fernandosoares_02-09-2022

Edições anteriores

CONSEQUÊNCIA DA SECA
A seca, a poeira, mudança de temperatura e tudo de ruim que existe estão derrubando muita gente. Nas festas da cidade, sempre tão disputadas, pelo menos 20% dos convidados não têm comparecido. Motivo: gripe, febre e mal-estar. As gripes de hoje duram 15 dias, quando, no passado, eliminavam-se em uma semana. Por isso é bom ir prevenindo-se. Água, muita água e nada de noitadas.

 

EM ESPÉCIE
Não é só o poderoso mito e sua família que andam investindo em imóveis fazendo aquisições com dinheiro vivo. Em Mato Grosso do Sul, a prática é recorrente. Coincidência ou não, seus praticantes são, em maioria, políticos ou figuras muito bem articuladas com representantes ou órgãos públicos.

 

QUARENTOU!
Talita Antunes da Rocha, uma das grandes campeãs das quadras de areia em todo o planeta, chegou aos 40, na quarta-feira, 31, em plena forma. Com o companheiro e técnico Renato França, o filho Renatinho, familiares e amigos, ela deixou-se envolver pelos paparicos. Mas não perdeu o foco nas competições, sendo um dos destaques do circuito mundial de vôlei de praia.

 

FRIENDLY FIRE
Em Brasília, fiéis do presidente Jair Bolsonaro (PL) desconfiam que tem gente da própria base colaborando com denúncias contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL). Peça principal da engrenagem parlamentar de sustentação do governo, Lira vem sendo duramente atacado pela oposição com acusações de malversação de recursos do orçamento secreto, inclusive na pavimentação de estradas que atendem suas propriedades em Alagoas. A motivação para o fogo amigo seria a sucessão na Mesa da Câmara, em 2023.

 

APELAÇÃO
Além de deselegante é muito atrevimento de um pseudoassessor de imprensa exigir que fotos de seu aniversário sejam publicadas. Aqui temos editor e jornalistas que avaliam o que realmente é notícia e vai ao encontro do que se propõe a coluna Fernando Soares. Não me intimido com ameaças e nem me incomodo quando as pessoas confundem o comercial com o social. Uma prática tão comum em Campo Grande, que está até virando rotina. Simplesmente não noticio e fim de papo.

 

BANGUE-BANGUE
Endinheirados de Mato Grosso do Sul – entre eles, um político com mandato municipal e um fazendeiro de muitas posses no interior – perfilam-se entre os carabineiros de plantão que se aproveitaram do "liberou geral" para a compra de armas. Reforçaram significativamente o arsenal para suas diversões e exercícios, inclusive com caçadas em região pantaneira. Devem estar cadastrados nos CACS (Caçadores, Atiradores Esportivos e Colecionadores) de armas de fogo, que fizeram o comércio bélico no Brasil crescer 187% desde 2018, quando o governo Bolsonaro (PL) afrouxou as regras para compra e venda no setor. Das 350,6 mil armas vendidas naquele ano, o Brasil saltou para mais de 1,006 milhão até julho de 2022.

 

ALTAR
Amanhã será o grande dia para os advogados Natália Alves e Marlon Borges, sobrinho do titular da coluna. No período da pandemia, eles oficializaram, no cartório, a união, em cerimônia restrita. Com o fim da pandemia, o casamento com presença do público será no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Bandeirantes, seguido de festa no salão tradicional da cidade. Alves, sem dúvida, vai ser das mais belas noivas da temporada. Vamos conferir tudo de perto.

 

OPORTUNIDADE
A prefeita Adriane Lopes (Patriota) inaugurou o espaço CGR Business, instalado nos altos da Afonso Pena, para garantir que empresários de outros estados e países possam reunir-se para relações comerciais com os empreendedores da Capital e firmar uma interligação comercial aproveitando-se o Mercosul e o corredor bioceânico.

 

POIS É
Mais uma história de estelionato que chegou ao fim. O playboy Victor Hugo, que se exibia de porsche pela cidade, foi alvo da Polícia Civil depois de praticar estelionato e furto qualificado. Ele é acusado de vender casas dos programas sociais e comprar veículos com cheque sem fundo, além de coagir, no curso dos processos, testemunhas de crimes de assédio sexual e exploração sexual. É aquele ditado: Fortunas erradas terminam zeradas. Mais dia, menos dia.

 

SOBRE VENCEDORES
Campo Grande tem um dos maiores exemplos de longevidade na dedicação e amor aos esportes. Aos 78 anos, Basílio Santana de Oliveira prepara-se com afinco para disputar a próxima São Silvestre. É mais uma das competições de fundismo que o quase octogenário servidor público aposentado vem disputando há décadas, colecionando títulos e mais títulos locais, regionais e nacionais. Em Cuiabá, por exemplo, onde já venceu a tradicional Corrida de Reis, ele é um dos ícones das provas de pedestrianismo. Santana de Oliveira é o irmão mais velho do músico e cantor Simona e primo do jornalista e colaborador desta coluna Edson Moraes.

 

Fotos: arquivo

Casal que admiro: Os empresários Roberto e Nair Rech

 

A querida Terezinha Trad e a filha, psicóloga, Tetê Trad

 

Os empresários, proprietários dos Imbaúba Laticínios, Silvana Gasparini Pereira e Edgar Rodrigues Pereira

 

O querido casal, a doutora de tecnologias ambientais, engenheira civil Marilúcia Sandim, e o marido, diretor-presidente da AGEPREV, Jorge Martins

 

O pecuarista Fernando Rabelo Gonçalves com o casal Oswaldo e Margarethe Melo

 

O secretário-adjunto de Educação de MS, Édio Resende, e a esposa, Leila

 

PENSAMENTO DO DIA
As pessoas nem sempre reconhecerão o que você fez. Elas só verão o que você deixou de fazer.

 

NA LEMBRANÇA
No dia 2 de setembro de 1937, em Genebra, na Suíça, um ataque cardíaco matou o barão Pierre de Coubertin, incentivador da criação dos Jogos Olímpicos Modernos e ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional. Nascido Pierre Fredy, em 1º de janeiro de 1863, em Paris, ele trabalhou arduamente pelo esporte, como pode ser visto nesta declaração: "Por que restabeleci os Jogos Olímpicos? Para enobrecer e fortalecer o esporte, para assegurar independência e perenidade ao esporte, para torná-lo apto a preencher o papel educativo que lhe cabe no mundo moderno".