fernandosoares_05-09-2022

Edições anteriores

SEM BARREIRA
Dos 17 pedidos de impugnação de candidaturas formulados pelo procurador regional eleitoral Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves, da Procuradoria Regional Eleitoral em Mato Grosso do Sul (PRE-MS), alguns já foram liberados. O ex-senador Delcídio do Amaral (PTB) teve, pelo TRF1, em Brasília (DF), a suspenção da resolução do Senado Federal que homologou a cassação do seu mandato de senador, em 2016. Com isso, ele recupera os direitos políticos e pode seguir com sua candidatura a deputado federal em 2022.

 

CELEBRAÇÕES
Em tempos de desafio intensificado para combaterem-se os predadores e rechaçar aqueles que devastam a natureza em nome de incontroladas ambições, nada como realçar as datas de reflexão e renovação da luta pelo sustentável. Um exemplo: o 03 de Setembro, Dia Nacional do(a) Biólogo(a). E um registro de justiça e merecimento na saudação a profissionais que atuam comprometidos com este propósito, a exemplo da professora universitária e bióloga Maria Helena Andrade.

BOQUIRROTOS
A punição aplicada ao deputado federal Daniel Silveira (PTB) – aquele bolsonarista sortudo e falastrão – estava desenhada. Não foi surpresa alguma, desde que, nas redes sociais, em alto e bom som, para quem quisesse ouvir, abriu a caixa de ferramentas com impropérios e palavrões contra princípios elementares da Constituição. Confundiu liberdade de expressão com liberdade de agressão e dela abusou. Democracia é para ser preservada e não espingardeada.

 

CONSUMISMO
Esta é boa: tem gente ansiosa pela chegada da Black Friday para torrar a graninha que chegou via fundo partidário. Bisbilhoteiros espalham a informação, sem darem nomes aos santos – ou santas – que preparam o fôlego para "invadirem" as lojas paraguaias de Pedro Juan Caballero, na fronteira com o Brasil.

 

SE CORRER…
A senadora Simone Tebet (MDB) cresceu um pouco na corrida presidencial. Não passará do primeiro turno, mas deve garantir o segundo, juntamente com os votos do pedetista Ciro Gomes. O que se comenta é que Tebet traçou uma estratégia de campanha que a põe a cada dia como opositora radical e definitiva de Jair Bolsonaro (PL). Isso, se houver um segundo turno, poderá levá-la a apoiar o ex-presidente Lula (PT), algo que ela disse, certa vez, que não iria fazer. Será?

 

EXCELÊNCIA NA LITERATURA
Há sete anos, na Livraria Cortez, bairro Perdizes, em Sampa, a consagrada e inquieta escritora guaicuru Sylvia Cesco lançava mais uma de suas obras, "Histórias de Dona Menina". Na fila de autógrafos, duas presenças especialmente singulares no seu acervo de afetos: a sobrinha Deborah Cesco e o marido, o ex-piloto de F1 e Fórmula Indy, Raul Boesel.

 

PORTE FLEX
O Movimento Pró-Armas, idealizado, em Mato Grosso do Sul, e dirigido pelo advogado Marcos Zborowski Pollon, deve estar radiante com a notícia: o Exército está deixando de vez de fiscalizar a importação de armas de fogo, munições e acessórios. A partir de agora, apenas um documento de carimbo internacional vai atestar a segurança do armamento importado, livrando os importadores brasileiros de submeterem-se ao rito nacional de certificação.
 

PORTE FLEX II
Fundador e líder do Movimento Pró-Armas, Marcos Zborowski Pollon é candidato a deputado federal pelo PL sul-mato-grossense. Ele apresenta-se, nas redes sociais, como advogado, professor de Direito desde 2003, especialista em legislação de controle de armas, pró-Deus, pró-vida e pró-armas, fundador da ADPMS (Academia de Direito Processual do Mato Grosso do Sul) e do Instituto Conservador, fundado em 2015. Bolsonarista, gaba-se da amizade com a família do presidente da República, inclusive faz sua campanha exibindo como aliado o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), que veio a Campo Grande prestigiar o lançamento de sua candidatura.

 

E O MORO, HEIN?
Sérgio Moro, que ingressou na política como estrela reluzente filiada ao Podemos, anda mesmo apagadão. Desde que deixou a legenda, trocando-a pelo União Brasil, passou a viver seus infernos astrais. Agora, para completar, o Podemos acusa-o de tentar beneficiar amigos com o fundo partidário e de fazer caixa 2. Vale recordar que, ao deixar a sigla, o ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro havia acumulado uma senhora despesa, custeada pelo Podemos, para bancar suas andanças e exigências.

 

CARAS SACAS
Nem mesmo a alta no custo para produzir-se soja em Mato Grosso do Sul – que deve chegar a 26,6% – compromete a projeção de lucros para o agronegócio na safra 2022/23. A consultoria StoneX estimou em 13.394 toneladas a produção da oleaginosa em Mato Grosso do Sul, três vezes menos que em Mato Grosso, que produzirá em torno de 42 milhões de toneladas. Os maiores produtores de soja, no País, são Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás. Na pauta geral de grãos, o maior produtor nacional é o Mato Grosso, com participação de 30,3%, seguido pelo Paraná (13,8%), Goiás (10,6%), Rio Grande do Sul (9,4%), Mato Grosso do Sul (8,2%) e Minas Gerais (6,7%).

 

Fotos: arquivo

As empresárias Barbará Ruzanovsky e Marina Amorim

 

Os paisagistas Giorgia Davalo, Jorge Nantes e Eliane de Oliveira

 

As empresárias Luciana Schneider e Laura Amorim

 

Os irmãos empresários Ricardo e Camel Nassif

 

As arquitetas Cristine Zeni e Letícia Fornari

 

Reprodução

Mais uma semana que se inicia e, com ela, uma estrela no céu, que é a Santa Madre Teresa de Calcutá, conhecida como a mãe dos pobres e que, hoje, a Igreja Católica celebra, em seu dia. Que ela esteja sempre ao nosso lado, amparando-nos nos seus braços e amando-nos em seu coração. Que Jesus, Nossa Senhora e os Espíritos de Luz nos abençoem, neste dia e durante toda a semana!

 

PENSAMENTO DO DIA
“Existe uma única estrada e somente uma, e esta é a estrada que eu amo. Eu escolhi-a. Quando trilho nessa estrada, as esperanças brotam e o sorriso abre-se em meu rosto. Dessa estrada, nunca, jamais fugirei” (Daisaku Ikeda). 
 

NA LEMBRANÇA
O rei Luís XIV da França nasceu em 5 de setembro de 1638 para tornar-se o Rei Sol entre 1643 e 1715, quando personificou o auge do absolutismo francês invadindo os Países Baixos e fortalecendo o país como potência política, econômica, cultural e artística. Luís XIV tinha uma curiosa frase, aplicável a qualquer pessoa que ocupe um cargo de comando: "Toda vez que preencho um posto vago, produzo cem descontentes e um ingrato".