fernandosoares_24-03-2020

Edições anteriores

PREOCUPAÇÃO
Vale mais a economia ou a vida de um povo? Todo mundo recluso neste momento. A economia a gente vê depois. Não podemos repetir a Itália, que hoje chora seus mortos. Concordo com as decisões tomadas pelo prefeito Marquinhos Trad e pelo governador Reinaldo Ajambuja que estão agindo rápido para frear a epidemia.

 

PESTES SEM DNA
Os birutas de aeroporto continuam dando seu show de ignorância e estupidez, demonizando a China e os chineses, exigindo ainda que o país seja responsabilizado pela criação do Covid-19. E não levam em conta que o Brasil, com o zykavírus, e outros países, também produziram ou foram berços disseminadores de outras epidemias, como a gripe espanhola, a peste suína e a tifo.
 

CAUTELA
Hoje, começa a campanha de vacinação contra influenza, na primeira fase com idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde. Não vamos levar nossos pais e avós e trazer outro problema do outro vírus. Mantenha distância de 2 metros, um do outro, e coloque máscaras nos idosos.
 

VÃO VENDO
Se a troupe do andar superior do Palácio do Planalto levou a sério a pesquisa da XP, em parceria com o Ipespe, já pôs as barbas de molho. A amostragem, divulgada esta semana pela CNN Brasil, constata que os conceitos de “ótimo” e “bom” atribuídos ao governo Bolsonaro caíram de 34% para 30% e os de “ruim” e “Péssimo” saltaram para 36%. Mais contundente: os trending tops (TT) dos temas mais populares do Twitter indicam que as mensagens de apoio ao presidente deixaram de ser maioria. Antes, o apoio vencia a reprovação por 76% a 24%. Hoje, as mensagens contra o presidente já atingem 53%, contra 47% a favor.
 

VÃO VENDO II
Em relação arranhada com o presidente e começando a virar alvo de denúncias por contratar empresa que deu dinheiro para sua campanha, Luiz Henrique Mandetta trafega faceiro por reportagens de respeitados veículos nacionais. Sobre sua atuação, um texto do jornalista César Felício, no Valor Econômico, define: “Cresce popularidade de Mandetta. Ministro da Saúde só perde para o da Justiça em prestígio”. Mateus Vargas, do Estadão, foi incisivo: “Protagonismo de Mandetta na crise incomoda Bolsonaro”. E Camila Abro, de Conteúdo Estadão (SP) e Gazeta do Povo (RS), sapecou: "Pragmático e ex-médico das Forças Armadas, Mandetta ganha os holofotes em crise do coronavírus".


A BRONCA
A bronca contra os aproveitadores, reforçada pelo vídeo de feroz indignação do superintendente do Procon, Marcelo Salomão, está surtindo efeito e ganhando adesão de classes econômicas. A Associação dos Supermercadistas decidiu vender álcool em gel a preço de custo.
 

CONSCIÊNCIA
Alguns dirigentes religiosos vinham conduzindo os seus fiéis por caminhos perigosos, mantendo aglomerações e contatos pessoais, confrontando as recomendações médicas. Na contramão, felizmente, há verdadeiros líderes cristãos que não fazem da fé uma seta venenosa contra o bom senso, respeitam o dom divino da inteligência humana aplicada à Medicina. Um exemplo: o pastor Mílton Marques, um verdadeiro líder que, com simplicidade, preserva seu rebanho alimentando nele a fé inabalável em Deus e a confiança na Ciência instruída pelos céus.
 

PROTESTO ÁRABE
Omar Fares, influente liderança do movimento árabe-brasileiro em Corumbá, não poupa as autoridades que considera responsáveis pela crise diplomática com a China. Além do deputado Carlos Bolsonaro e seu pai presidente da República, Fares alveja o chefe do Itamaraty, Ernesto Araújo: “Um ministro das Relações Exteriores deve respeitar outras nações. Não deve condenar uma nação só para agradar um deputado”, enfatiza. A crítica procede: Carlucho, o filho de Jair Bolsonaro, é quem apadrinhou a indicação de Araújo.
 

TRISTEZA
Sábado de pesar para uma família querida de protagonistas da arte. Catarina Lúcio de Azevedo, mãe do cantor e produtor musical Beko Santanegra e vó da fotógrafa Rafaela Santanegra - que mora e exerce com brilho sua profissão em São Paulo – deixou o plano terreno.
 

TRISTEZA II
Na sexta-feira, 20, os fãs da country music ficaram abalados com a morte de um dos maiores representantes do gênero, o norte-americano Kenny Rogers. Tinha 81 anos e morreu de causas naturais. Em março de 2018, cancelou todas as agendas daquele ano, para cuidar da saúde. Compôs e interpretou dezenas de hits – um dos mais conhecidos é a balada-pop “You and I”, com The Bee Gees.

 

PENSAMENTO DO DIA
“Se sua vida é ruim em tempos de coronavírus, imagina a do galo. Tem um filho frango, uma mulher galinha, dorme em cima de um pau duro e ainda tem que acordar cantando.”
 

NA LEMBRANÇA
Joseph Roland Barbera formou uma parceria inesquecível com William Hanna. Por mais de 60 anos, os dois encantaram plateias do mundo inteiro com desenhos animados, como Tom & Jerry, Os Flintstones, Scooby Doo e Zé Colmeia, entre muitos outros personagens. Nascido em 24 de março de 1911, Barbera era bancário antes de se integrar ao mundo da animação e, em seus 95 anos de vida, cunhou uma bela frase, que encerra a coluna de hoje. "Uma coisa importante na vida é aproveitar as oportunidades. É estar em algum lugar na hora certa e, então, uma certa coisa acontece".

 

Fotos: Gabriel Santos

As médicas, Bianca Paraguassu e Raylla Nábila

 

O secretário adjunto de Educação de MS, Édio Rezende e a esposa, Leila

 

Celinia e o empresário Geraldo Maiolino

 

Os advogados, Juliana Martinez e o marido, Carlos Marques

 

As médicas, Patrícia Helena Teixeira e Paulina Trotta Abrão

 

O querido casal, Priscila e o pecuarista Wilson Coelho

 

Josilene e o marido, médico Jerônimo Assis, carinhosamente chamado de Jeje

 

SURTANDO
O proprietário da rede de lojas está atacando sem piedade a política econômica do governo. Luciano Hang grava vídeos para, sem citar o presidente Jair Bolsonaro, disparar petardos verbais contra medidas da equipe de Paulo Guedes. Para o “véio da Havan”, várias empresas estão fechando as portas e vão praticar demissões em massa. Considerado um dos maiores aliados de Bolsonaro, o agora insatisfeito Hang diz que pode demitir mais de 22 mil colaboradores se a situação continuar assim. Com a crise do Covid19, parece que a promessa não demora a ser cumprida.