fernandosoares_31-05-2020

Edições anteriores

Divulgação

Uma é a cara da outra. A jornalista Maria Eduarda e a irmã, Maria Eugênia,que já é quase médica em tempo de quarentena Star Home, pregam ladeando a mãe, empresária Maika do Amaral, que fiquem em casa, e quem prega o contrário está indo ao limite da irresponsabilidade. Afinal, a vida humana não tem preço.

 

Fotos: Gabriel Santos

Duas feras do Direito Civil. Os desembargadores, Dorival Renato Pavan e Eduardo Machado Rocha

 

O desembargador Luiz Cláudio Bonassini da Silva e a esposa, Luziclaire

 

As médicas, Patrícia Helena Teixeira e Paulina Trotta Abrão

 

Sônia e o eterno conselheiro do Tribunal de Cotas, José Ancelmo dos Santos

 

O juiz de Direito, Paulo Afonso de Oliveira, e a esposa, Patrícia Oliveira

 

ORALIDADES
A temperatura política está subindo na política de Maracaju. Um empresário, Marcos Calderan, começa sua pré-campanha a prefeito pelo PSDB, fazendo alusões à imagem do lugar onde mora, dizendo que teria a fama de cidade rica, mas é uma cidade com cara de pobre. Claro que ele não quis ofender nem Maracaju e nem a população, mas não soube se expressar. E agora, tenta consertar. A emenda, muitas vezes, fica pior que o soneto.
 


A festa de Santo Antônio, no dia de 13 de junho, conhecido como santo casamenteiro, terá seu tradicional bolo, só que servido em potes e entregue no sistema drive-thru. Serão 4 mil potes que serão comercializados a R$ 5,00 e serão produzidos por fiéis católicos, da Catedral Nossa Senhora Abadia e da igreja Santo Antônio. Um dos potes, trará a tradicional “Aliança”, que representará a mão de Deus.
 

CUIDADO
O alerta vem do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, para um possível colapso do sistema de saúde, nesse mês que se iniciará. Como já se sabe que um infectado pelo coronavírus pode transmitir a doença para cerca de três pessoas, o aumento das internações nos hospitais, demonstra o avanço do contágio: em uma semana, a ocupação de leitos hospitalares em MS aumentou 52%, com 65 pessoas internadas, 14 delas em unidades de tratamento intensivo (UTIs).
 

POSTURA
“Eu não acredito em um governo que hostiliza a democracia”. A frase é do deputado federal Fábio Trad (PSD/MS), inconformadíssimo com a decisão tomada pela direção nacional do partido – leia-se: presidente Gilberto Kassab) de apoiar o governo de Jair Bolsonaro, neste momento em que o Palácio do Planalto conspira contra as liberdades democráticas brasileiras. Triste mesmo esse PSD. Não se sabe ainda quais as reações dos outros irmãos de Fábio, o senador Nelsinho Trad e o prefeito Marquinhos Trad.

 

LISTA DO JEAN
O embusteiro Olavo de Carvalho, dois filhos de Bolsonaro (o vereador Carlos e o deputado Eduardo) e outros, estão entre as pessoas processadas pelo ex- deputado Jean Willis. O motivo: notícias falsas. Isso mesmo: fake news.
 

POUPANÇAS
A abertura do sigilo bancário de Ricardo Salles apurou uma traquinagem do ministro do Meio Ambiente. Entre 2014 e 2017, ele repassou R$ 2,75 milhôes da conta de seu escritório de advocacia para a conta pessoal. Para isso, 54 transferências foram feitas pelo ministro, que quer aproveitar a distração da imprensa com a pandemia para derrubar as barreiras legais que impedem a ação dos madeireiros e predadores da natureza.
 

SINTOMÁTICO
Não se sabe porque nos últimos dias caiu bastante a quantidade de fake news nas mídias sociais. Os órgãos que acompanham e fazem a pesquisa das redes constatam que, cerca de 40% a 50% das notícias falsas desapareceram. Porque será?...


NA MIRA
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, já tem informação para ações explosivas, mas preferiu esperar. Segundo fontes, a preocupação do presidente Jair Bolsonaro é com possibilidade de operações atingirem Carlos, um de seus filhos.
 

EMENDANDO
Em tempo de pandemia, a ordem é para ficar em casa. Pensando assim, o prefeito da Capital já decretou ponto facultativo nas repartições públicas, no dia 12 de junho. Assim, os servidores de Campo Grande terão folga de quatro dias, já que o dia 11 de junho é feriado de Corpus Christi e 13 de junho também é feriado, de Santo Antônio, padroeiro da cidade.

 

ADEUS
Uma notícia que me deixou muito triste na sexta-feira. O jornalista e escritor Gilberto Dimenstein nos deixou, depois de lutar bravamente contra um câncer. Uma grande perda para a imprensa, uma grande perda para o universo intelectual e uma grande perda para quem ainda acredita em um profissional sério, corajoso, criativo, defensor da democracia, da imprensa livre, do bom caratismo e do cidadão que, acima de tudo, sempre defendeu e respeitou o ser humano. Vai fazer falta, muita falta. Infelizmente, os bons partem cedo. Descanse em paz, amigo guerreiro. Siga o caminho da luz.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Valorize as pessoas que ficam com você durante a tempestade. Em dias de sol, a praia fica cheia”.
 

NA LEMBRANÇA
A jornalista Marília Gabriela Baston de Toledo completa, hoje, 72 anos, bem-vividos. Apresentadora, atriz e cantora, ela encarna a figura da mulher moderna com perfeição. É com um depoimento dela, dado à Folha de São Paulo, há doze anos, que encerramos a coluna de hoje. "Fiz muita bobagem por sexo, transei com gente que hoje eu nem cumprimento, mas vim sossegando com o tempo. Conheci as drogas, mas tinha trauma, vi gente muito próxima morrer disso. Nunca fui além de experimentar, porque vim de uma família de classe média remediada, na qual, quem não acorda cedo, não produz de manhã, está fazendo tudo errado. Eu carrego essas culpas cristãs, comigo".