fernandosoares_19-03-2020

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

A promotora de Justiça, Filomena, e o marido, arquiteto, Paulo Sergio Fluminhan

 

O investidor Luís Antonio Cese e o desembargador do TJ-MS, Odemilson Fassa

 

O secretário de Estado de Administração, Roberto Hashioka, e o juiz aposentado Jurandir de Brito

 

O secretário Especial de Governo, em Brasília, Pedro Chaves dos Santos Filho, e o presidente do Tribunal de Justiça de MS, Paschoal Carmelo Leandro

 

As delegadas, Roseli Molina e Deborah Mazzola Pereira

 

O eterno diretor social do Clube Estoril, José Reis, e a esposa, Regina Célia Reis

 

Os empresários, Carlos Bellim e a empreendedora Anita Toazza Bellim, dona da Anita Calçados

 

NOVAS MEDIDAS
O governador Reinaldo Azambuja está atento e tomando todas as medidas para conter o vírus em Mato Grosso do Sul. Os próximos passos, caso seja necessário, canalizar recursos do Fundersul e outras receitas próprias para investir com força em leitos hospitalares para salvar a população.
 

MEU DEUS!
O alerta à população é para evitar contato a fim de conter a proliferação do coronavírus. Não quero assustar as pessoas, mas não tem reagente suficiente na praça para fazer o teste do coronavírus. Ontem, vi um vídeo, mostrando um hospital de Nova Alvorada com pacientes colocados nas macas, sem forro algum. Direto no colchão. Imagina se houver uma contaminação em massa? Só Deus para nos salvar.

 

DESSE JEITO
O Sistema de Saúde de algumas cidades do interior de Mato Grosso do Sul, realmente deixa a desejar. Tem hospitais que não têm soro fisiológico.
 

AÍ TEM...
Cresce em quantidade e qualidade o número de personalidades que já duvidam da estabilidade política do presidente Jair Bolsonaro. Não só os analistas políticos, mas vozes influentes do Congresso Nacional, de vários governadores e prefeitos, dirigentes empresariais e sociais se multiplicam para afirmar que estão vendo furos na embarcação do capitão, à deriva no meio do mar.


ENTREGA
Os restaurantes de Campo Grande estão tentando de tudo para atrair clientes. Como não estão conseguindo, alguns que não tinham, criaram serviços delivery. Ao invés de ir ao estabelecimento, o prato vai até sua residência.
 

EFEITO
Ontem, o prefeito da Capital, Marquinhos Trad, tomou outra decisão plausível. Proibiu por decreto emergencial o corte de água durante 60 dias em Campo Grande.
 

LUCROS
As gôndolas dos supermercados começam a esvaziar. Álcool, de todas as espécies, não existe mais. Um dono de uma rede de supermercados da Capital disse ao titular da coluna, que vendas iguais a que estão acontecendo, há duas semanas, só se consegue nos festejos de final do ano.
 

ALTERNATIVA
O governo de Cuba anunciou que está usando o antiviral Interferon alfa 2B (IFNrec) no tratamento contra coronavírus. Ele é utilizado contra outras doenças virais como HIV e hepatite. A medicação contribuiu para a cura de mais de 1.500 pacientes.
 

RESUMO PARA CONTER

O CORONAVÍRUS:
1) idoso = isolamento
2) escolas = é melhor fechar
3) máscaras = pessoal da área de saúde e pessoas com outras doenças
4) teste = só em caso suspeito, sintomático, e fazer em casa
5) hospital = suspeita + febre alta + falta de ar
6) viajante de qualquer lugar = isolamento por 7 dias
Viajante de lugar epidêmico = 14 dias
7) eventos = 0
8) gripados = não visitar idoso
9) tome as vacinas de influenza e antipneumocócica, se for indicado
10) evitar aglomerações (restaurantes, cinema, transporte público)
11) lavar as mãos e usar álcool gel antes e depois de ir ao banheiro, e antes de comer.
12) usar álcool gel sempre que encostar em maçanetas, corrimão, apoiadores dentro de transporte públicob etc.
13) colocar o cotovelo na frente da boca ao tossir
14) síndrome gripal sem sinais de gravidade: permanecer em casa, tomar analgésicos Dipirona e/ou anti-térmico e caprichar na hidratação e na alimentação.
OBS.: *Não tomar o Ibuprofeno, pois acelera a multiplicação do vírus*.

 

MALANDRAGEM
Com a queda no barril do petróleo e mesmo a Petrobras anunciando redução de 9,5%, no preço do litro da gasolina, e de 6,5% no do diesel, lamentavelmente, o preço do litro do combustível em Campo Grande não apresentou nenhuma redução. Os empresários do setor, quando é para aumentar, o fazem na calada da noite. Quando é para diminuir, só depois que desovarem o estoque. Então, tá!
 

PENSAMENTO DO DIA
“Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele”.
 

NA LEMBRANÇA
Coincidência das coincidências... Ontem, esta coluna avisou do aniversário de 75 anos da ex- ministra do Turismo, Marta Suplicy. Hoje é dia de lembrar o nascimento de José Serra, que a derrotou nas eleições para a prefeitura de São Paulo, em 2004 – cargo que depois ele abandonaria. Eleito senador, cujo mandato vai até 2023, Serra completa 78 anos e ostenta um belo currículo político que começou nos anos 60, quando presidiu a União Nacional dos Estudantes (UNE), passando pelo Senado, pelo Ministério da Saúde e chegando à eleição presidencial de 2002, quando foi derrotado por Lula. É de Serra a frase que encerra a coluna de hoje: "A relação direta entre a tolerância com pequenos delitos e a ocorrência de crimes maiores ainda não foi percebida entre nós".