fernandosoares_07-07-2022

Edições anteriores

SEM PERDÃO
Num pente-fino feito pela Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, de cara, foram constatadas as vendas de 30 apartamentos e casas populares recém-entregues em Campo Grande. A ordem é retomarem-se os imóveis.

 

MAIS UM PASSO
Avança a implantação do Corredor Bioceânico na fronteira Brasil-Paraguai. Na cidade paraguaia de Carmelo Peralta, começou a construção da ponte que fará a ligação com Porto Murtinho. Sobre o Rio Paraguai, terá 1,2 km de extensão, ao custo de US$ 102,6 milhões. Prevista para ser entregue em 2024, a obra é ponto estratégico de acesso do Brasil aos portos chilenos no Pacífico, este é o chamado Corredor Bioceânico.

DEDOS SUJOS
Gente sem autoridade moral para cobrar decência de quem quer que seja anda assanhada, nas redes sociais, publicando inverdades ou ilações depreciativas dirigidas a pessoas das quais discorda política ou ideologicamente. Tem todo tipo de malfeitor nesse grupo de acusadores: ex-vereador beneficiário do submundo, ex-coordenador de campanha envolvido em processos de lavagem de dinheiro, gente fina da high society com empregos e outras sinecuras dos cofres públicos e até rufiões que se serviam de crianças e adolescentes para suas taras sexuais. E posam de mocinhos e moralizadores sem nenhuma preocupação com a própria "capivara". É muita cara de pau!


Laís e o médico Marcos Bonilha.

 

MUDANÇAS PROFUNDAS
A nova ordem política e governamental do Chile abriu as portas para a efetivação de mudanças profundas, todas por via democrática e popular. A Constituição será reformada e entre as novidades possíveis estão o reconhecimento dos povos indígenas e a extinção do Senado.

 

PALCO
Aos poucos, o diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Gustavo de Arruda Castelo, vai finalizando as atrações para o 21º Festival de Inverno de Bonito, que será realizado de 25 a 28 de agosto. O cantor sertanejo Daniel será uma das atrações do grande evento da cidade de Bonito.

 

DERRUBAR MUROS
Combater o racismo significa defender a igualdade racial. Isso implica evitar práticas antigas e corriqueiras que podem nascer da ingenuidade ou da espirituosidade, porém, são elementos de reforço ao preconceito estrutural, como as piadas e expressões que colocam em posição inferior pessoas pretas. Esse é o caso de piadas que exaltam o "serviço de branco" ou zoações que sugerem transar com uma mulher negra, na sexta-feira, para tirar o azar. Evitar ou combater tais práticas não é ser "politicamente correto", é ter e exercer uma postura de coragem transformadora para melhorar o mundo. 
 

DERRUBAR MUROS II
No universo da gente famosa, são muitos os casos de reforço ao racismo estrutural, praticado às vezes de forma involuntária ou sem a noção do grave dano social que causam. A expressão "neguinho", empregada pelo ex-piloto de F1 Nelson Piquet para alfinetar o inglês Lewis Hamilton, é replicada a todo momento. Zoe Martinez, apresentadora da TV Jovem Pan, comentou o caso e citou o nome artístico do cantor Neguinho da Beija-Flor. Defendeu esse tipo de apelido, entendendo que não se trata de racismo e até ilustrou sua opinião com uma comparação desastrosa: "Olha que ele é negro, negro, assim… que na escuridão a gente só vê a gengiva”. Quase disse que é um "negro de alma branca".

 

A querida juíza de Direito Sandra Artioli com o filho Felipe Casanova e a nora Thayane Faracco.

 

RECONHECIMENTO
Celso Katsumi Arakaki recebeu o Selo Conexão Hemosul pelo trabalho voluntário criativo. Ladeado pelas competentes Mayra Franceschini, gerente de relações públicas, e da coordenadora-geral do Hemosul, Marli Vavas.

 

Reprodução/Instagram

A paulista Indy Santos, de 31 anos, foi confirmada no elenco da 24ª temporada do Big Brother nos Estados Unidos. Esta é a primeira vez que uma brasileira integra o casting do programa. Santos é comissária de bordo e mora em Los Angeles.

 

SAÚDE
A mamãe coruja Ana Cristina Martins multiplica-se nas preces e derrama loas ao filho Afonso Nogueira Simões Corrêa Neto, 24. Ele é um dos formandos da Turma 152 da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. A colação de grau aconteceu nesta terça-feira, 05, no salão nobre da instituição.

 

DIA DELE
Hoje é dia de Santo Adriano. Ele pertencia à chefia da guarda romana, com a qual o imperador Diocleciano perseguia duramente os cristãos. Encontrou Cristo no amor de sua esposa. Foi martirizado, queimado vivo juntamente com os outros 22 cristãos. Santo Adriano, rogai por nós!

Fotos: arquivo

Carla e o médico e professor da UEMS Renato Arruda.

 

O empresário Ruy César Barbosa e a esposa, Nádia Barbosa.

 

Divulgação

Depois de anos longe de Campo Grande, por causa da pandemia, a empresária Sandra Souza retornou de Portugal para dias de descanso em nossa capital. A princípio, ela retornaria em setembro, mas deve ficar por aqui até outubro, nas eleições. Mesmo à distância, Souza acompanha, diariamente, de Lisboa, as movimentações políticas de Mato Grosso do Sul. Na foto, o titular da coluna recebendo Sandra Souza e o médico de coluna José Luiz Mikimba.

 

PENSAMENTO DO DIA
O tempo deixa perguntas, mostra respostas, esclarece dúvidas, mas, acima de tudo, o tempo traz verdades. 
 

NA LEMBRANÇA
Ele era um fora da lei, mas virou lenda no Nordeste brasileiro. Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, nasceu no dia 7 de julho de 1897, na Comarca de Vila Bela (atual Serra Talhada), em Pernambuco. Líder cangaceiro, ele e seu bando de 120 homens aterrorizaram cidades e vilarejos, da Bahia ao Ceará. Morreu no dia 28 de julho de 1938, em Sergipe, durante um confronto com a polícia.