fernandosoares_14-03-2020

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

Os empresários, Lívia Arruda e Carlos Cesar Arruda

 

A chef de cozinha Camila Brito, o marido, e o presidente da Unimed, médico Maurício Simões Corrêa

 

Daisy Souza e o desembargador do TRT, João de Deus

 

Dina Tapia e Marista Santos Pereira, do administrativo da UFMS

 

Os escritores, Marisa Serrano e Américo Calheiros

 

O pecuarista Júlio Miranda, a esposa, Maria Teixeira, e a cunhada, Mara José Marcelo

 

PALMAS PRA ELE!!
Uma salva de palmas para o querido e competente coordenador de comunicação do Governo do Estado, Sérgio Gonçalves, que aniversariou, ontem. Benção e muitas luzes no seu caminho, hoje e sempre. São os votos da coluna.

 

SE ACHAVA
Esta semana, me encontrei com um ex-presidente de um poder, que, até dias atrás, só agradava seus puxa-saco, fazendo linda celebridade do mal. Era famoso por guardar o profissionalismo e a educação apenas para os momentos em frente às telas. Ignorava a imprensa e promoveu uma série de ações desconfortáveis a vários jornalistas. Fora do poder, estava humildezinho, cumprimentando os profissionais da comunicação, querendo reatar as amizades. Como a vida é uma via de mão dupla, vai e volta, finjo que nem conheço esse cidadão.


DIVISA
Em Pedro Juan Caballeiro, fronteira com Mato Grosso do Sul, o coronavírus faz seu estrago na cidade. Já foram confirmados mais de 80 casos no País. A cidade fronteiriça é dominada pelos chineses com seus comércios, muitos recém-chegados da China.
 

ALERTA
Com a chegada do Coronavirus no Brasil, onde vem dobrando a cada dia o número de casos suspeitos, a passeata de domingo em favor de Bolsonaro não vai acontecer. Nas próximas semanas, até aulas e outras aglomerações, deixarão de existir. O governo do Estado já estuda medidas sanitárias mais rígidas, para tentar conter o vírus.
 

PARECE QUE ESTÁ VINDO

UM FURACÃO
Em Campo Grande, até o fechamento da coluna, havia 10 casos suspeitos do coronavirus. A médica infectologista da Santa Casa, Priscilla Alexandrino, já alertou que a Capital deve ter um aumento considerável do número de casos nas próximas três semanas. Enquanto o coronavirus não chega com força, a dengue vai liderando. Foram 5.377 notificações em todo Estado na última semana, e as mortes saltaram de 13 para 18.


AFAZERES
Multiplicam-se as especulações e questionamentos sobre os passos políticos de Ricardo Ayache, este ano. Dirigente regional do PSB, ele concentra suas atenções nos afazeres de presidente da Caixa de Assistência dos Servidores Públicos (Cassems), lançou mais um hospital na sexta-feira, em Dourados. Mas à medida que amplia a rede hospitalar, o aplaudido gestor expande a presença do partido no Estado, sabendo que seu nome está entre as opções de chapa majoritária na sucessão em Campo Grande.
 

CORONADAS
Em dias de Covid pandêmico, o senador e médico Nelsinho Trad (PSD) tem ciência dos riscos a que estiveram expostos os membros da delegação brasileira na recente visita do presidente Jair Bolsonaro aos EUA. Um de seus parceiros de viagem, o secretário de Comunicação do presidente, regressou fazendo parte do grupo contaminado pelo virus. O presidente Jair Bolsonaro fez o teste ontem, e deu negativo.


NEGRITUDE
Tibe Bi Gole Blaise, cônsul da Costa do Marfim, deixou e levou boa impressão após a movimentada passagem por Campo Grande. Entre as atividades, foi conhecer a incubadora tecnológica da cooperativa da Universidade Estadual (Uems), debateu as possibilidades de parceria comercial e fez a agenda cultural, abordando a importância do continente africano e do movimento negro.
 

DIA DELA
Fátima Azambuja aniversariou na quinta-feira, 12, presenteada ao melhor estilo dos romances clássicos. Foram incontáveis declarações de amor, beijos e abraços do marido, o governador Reinaldo Azambuja.
 

REVOLTA NA FRONTEIRA
A severa punição que desclassificou o Corumbaense por ter escalado jogador em situação irregular motivou onda furiosa de insatisfação popular na cidade branca contra os dirigentes do clube. O clube estava se esfalfando em campo na luta para escapar ao rebaixamento. Porém, mesmo alertado com antecedência sobre os riscos que corria, continuou com a irregularidade. E está pagando um preço altíssimo.
 

BABY
 Não será num dia de domingo. Melhor: será num sábado, dia 25 de abril, com chuva de prata no Palácio Popular da Cultura, para engalanar a apresentação de uma das maiores intérpretes musicais brasileiras de todos os tempos: Gal Costa. A baiana vem aí com seus antigos e novos sucessos para garantir boa música ao povo.


ÀS URNAS
Com a confirmação de Paulo Duarte para concorrer à Prefeitura pelo MDB, o vereador e médico Gabriel de Oliveira pulou de canoa e embarcou no PSD. Tudo para não ficar de fora da disputa sucessória em Corumbá. Assim, o prefeito Marcelo Iunes (PSDB), que quer a reeleição, contabiliza dois concorrentes de peso em seu caminho.
 

PENSAMENTO DO DIA
“A vida é um caminho longo, onde você é mestre e aluno. Algumas vezes você ensina e todos os dias você apreende”.
 

NA LEMBRANÇA
Antonio Frederico de Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847, numa fazenda no interior da Bahia. Antes de morrer, aos 24 anos, escreveu uma vasta obra, passando para a história como o poeta dos escravos. É dele a frase que encerra a coluna de hoje: "O livro caindo n'alma, // é germe que faz a palma, // é chuva que faz o mar".