexandre e rainha consorte dos Países Baixos desde 2013, Máxima Zorreguieta Cerruti nasceu em Buenos Aires e entrou para a realeza em 1999, porém, tornou-se rainha apenas em 2012, com a renúncia da rainha Beatriz.

 

Sílvia da Suécia
De origem brasileira, a consorte do rei Carl 16 Gustaf é filha de um alemão com uma brasileira e morou no Brasil em parte de sua infância. Aos 78 anos, Sílvia tem três filhos, a princesa Victoria, herdeira do trono, o príncipe Carl Philip e a princesa Madeleine.

     

 

 

 

 

 

 

DESEQUILIBRADO
Viva Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura! Se cada jornalista mulher tivesse ao seu lado um Leão com tal valentia, os ratos de esgotos metidos a valentes sequer sairiam de suas tocas. Solidariedade à Vera Magalhaes e um coro de vaias ao deputado estadual de SP Douglas Garcia (Republicanos), o fujão que, na hora do “pega pra capa”, saiu correndo e possivelmente se borrando nas calças. Vergonha para o Brasil é você, seu cagão, e não uma profissional competente, que faz seu trabalho com garra e honestidade.

 

LUTO
Morreu, na segunda-feira, 12, em São Paulo, a professora e doutora em Direito Maria Stella Amorim, a celebrada coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da histórica Universidade Gama Filho. Ela era amiga e mestra de personalidades locais, entre elas, da advogada e atual candidata petista ao governo, Giselle Marques.

LOUROS
A dinâmica presidenta da Empresa de Saneamento de MS (Sanesul), Marta Rocha, feliz a granel com a prova de reconhecimento que teve, em Bonito, ao ser contemplada com o Prêmio Piraputanga de Turismo 2022. O evento, aliás, em sua sexta edição, seguiu a tradição e foi dos mais concorridos.

 

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Promovido pela seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Joinville (SC), o Congresso de Direito Urbanístico debateu, em dois dias (13 e 14), "Urbanidade e os Desafios das Cidades". Um dos palestrantes, o arquiteto e urbanista Ângelo Marcos Arruda abordou o tema "Direito à Cidade e Participação Popular no Plano Diretor".

 

VIDA SAUDÁVEL
Cresce o número de adeptos da terapia floral em Campo Grande. O uso da essência de flores é um tratamento reconhecido em mais de 50 países, com a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) desde 1956. Uma de suas principais divulgadoras no Estado é a terapeuta e farmacêutica Daniely Proença. É um método de tratamento que faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

 

Assistindo ao horário eleitoral para presidente da República, lembrei-me do saudoso campo-grandense Jânio Quadros. Olha aí um salvador da pátria que iria varrer tudo, limpar e arrumar a casa, e terminou virando pó. Meu Deus! Que país é este? Acreditar em quem?

 

MEMÓRIA AGREDIDA
Assim como outras cidades, Corumbá sofre com o descaso das autoridades e o desprezo por seu patrimônio histórico e vestígios memoriais da própria identidade. O professor Anísio Guató, atenta sentinela desse recorte, ataca o que considera agressão do abandono das obras que transformariam o antigo Clube Noroeste em um Centro Integrado de Saúde. Para ele, esse pode ser um crime de lesão ao Patrimônio Público Histórico Ferroviário, previsto pela Lei Municipal 1.502/97. Em tempo: Anísio é indígena Guató – dos únicos Guató remanescentes no mundo – e trabalhou na Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

 

DIA DELA
Hoje é o Dia de Nossa Senhora das Dores. A devoção à Nossa Senhora das Dores possui fundamentos bíblicos, pois é na Palavra de Deus que encontramos as sete dores de Maria: o velho Simeão, que profetiza a lança que transpassaria (de dor) o seu Coração Imaculado; a fuga para o Egito; a perda do Menino Jesus; a Paixão do Senhor; crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo. Nós, como Igreja, não recordamos as dores de Nossa Senhora somente pelo sofrimento em si, mas também pelas dores oferecidas, a Santíssima Virgem participou ativamente da Redenção de Cristo. Dessa forma, Maria, imagem da Igreja, está apontando a nós uma nova vida, que não significa ausência de sofrimentos, mas oblação de si para uma civilização do amor. Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!

 

EMBOSCADA
O presidente Jair Bolsonaro (PL) até respirou melhor ao saber que o assassino que residiu em Ponta Porã, que matou a esposa e o filho em São Paulo por ciúmes, quando de posse de uma carabina adquirida via CAC, possui uma tatuagem do candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no braço.

 

SUSTO
A querida Jane Abuhassan foi internada, ontem, num hospital de Campo Grande, onde descobriram uma pneumonia seguida de um derrame pleural. Está reagindo muito bem ao tratamento. Se Deus quiser, tudo vai dar certo. Preces para ela.

 

MICO
Com as perguntas prontas na mão, Bruna Mendes da TV Morena até perdeu-se na entrevista com o indígena Guarani Magno de Souza, do PCO (Partido da Causa Operária). O homem não tem raciocínio rápido e as respostas iam na contramão das perguntas. Como pode haver um candidato nesse perfil?

 

PENSAMENTO DO DIA
Aos elogios do povo, prefiro os aplausos da minha consciência.

 

NA LEMBRANÇA
A escritora Agatha Christie nasceu em 15 de setembro de 1890, em Torkay, Inglaterra. Criadora do personagem inspetor Hercule Poirot, ela é autora de 75 romances, que venderam mais de 100 milhões de exemplares em todo o mundo. Muito bem-humorada, ela disse, certa vez, uma frase brilhante sobre casamentos: "O arqueólogo é o melhor marido que uma mulher pode ter. Quanto mais velha ela fica, mais interesse ele tem por ela". Agatha Christie morreu em 12 de janeiro de 1976.