fernandosoares_09-05-2020

Edições anteriores

ENTREGANDO O JOGO
 Líderes de partido de peso, na Capital, já estão convencidos de que será perda de tempo investir com chapa própria contra a candidatura de Marquinhos Trad (PSD), à reeleição. Os abonados dessa legenda tiram o corpo e o bolso fora, alegando que têm caixa, mas não queimam seu conteúdo. Pesquisas de intenção de voto deram a senha para o toque de recolher.


NA PISTA
No recolhimento doméstico, as lives artísticas e culturais estão entre as melhores opções para passar o tempo. Tem pra todos os gostos, umas de alta qualidade, outras de extremo mau gosto. Então, vejam uma que vale a pena: Marquinhos Espinoza, hoje, a partir das 18h. O DJ – dos mais badalados do Brasil – promete remakes das festas memoráveis no Chatahooty e Chatanooga 2000. É só acessar o canal do Espinoza, no YouTube.
 

PROCURADORIAS
A posse do novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual, Alexandre Magno Benites de Lacerda, no último dia quatro, foi prestigiada por ilustres. Lá estavam, no presencial, o governador Reinaldo Azambuja e, online, o titular da Procuradoria-Geral da República, Antonio Augusto Aras. As emoções se acumularam nos discursos de Lacerda, do seu antecessor Paulo Passos e da procuradora Jaceguara Dantas da Silva.
 

PROCURADORIAS II
Ainda não se sabe qual a posição de Alexandre Lacerda, o novo chefe da PGJ de Mato Grosso do Sul. Mas, seguramente, está atento à repercussão do ato de seu colega, José Antonio Borges Pereira, chefe da PGJ de Mato Grosso. A caneta do Ministério Público mato-grossense instituiu o “bônus Covid-19”, que é um auxílio-extra de R$ 1 mil para que procuradores, promotores e servidores usem enquanto durar a pandemia.


DE AVENTAL
Ao lado da companheira e sempre inspirado, o campeão máster de canoísmo, Bara Carlino, está feliz com o sucesso da sua sobaria. Com serviços delivery, às quartas e sextas, o atleta põe em prática o que aprendeu durante os anos em que morou no Japão. E acrescenta os segredinhos locais que fazem do sobá um dos pratos mais pedidos e foi declarado patrimônio material da cidade.
 

REFORÇO
O senador acreano Márcio Bittar, do MDB, está escolhido para relator do Orçamento Geral da União 2021. É uma posição de extrema importância política que deve consolidar sua candidatura ao governo do Acre em 2022. E Mato Grosso do Sul, onde já morou e tem familiares, pode ganhar com essa investidura.
 

FRASES
“Sem a fé, sinto a escuridão e o abismo das incertezas. Já com a fé, vou sem medo da ausência da luz e dos dilemas humanos. Jesus é meu GPS”. (Marcos Assunção)
 

ADIAMENTO
O Tribunal Superior Eleitoral não está trabalhando com a ideia de adiamento das eleições. O Grupo de Trabalho criado pela ministra Rosa Weber, presidenta da corte, não mudou até agora o parecer do dia 30 de abril, quando concluiu que há condições de conservar o calendário eleitoral. Mas no Congresso Nacional alguns membros do alto clero andam levando mais em conta essa possibilidade.
 

NOVA POLÍTICA
 Caiu por terra a farsa da renovação e do combate à velha política, tão apregoado por Jair Bolsonaro. O mandato do presidente caiu de vez no colo do Centrão. E de papel passado. O Diário Oficial registra, entre outras, a designação do líder do Governo na Câmara, o deputado capixaba Evair Vieira de Melo, que é do PP, um dos partidos mais carimbados pela corrupção no Brasil.


FORA DE CASA
O radialista Vladimir Lênin Roa, conhecido em Maracaju como Galvão, foi brutalmente assassinado a golpes de facão, na manhã de quinta-feira. O autor já está preso. Trata-se de um jovem de 22 anos, com quem Galvão estava bebendo, num bar da periferia daquela cidade.
 

PENSAMENTO DO DIA
”Geralmente, aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco”.
 

NA LEMBRANÇA
Rebouças, o engenheiro monarquista e pioneiro da questão social, morreu nos mares da Ilha da Madeira, em 9 de maio de 1898. Tinha, à época, 60 anos e dera ao Brasil, do qual saíra em auto-exílio com a Família Real, grandes contribuições, como a que podemos ver na frase que encerra hoje esta coluna: "A escravidão não está no nome e sim no fato de usufruir do trabalho de miseráveis, sem pagar salário ou pagando apenas o estrito necessário para não morrer de fome. Aviltar e minimizar o salário é reescravizar".

 

Fotos: Gabriel Santos

O advogado Thomaz Leite e a esposa, médica, Carol Arroyo Leite

 

Marize e o marido, empresário Carlos Boranga

 

O querido casal, Beth Dias Gaeta e o vice-presidente do Rádio Clube, Ronaldo Gaeta

 

Gente da gente. Tetê Zahran e Maria de Lourdes Coelho

 

A jornalista Zilda Vieira e o procurado do Ministério Público do Trabalho, Odracir Hecht

 

O empresário Antônio Moraes e a esposa, Carmen

 

O advogado e vereador, Otávio Trad, e a esposa, Natália Rios Trad