fernandosoares_10-05-2020

Edições anteriores

BARBÁRIES
Dando um giro pelas redes, como costumo fazer antes de começar a escrever, estou impressionado. Não se fala em outra coisa a não ser a entrevista (para muitos uma cena de horror) da secretária de Cultura do País, Regina Duarte, na CNN. Que pena, perdi. Mas o que provocou tamanha tempestade foi o fato dela achar normal as mortes ocorridas no período da ditadura e chancelar a tortura. Isso foi a gota d’água.
 

PORCINÓPOLIS
Falando em Regina Duarte, a secretária desceu mesmo o ralo. Anda esmurrando a compostura e está na base do “nem aí” para liturgias básicas de dignidade profissional e humana. Ao dar as costas ao luto dos brasileiros pela perda de figuras magistrais da arte nacional – como as de Morais Moreira, Aldir Blanc e Flávio Migliaccio - a atriz comprova a mediocridade de seu desempenho à frente da Secretaria Nacional de Cultura.


VIUVEZ
Gugu Liberato morreu em novembro de 2019, aos 60 anos. Famoso,
milionário e respeitado não conseguiu viver para realizar um sonho: o de ser feliz com quem amava. Obrigou-se pelas convenções sociais e econômicas a ocultar sua homossexualidade. E ela só foi revelada após sua morte, do modo mais constrangedor: seu companheiro, um jovem de 29 anos, pede à Justiça o reconhecimento da união estável com o apresentador durante sete anos. O processo é alicerçado em várias provas, incluindo fotos e imagens de viagens, passeios e da intimidade do casal.
 

DEVASTAÇÃO
Tão devastador quanto a pandemia do coronavírus tem sido o desmatamento de áreas indígenas no Brasil. Um estudo feito pelo Sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), constatou que nos quatro primeiros meses do ano os alertas de desmate de áreas indígenas na Amazônia cresceram 59%, comparados ao primeiro quadrimestre de 2019.
 

JORJÃO
Consternação geral na cidade com o falecimento do advogado George Liokalos, servidor da Câmara Municipal de Campo Grande. Do alto de seus mais de dois metros de altura e de um corpanzil gigantesco, ele era uma figura que sobrava em bom-humor e vocação para fazer amizades.
 

CENHOS FRANZIDOS
A Assembleia Legislativa analisa pedido do prefeito Ronaldo Miziara (PSDB), para que seja decretada a calamidade pública em Paranaíba. Ele alega que a cidade está ingovernável por causa da pandemia do Covid-19. Porém, consta que alguns deputados olham torto para o pedido. Sabem que as contas e serviços essenciais do município já vinham capengando antes da pandemia. Miziara é pré-candidato à reeleição e vai mal nas pesquisas. Se a calamidade for decretada – e deve ser - o alcaide terá liberdade para garimpar recursos sem cumprir protocolos de fiscalização e controle.


TELA SEXY
O canal SexPrivé, da Rede Bandeirantes, acaba de lançar o streaming SexPrivé Club, com vídeos exclusivos para adultos. A plataforma oferece relíquias da indústria pornográfica, com filmes estrelados por Alexandre Frota, Vivi Fernandez e Mateus Carrieri. O serviço custa R$ 9,99/mês, com um semanal inédito, o Unisex (Universidade do Sexo). Nele, atores e atrizes ensinam variedades da prática sexual.
 

BUMMMM!!!!!
Brasília inteira e celebridades políticas já comentam trechos da ex-misteriosa reunião entre Jair Bolsonaro e seus ministros. Aquela que o Supremo Tribunal Federal está solicitando como parte das provas de Sérgio Moro que incriminariam o presidente. É sinistra a sucessão de ofensas e xingamentos, dirigidos principalmente ao STF.

 

ENTRE “MONSTROS”
Flávio Migliaccio era paulistano, nascido em outubro de 1.934. Rubens Corrêa, é Aquidauanense, onde nasceu, em 23 de janeiro de 1931. Tinham em comum a profissão e uma amizade construída nos ambientes artísticos, contracenando, assistindo, debatendo. Por essas insondáveis incongruências do destino, não emplacaram um projeto juntos. Rubens foi para a eternidade em 22 de janeiro de 1996, um dia antes de completar 95 anos. Flávio no último dia quatro, aos 85.
 

IMBROGLIO
As equipes econômicas estaduais e municipais estão às voltas com o dragão que cresce nos cofres públicos. Cresce tomando os espaços que antes eram ocupados pela bufunfa. Não por menos, os secretários estaduais de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, e de Fazenda, Felipe Mattos, já andam quebrando a cabeça para achar a solução que assegure o pagamento integral e sem arranhões da folha de maio. De cara, reduziram 30% as despesas do orçamento pautado para este mês.


PENSAMENTO DO DIA
"Quando você se contenta em ser simplesmente você mesmo e não comparar ou competir, todos te respeitam".
 

NA LEMBRANÇA
O general Manuel Luís Osório nasceu em 10 de maio de 1808, na Vila de Nossa Senhora da Conceição do Arroio, atual cidade de Osório, no Rio Grande do Sul. Herói da Revolução Farroupilha e da Guerra do Paraguai, ele morreria aos 71 anos, no Rio de Janeiro, vítima de uma pneumonia aguda, deixando uma frase que é um legado: "As ideias são como as epidemias: alastram-se!"

 

Fotos: Gabriel Santos

O diretor-geral de Polícia Civil, Marcelo Vargas, e a esposa, Ângela Vargas

 

A dentista Gabriela Chaves e o delegado de Polícia Civil em Dourados, Gabriel Besterro

 

Lisandra Mollido com o marido, delegado, Christian Mollido

 

Os arquitetos, Enrique Moreira e Vivian Breier

 

O médico pediatra, Alberto, e a esposa, Selma Cubel

 

O empresário Pedro Vasconcelos e a esposa, Teresa Cristina Vasconcelos

 

Os arquitetos, Carol Oliani e Luan Delmondes