fernandosoares_30-05-2020

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

Recuerdos de outros tempos. O elegante casal, Maria Luíza e Oscar Stuhrk, não apenas forma o casal mais alegre e participativo da Capital, como também está sempre se destacando nas crônicas sociais

 

O delegado de Polícia Civil, Carlos Millan, e a esposa, promotora de Justiça, Daniela Guiotti

 

O empresário Rodrigo Figueiró e a esposa, Thaís Cristina dos Santos Figueiró

 

Os empresários, Mário e Vanda Testa, que estão de quarentena em sua bela casa no Carandá Bosque, assíduos leitores da coluna, mandando mensagem sobre uma nota em que disse que as questões políticas também vêm afetando amizades antigas. Vanda disse que amigos de verdade se respeitam e cada qual com suas opiniões e que amizade é um tesouro para quem tem e mantém.

 

O superintendente do Procon, Marcelo Salomão, e a esposa, Viviane Salomão

 

Os advogados, Marlon Borges e a namorada, Natália Cunha, tão logo acabe a pandemia, anunciam o casamento. Como tio do Marlon, dobro os joelhos para pedir aos céus, que lhe proteja e abençoe. O belo casal, seres humanos exemplares e muito especiais, merece tudo de bom que a vida pode lhes dar.

 

Susana Perentel e o marido, delegado de Polícia Civil, Antenor Batista. Palmas que ele merece. Amanhã ele conta tempo completando mais um ano de vida. Com uma bela história e projetos sempre em prol da cidade de Terenos, ele vai cumprindo as metas que traçou e se preparando, dia a dia, para novos desafios. Ele transformou Terenos com a bela reforma da delegacia daquela cidade. Que Deus encha de bênçãos sua caminhada pessoal e profissional, são nossos votos.

 

CABELOS BRANCOS
Cabeleireiros da cidade já estão com grande parte de suas agendas lotadas. E pelo jeito, não vai ter coloração que dê conta. O mulherio todo e alguns homens também loucos para esconder os fios brancos que a quarentena não conseguiu esconder.


QUASE IGUAL
Essa onda de “rachadinha” parece que chegou por aqui, de uma forma um pouco diferente. Parlamentares e assessores tem feito o pedido na maior cara de pau a profissionais da imprensa. Mandam uma mídia de 5 mil reais e sua empresa me devolve a metade. Voti!
 

QUE TAL?
Empresa privada americana lançando foguete para passeio espacial, com leigos à bordo. Se ficar isolado numa casa ou apartamento é difícil, imagine em uma nave. Nem pensar.
 

QUE MEDA!
Foi irônica a reação do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao general Augusto Heleno, que insinuou uma solução de força como possível consequência do pedido de apreensão para perícia dos celulares do presidente Bolsonaro e de um de seus filhos. “Não assusta em nada”, disparou Mello.
 

QUE MEDA!II
Mas nenhuma reação às ameaças do general Augusto Heleno foi tão dura e ácida, inclusive no tom, quanto à manifestada pelo ex-deputado e ex-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT). Um dos adjetivos que disparou na direção do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI) é suficiente para que se tenha uma ideia do tamanho desse entrevero: “O senhor acanalhou-se, general”.

 

NO VENTILADOR
O samba não é de crioulo doido, porém o sapeca-iaiá de Brasília e da política nacional fica a cada dia mais movimentado. É uma festa de “entregação” com cenas, vídeos e áudios estremecedores, todo dia. E agora, com a entrada decidida do Supremo Tribunal Federal, a temperatura vai explodir os termômetros. A nada amistosa visita da PF às residências do dono da Havan, Luciano Hang, e do ex-deputado federal Roberto Jefferson, sinaliza que a CPMI das Fake News tem muita água pra derramar.
 

MAURÍCIO COPETTI
Onças, antas, porcos-do-mato e ouras espécies num belíssimo trabalho – mais um – do documentarista Maurício Copetti. O vídeo com imagens de diversos animais selvagens de Mato Grosso do Sul é fascinante! Para fazer flagrantes únicos, o fotógrafo e cinegrafista instalou armadilhas fotográficas na região da Pousada Refúgio da Ilha, no Pantanal do Delta do Salobra. Teve o apoio da ONG Onçafari e do IDS (Instituto Delta do Salobra).
 

CARTEIRAS ASSINADAS
Efeito da pandemia: foram fechadas em abril 860,5 mil vagas de trabalho formal no Brasil. O que acirra o debate e intensifica as dúvidas sobre o que vai prevalecer, se os cuidados rigorosos de prevenção – como o isolamento amplo – ou a retomada imediata da economia.
 

ATÉ QUE ENFIM...
A Lei 5.514 oficializa o ipê amarelo (tabebuia spp) como árvore-símbolo de Mato Grosso do Sul. A proposta, apresentada pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB), atende antiga expectativa, sobretudo das pessoas envolvidas com as demandas culturais, artísticas, históricas e ambientais. Assim, fica mais amplo e variado o acervo simbologista local, que já tem, entre outras referências, a viola-de-cocho, a guavira e o naturalizado sobá. Quanto ao ipê, já foram identificadas mais de 40 espécies.
 

INCLUSIVA
Considerada descartável por uma das alas do staff palaciano do presidente Jair Bolsonaro, a ministra Tereza Cristina, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, não está nem aí para o diz-que-diz-que. Diz estar articulando com o colega Onyx Lorenzoni, da Pasta da Cidadania, mais uma intervenção de impacto: ampliar o auxílio emergencial de R$ 600,00 para os agricultores familiares.


PENSAMENTO DO DIA
“Melhor usar o seu sorriso para mudar o mundo, do que deixar o mundo mudar seu sorriso”.
 

NA LEMBRANÇA
Há dezoito anos morria Mário Lago. O escritor, ator, compositor popular e ativista político tinha 90 anos e deixava na história da música popular brasileira composições como, Atire a Primeira Pedra, Nada Aléme e a marchinha Aurora. Mas nada como Ai, Que Saudades da Amélia, imortalizada em qualquer rodinha, até hoje. Na sua última entrevista ao Jornal do Brasil, Mário Lago, certo de que chegaria aos cem anos, disse o seguinte: "Fiz um acordo com o tempo. Nem ele me persegue, nem eu fujo dele".

 

Divulgação

Hoje, quem está trocando de idade, é Gilmar Olarte. Empresário e ex-prefeito de Campo Grande, pessoa querida, de muitos amigos, ganhará abraços virtuais pelos seus 50 anos bem vividos anos dos amigos e familiares.