fernandosoares_18-03-2020

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

O querido advogado Rodrigo Silva e a esposa, Isis

 

O veterinário Elton Araújo e a agrônoma Carolina Cereser

 

Isabel e o marido, empresário, Maurício Albach

 

Viviane Carnevali, e o casal, Elisio Ferreira e Rosy Oliveira

 

Bertoldo Figueiró e a esposa, Vanessa

 

A deputada federal Rose Modesto feliz da vida com o resultado negativo do novo coronavírus, ao lado do arcebispo da Capital, dom Dimas Lara Barbosa

 

A psicóloga Kátia e Adilson Leguizamon

 

MUITO ATUAL
O “Dia em que a Terra parou”, musica do inesquecível Raul Seixas, nunca esteve tão em evidência. É só prestar atenção na letra e situá-la no momento difícil que a humanidade está enfrentando. Raul, o filósofo e visionário, sabia das coisas.

 

CANCELADO
O presidente da Santa Casa, Esacheu Nascimento, também está tomando medidas de precaução para conter a disseminação do novo coronavírus em Campo Grande. Em virtude do decreto do prefeito Marquinhos Trad, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento de emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente do novo coronavírus, ele suspendeu o concerto com o maestro João Carlos Martins, que seria realizado para 2 mil pessoas, nesta sexta-feira, no Diamond Hall.
 

E AGORA?
Um dos ministros mais elogiados do governo Bolsonaro é o da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Mas nem isso convenceu o presidente a respeitá-lo e seguir as suas ponderações. Bolsonaro não só estimulou as manifestações e foi pessoalmente dar o seu apoio, como também insistiu em minimizar a pandemia do coronavírus. Mandetta ficou constrangido por demais e há quem diga que se fosse para preservar seu nome e sua história, deveria pedir sua demissão. Afinal, ele, com máscara de proteção, e Bolsonaro, de cara limpa, gravaram um vídeo transmitido em todo o País. Mandetta recomendando prevenção e cautela – e o presidente afirmando que o surto de Covid19 é uma fantasia criada pela mídia.
 

EM CRISE...
Era só o que faltava. Com onda do coronavírus crescendo, o presidente Jair Bolsonaro agora tenta boicotar o ministro Luíz Henrique Mandetta, depois do ministro levar apoio a dois Estados: São Paulo e Rio de Janeiro, comandado por dois inimigos politicamente do presidente. Mandetta esteve com João Dória e Wilson Witzel, tentando montar ações num plano de contingência no combate ao avanço do coronavírus. Bolsonaro, pelo visto, quer usar seu governo para asfixiar os governantes inimigos. Não é a toa que o jurista Miguel Reale Júnior, defende que junta médica avalie sanidade mental de Bolsonaro.


VÃO VENDO
A disseminação do coronavírus pode ser evitada ou controlada mediante alguns cuidados preventivos básicos. Um deles é o uso de máscaras. Porém, vai aqui um alerta às autoridades e à população campo-grandense: quem vai aos postos de saúde, paciente ou acompanhante, precisa estar usando-as. Mas, nem a rede pública as disponibiliza em quantidade suficiente e nem as pessoas assumem a responsabilidade de providenciar a própria peça. As unidades de saúde andam superlotadas e mais de 90% dos usuários do SUS circulam nesses locais sem a devida proteção.
 

RETORNO
Prefeituras e Câmaras de Vereadores são terreiros eletivos providenciais para os políticos que ficaram sem mandato, a partir de 2017, para cá. Deputados e deputadas que não se reelegeram estariam cogitando retornar à cena com mandatos municipais. Caso de Dione Hashioka (PSDB), que pode ser candidata à Prefeitura de Nova Andradina.
 

REFORÇO
O Corpo de Bombeiros Militar agora tem um recurso especial para as suas ações operacionais no combate a incêndios florestais. Trata-se do bambi bucker, aquele balde gigante e dobrável que é conduzido suspenso num helicóptero para derramar água nas áreas em chamas. O equipamento foi adquirido pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) com os recursos de compensação ambiental e doado à corporação.
 

MUDANÇAS
As eleições e os futuros acordos partidários logo vão estar patrocinando várias novidades nas equipes de primeiro e segundo escalões dos executivos do Estado e de Campo Grande. Uma mudança que era dada como certa pode não acontecer mais – é na Secretaria Estadual de Saúde. Ao menos, comenta-se nos bastidores que o secretário Geraldo Resende já teria desistido de brigar pela indicação para disputar a Prefeitura de Dourados.
 

VIXI!
A senadora Soraya Thronicke, reclamou que, na segunda-feira, não conseguiu realizar todos os exames que detectam o novo vírus do Covid-19, senão um raio-x de pulmão que raramente detecta alguma coisa. Segundo ela, que teve atendimento na Santa Casa, o laboratório central que faz o exame de todo o Estado, estava em falta do reagente para fazer os testes. Com suspeita de ter contraído o vírus, ela achou prudente se manter isolada em casa para não colocar em risco a saúde de outras pessoas, até realizar todos os exames e receber os resultados.


FICHAS SUJAS
Não por crimes, mas por incompetência, comenta-se que três ou quatro prefeitos da base aliada estariam na lista de decepções da Governadoria. E que tais figuras não podem esperar mais que o trivial em matéria de apoio. Pesquisas que estão sendo avaliadas pela cúpula partidária e governamental indicam quais os casos perdidos e quais nos que vale a pena investir. O martelo está nas mãos do secretário político, Sérgio de Paula.
 

PENSAMENTO DO DIA
“A cada dia, Deus nos traz novas sementes. Mas cabe a cada coração, deixar florescer”.
 

NA LEMBRANÇA
Hoje, é dia do aniversário de Marta Matarazzo Suplicy, ex- ministra do Turismo e atualmente psicanalista e sexóloga. Ela completa 75 anos, neste 18 de março, orgulhando-se de sua trajetória política, após ter sido deputada federal e prefeita de São Paulo pelo PT. Mas a frase de hoje, proferida por ela, não fala de política, mas de amor. "Paixão é pesadelo, tortura e sonho enquanto dura. Pobre de quem nunca a viveu."