fernandosoares_06-03-2020

Edições anteriores

TALENTOS DO MS

 

 

Fotos: Gabriel Santos

A Cultura em Mato Grosso do Sul vai bem, obrigado. Sob o comando da presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro, a valorização dos artistas tem sido aplaudida desde que a eterna deputada assumiu a pasta. Ela não se furta a ajudar na arte, de todos os gêneros. Essa semana, o artista plástico e presidente da Associação de Artistas Plásticos profissionais de MS, Jonir Figueiredo, lançou uma exposição de arte sacra, com homenagem a Wega Nery com trabalhos de 13 artistas de MS, como Blanche Torres, Clara Rahe, Dela Barba, Elias de Paula, Grolli, Isac Saraiva, Jonir Figueiredo, Mary Slesssor, Mar Mourão, Patrícia Helney, Roberto Passos, Zé Daniel e Zilá Soares que permanecerá até 31 de março. Numa outra ala do centro Cultural Otávio Guizzo, os convidados puderam conhecer melhor a exposição intitulada “Discípulos de Ignêz”, pioneira das artes no Estado, nascida em Cuiabá e que faleceu em Campo Grande, aos 77 anos, em 1985. Era aluna de Cândido Portinari e tia/avó da ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. Nesse espaço, os trabalhos dos artistas plásticos, Clara Rahe, Lúcia Barbosa, Luís Pedro Scalise, Maria Helena Belalian, Marta Guizzo, Nelly Martins (In memorian), Sônia Oliveira Lima e Therezinha Neder (in memórian), dão o brilho da exposição,

 

Duas discípulas da artista plástica, Ignês Corrêa da Costa, Sônia Oliveira Lima e Marta Guizzo

 

As artistas plásticas, Marilene Grolli e Zilá Soares

 

O engenheiro civil e pecuarista Martim Affonso e Maira Rezende

 

A presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro, e o conselheiro de Cultura de MS, Roberto Figueiredo, homenageando o titular da coluna

 

Lídia Duncan e a presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro, e o marido, advogado, Carlos Magno Couto

 

A presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro, e o artista plástico Jonir Figueiredo

 

que vai até 20 de março. O titular da coluna foi um dos homenageados na grande noite, como provedor da difusão e valorização das artes. Confira alguns flashes...

 

As designers de interior, Maria Inês Barcelos e Maria Emília Paes Barros

 

Inês Augusto e o marido, pecuarista Roberto Cruzetta

 

O músico Neylor Dutra e a namorada, médica psiquiátrica, Danusa Céspedes Guizzo

 

A advogada e doutora em Direito Ambiental, Gisele Marques, e a empresária Carla Guizzo Couto

 

A presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro, homenageando a presidente da Fundação Barbosa Rodrigues, Verônica Nogueira ,pela valorização das artes

 

 

 

TUDO NORMAL
Com o fim do carnaval e do feriadão, Campo Grande volta ao normal. É só dar um giro noturno pelos restaurantes da cidade e constatar. Noites movimentadas e a presenças de políticos que, apesar de pertencerem a partidos diferentes, se confraternizam em torno da boa mesa.


CUMPLEAÑOS
Zaíra Portela comemorou mais um ano de vida e jovialidade do jeito que sua alma e seu coração gostam: cantando, dançando e festejando as amizades. No Boiteco, ao som da dupla Lukas & Leandro, a educadora fez seu comercial.
 

MEMÓRIA
Em Corumbá, a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e do patrimônio histórico, presidida por Joílson Cruz, inaugurou anteontem a placa de homenagem ao marechal Cândido Rondon. O local escolhido é o prédio onde está instalada a Administração Hidroviária do Paraguai (Ahipar) e foi construída por Rondon em 1904. Nele operou a primeira unidade de Correios e Telégrafos de Mato Grosso.
 

MESMA MOEDA
 Os bolsonaristas encontraram um motivo para devolver as ilações que um jornalista fez sobre possível affair entre o deputado e ex-ministro Osmar Terra e a primeira-dama Michelle Bolsonaro. O troco vem na conta de um já polêmico engate afetivo de duas lideranças coroadas do PT, a deputada federal e presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, e o ex-senador Lindbergh Farias.

 

CALÇA CURTA
A jornalista paraguaia Soledad Franco revelou que a polícia de seu país deteve Ronaldinho Gaúcho e seu irmão, o também ex-jogador Assis. A acusação seria o uso de passaporte falsificado para entrar no Paraguai, onde Ronaldinho iria lançar o seu livro “O Gênio da Vida” e um projeto social. Ironia: em setembro de 2019 Ronaldinho foi nomeado embaixador do Turismo pelo presidente Jair Bolsonaro.
 

ESPAÇOS
 Comenta-se que a deputada federal Rose Modesto (PSDB/MS) resolveu dar as cartas e jogar de mão no Podemos, partido cujo controle ela assumiu em 2019 por delegação da amiga e colega de Parlamento, a paulista Renata Abreu. Para garantir esse controle, Rose colocou à frente do Podemos seu coordenador financeiro de campanha, Sérgio Murilo, enquanto o ex-dirigente, Cláudio Sertão, ficou na vice-presidência. Mas agora ventila-se que, para ter o comando total e absoluto da legenda, o grupo rosista já transformou Sertão e remanescentes do antigo Podemos em peças decorativas.


ELAS NA FITA
O senador Nelsinho Trad, presidente estadual do PSD, confirmou o nome da vereadora Daniela Hal como pré-candidata à Prefeitura de Dourados. Ela vai disputar a cadeira hoje ocupada por Délia Razuk (PTB).
 

PENSAMENTO DO DIA
“O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz”.
 

NA LEMBRANÇA
Se vivo estivesse, o mestre Gabriel García Marquez completaria hoje 93 anos. Este colombiano de Magdalena, jornalista e escritor dos bons, que nos presenteou com obras como Cem Anos de Solidão, fecha a coluna de hoje com esta frase: "Te amo não por quem tu és, se não por quem sou quando estou contigo". Lindo!