fernandosoares_43-03-2020

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

O titular da coluna e a empresária Gisele Barbosa

 

Os empresários, Neca Bumlai e o marido, Fernando Bumlai

 

O pecuarista Paulo e Eliza Barbosa

 

Tatiana Barbosa e o marido, administrador Clodoaldo Martins

 

Os médicos veterinários, Ivana Barbosa e Alexandre Bais

 

Desde 1º de fevereiro, a Missão Salesiana de Mato Grosso conta com o novo chanceler. Trata-se do padre Ricardo Carlos, que comandou por 4 anos a reitoria da UCDB. No novo cargo, o sacerdote é responsável por toda comunidade salesiana presente em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e na região oeste do estado de São Paulo, durante o sexênio 2020-2026. A solenidade foi presidida pelo padre Natale Vitali, conselheiro regional para o Cone Sul da Congregação Salesiana, na Paróquia Universitária São João Bosco. Entre os sacerdotes concelebrantes da cerimônia eucarística estiveram presentes padre José Marinoni, nomeado como novo reitor da Católica, padre Nivaldo Luís Pessinatti, diretor da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil (CisBrasil), o padre Gildásio Mendes dos Santos, que ocupou o cargo de inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, durante os últimos seis anos, e assumirá a Inspetoria Salesiana de São João Bosco, com sede em Belo Horizonte (MG), e padre Gilson Marcos da Silva, inspetor da Inspetoria Salesiana de Porto Alegre (RS). Além deles, também participaram os bispos dom Mariano Danecki, dom Vitório Pavanello e dom Eduardo Pinheiro, representantes da Arquidiocese de Campo Grande.

 

PROTESTO
Um grupo de mulheres invadiu ontem a sessão da Assembleia Legislativa, cobrando mais respeito, em razão da fala na semana passada do deputado Rinaldo Modesto, que relatou que uma mulher tirou a calcinha durante o Carnaval e jogou em frente a uma igreja evangélica de Campo Grande. Elas rebateram que a Assembleia não deveria ser palco de observações como a do parlamentar, e sim para discussões importantes, como o fato de Mato Grosso do Sul estar no top do ranking dos casos de assassinato de mulheres.
 

TEMPO
Se a apresentadora Xuxa Meneghel, poderosa e famosa, não encontra quem dê um jeito nas rugas do seu pescoço, quem conseguirá???
 

SÓ FERAS
 Nem ele acredita no sucesso rápido que está tendo. O advogado Rodrigo Rodrigues, da Atrea-Academia de Treinamento e Ensino Avançado, empresa de Campo Grande, vem fazendo o maior sucesso com seus congressos de boas práticas em contratos e compras públicas. No próximo congresso que fará em Cuiabá, de 20 a 22 de maio, a empresa reunirá os melhores especialistas em licitações e contratos, como os ministros do TCU, Benjamin Zymler e Bruno Dantas, além dos professores, doutor Márcio Camarosano PUC/SP, Irene Nohara USP, Rodrigo Pironti, pós-doutor em Direito pela Harvard, Sérgio Ferraz PUC/RJ e Renato Fenili, secretário adjunto do Ministério da Economia.

 

PANO VERDE
O baiano José Rui de Matos Amorim, o Rui do Chapéu, um dos maiores jogadores de sinuca do mundo, morreu no último dia 29, aos 76 anos. Foi ele quem deu à sinuca, no Brasil, a dimensão de um esporte clássico e refinado, no qual a destreza nas tacadas e o domínio de ângulo visual são atributos complementares do equilíbrio cerebral. Um esporte de inteligência e estratégia que, graças a ele e ao jornalista e narrador Luciano do Valle, deixou de ser associado à malandragem e afirmou-se no conceito desportivo.
 

URNAS
A vereadora Lizete Bazzo (PSB) vai enfrentar o prefeito Guilherme Monteiro (PSDB), de Jardim, que visa à reeleição. Viúva do ex-prefeito Evandro Bazzo, ela quer alianças fortes. O ex-prefeito Erney Barbosa (PSD) está nessa cogitação. Já Guilherme Monteiro aposta nos “cabos eleitorais” de sua campanha, que inclui dois ex-prefeitos: o pai, Márcio Monteiro, conselheiro do Tribunal de Contas, e o médico Marcelo de Mello, que teve o mandato cassado sob acusação de compra de votos. O governador Reinaldo Azambuja também vai subir no palanque tucano.
 

URNAS II
O plantão médico e o CTI da Santa Casa de Campo Grande acabam de ficar sem uma extraordinária profissional. Após 10 anos de intensa e frutífera dedicação ao corpo clínico, a nefrologista Viviane Orro anuncia seu desligamento do quadro. Vai atender ao apelo de aquidauanenses que a querem disputando a Prefeitura. Viviane está no PSD e no dia 21 receberá o presidente estadual da sigla, o senador Nelsinho Trad, para um grande ato popular de filiação e lançamento da pré-candidatura.

 

TELHADO DE VIDRO
Cautela e caldo de galinha são as receitas para o casal de políticos que entra em ano eleitoral dividido entre a certeza endinheirada de um novo mandato e a apavorante sensação de que as capivaras de um dos cônjuges entrem na ordem do dia.
 

AMPLEXO
Com os perfumes e adereços femininos, um grande e simbólico abraço vai envolver a Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande, no próximo sábado, 7, a partir das 15h. Uma rede de forças políticas, profissionais e sociais, liderada pela Ação das Mulheres Trabalhistas, vai incentivar a sociedade a prevenir-se contra a violência de gênero. E também a incentivar as mulheres a denunciar seus agressores ao primeiro sinal de ameaça.
 

PESO
O deputado federal Fábio Trad (PSD/MS) vem colecionando admiradores no núcleo do chamado alto clero da Câmara. Sua atuação na relatoria da PEC 199/19, que trata da prisão após condenação em segunda instância, está entre as intervenções mais elogiadas.
 

TELAS
Sexta-feira próxima, 6, com curadoria de Ana Rita Moraes Dorneles, o Tribunal de Justiça abre seu espaço de artes para a exposição individual “Catarse”, de Márcia Albuquerque.
 

DESPOJADOS
À bordo dos filhos, Teodoro e Melinda, e da esposa, Thaí Fersoza, Michel Teló fez um desembarque especial em Campo Grande, no último domingo. Ele e família vieram prestigiar o casamento de seu irmão, o empresário Téo Teló, com a cantora Gabi Luthai. Tudo sem ostentação. Os modelitos, a igreja e os arranjos, muito criativos, encantaram pela simplicidade.
 

PENSAMENTO DO DIA
“A melhor maneira de melhorar o padrão de vida está em melhorar o padrão de pensamento”.
 

NA LEMBRANÇA
O rapper Gabriel, o Pensador completa, hoje, 46 anos. Nascido Gabriel Coutinho e filho da jornalista Belisa Ribeiro, é dele a frase que fecha a coluna de hoje: "Digam não à bebida, às drogas e ao cigarro. Brigar também é coisa de otário. Pratiquem esportes e sempre usem camisinha na hora de transar. Essa é a verdadeira malandragem".