fernandosoares_03-03-2020

Edições anteriores

SEGURANÇA
 A sociedade de Campo Grande está em pânico. Motivo: impressionante o numero de celulares clonados. E o mais interessante, as donas, na maioria, pertencem ao mesmo grupo. Suspeita-se que há infiltração nesta história.


SÓ NÃO VAI SE JÁ MORREU
Começam as articulações na Assembleia Legislativa para escolha do futuro 1º secretário da casa. Vários nomes estão surgindo, mas o do atual, deputado Zé Teixeira, ainda é imbatível.
 

CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Na globalização da indiferença, que atinge nossa sociedade, qual é o nosso grau de compaixão e cuidado com o próximo? A Campanha da Fraternidade, lançada na quarta-feira de cinzas, nos provoca a olhar para nosso viver a partir do compromisso cristão da caridade e compaixão. A campanha tem como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema tirado da parábola do Bom Samaritano, “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Neste ano, somos convidados através da Campanha da Fraternidade a olhar, de modo mais atento e detalhado, para a vida, refletindo sobre o seu significado mais profundo e em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica. A partir da passagem bíblica do Bom Samaritano, a campanha busca apresentar o sentido da vida proposto por Jesus, o da compaixão, ternura e cuidado, fortalecendo sempre uma Cultura do Encontro. O texto-base da campanha traz reflexões a partir de três verbos: ver, compadecer-se e cuidar, assim como o bom samaritano fez. No cartaz da campanha, uma ilustração traz a Santa Dulce dos Pobres, brasileira canonizada em outubro de 2019, que fez de sua vida um sinal de esperança para tantos irmãos necessitados.

 

PARCERIAS
A reitora da Unigran Capital, Mariana Zauith, está confiante no aceno que recebeu do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), para uma parceria entre a instituição e a Assembleia Legislativa com a finalidade de capacitar os servidores. Em recente audiência na sala da presidência da Casa, Paulo Corrêa recebeu Mariana e confiou ao ex-deputado Ben-Hur Ferreira, presidente da Escola, os estudos para a consumação desse entendimento.
 

VORACIDADE
Com a filiação dos chefes municipais de Executivo de Japorã e Mundo Novo, o PSDB sul-mato-grossense agora tem o controle de 47 das 79 prefeituras de Mato Grosso do Sul. E dizem por aí que a canetinha ligeira e poderosa do Sérgio de Paula, presidente estadual da legenda, assessor especial do governador e articulador dessas revoadas, já anda fazendo novas continhas de somar na lista de filiados ao ninho.
 

NA PRÁTICA...
Louvável e digna de aplausos a iniciativa do governador Reinaldo Azambuja e do deputado estadual Paulo Corrêa, presidente da Assembleia Legislativa, de reinvestir na entrada do Parque dos Poderes a placa com o nome de seu criador e executor, Pedro Pedro Pedrossian. Contudo, tem gente que, mesmo elogiando, faça o instigante reparo: a homenagem não tira de cena as descaracterizações feitas na reserva por ação do homem, a mais recente inscrita em medida governamental apoiada pelo legislativo, que prevê o desmate de uma área de três hectares para a construção de um estacionamento.
 

PÓLVORA MOLHADA
No Planalto, há quem interprete os rasgados elogios do governador paulista João Dória Jr (PSDB) ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, como sinalização para 2022. Pura intriga, na tentativa de enfraquecê-lo. Tiro n´água. Mandetta está mais forte a cada dia.
 

NA LANTERNA
 Surpresa nas eleições de 2018, quando era uma quase desconhecida e alcançou surpreendente votação para chegar ao Senado, Soraya Thronicke (PSL) não teve igual sorte no carnaval de rua de Campo Grande. Desfilou pela Igrejinha, mas a tradicional escola de samba da cidade morena ficou em último lugar.

 

NÃO COLA
Bem que o senador Nelsinho Trad tentou, mas não foi feliz. A ala feminina da legenda que ele preside ficou chateada com sua saída olímpica ao ser questionado sobre a ausência de mulheres nos quadros dirigentes do partido que preside. Nelsinho disse que elas não têm espaço na Executiva, mas ocupam os corações dos filiados. Essa foi fraquinha demais... a tal da emenda ficou pior que o soneto. Só não paga fiasco maior que o do Partido da Mulher Brasileira, que em Mato Grosso do Sul é dirigido por um homem.
 

BORDOADAS DA VIDA
A família Caballero, de um tradicional ramo paraguaio estabelecido em Campo Grande, sofreu seguidas perdas. Em agosto passado, a matriarca Celina Alves da Cunha – viúva de Crescêncio Caballero e com quem teve 11 filhos - deu seu último suspiro. Dois meses depois, a sua filha, Creonice, não resistiu a uma cirurgia cardíaca. E na sexta-feira, um dos varões da irmandade, Clarindo Caballero, foi diagnosticado com a morte cerebral após uma semana de internação hospitalar, motivada por um infarto. A filha mais velha da família, Claudete Suely, é esposa do jornalista Edson Moraes.
 

LUZ ACESA
Muito elogiado por sua capacidade jurídica e gerencial, com destacada atuação na superintendência do Procon, o advogado Marcelo Salomão firma-se no panorama das gratas promessas da vida pública estadual. Tanto é, que deve figurar entre os candidatos à vereança este ano. Ele só precisa cuidar de um vácuo no amplo arco de atribuições do cargo: o pequeno ou desinteressado protagonismo na CPI da Energisa, instituída pela Assembleia Legislativa. Sem o Procon, a CPI pode perder a força que precisa ter como instrumento de defesa dos consumidores. De fato, é estranho.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas”.
 

NA LEMBRANÇA
Essa coluna adora Alexander Graham Bell, por conta de seu maior invento, o telefone. O escocês que nasceu em 3 de março de 1847, em Edinburgo, também criou o detector de metais e aperfeiçoou o fonógrafo criado por Thomas Alva Edison. Fica, para encerrar esta coluna, esta frase dele: "Nunca ande por um caminho traçado, pois ele conduz até onde os outros foram".

 

Instagran de Agostin

A primeira-dama do País, Michelle Bolsonaro, passou o final de semana na companhia de seu amigo Agostin, famoso maquiador argentino, radicado em São Paulo, que passou o final de semana em Brasília. No domingo, os dois fizeram experiências gastronômicas, preparando pamonha na cozinha do Torto.

 

Fotos: Gabriel Santos

Marilene e o médico Marcondes Souza

 

Mirna Sandra Di Giácomo Adri e o marido, empresário Pierre Adri

 

O casal, Regina Colagrossi Paes Barbosa e o consultor empresarial Silas Paes Barbosa Jr

 

O empresário Gustavo Zanardo e a esposa, Soraya

 

O engenheiro civil, Fabiano Oliveira e a esposa, Norma

 

O empresário Luiz Fernando Barbosa e a esposa, Lamara Barbosa