fernandosoares_06-05-2020

Edições anteriores

MOMENTO POSSE

 

 

Fotos: Assecom MPMS/Gabriel Santos

Foi empossado, na tarde de segunda-feira, o promotor de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, como novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) para o biênio 2020/2022, na Sessão Solene do Colendo Colégio de procuradores de Justiça, presidida pelo então procurador-geral de Justiça e presidente do Colégio, Paulo Cezar dos Passos. A cerimônia de posse do novo procurador-geral de Justiça foi restrita aos membros do Ministério Público e às autoridades convidadas, em número reduzido, seguindo as orientações dos órgãos oficiais de saúde, devido à COVID-19. Em seu discurso, o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, citou o diálogo republicano e respeitoso entre as Instituições e a competência de Paulo Passos. Reinaldo Azambuja disse que a nomeação de Alexandre Magno, o mais votado da lista tríplice, demonstrou a democracia no âmbito do MPMS, reforçando o seu apoio na defesa dos interesses da sociedade sul-mato-grossense. O novo procurador-geral de Justiça, Alexandre Lacerda, reforçou que o Ministério Público deve

 

O desembargador do TJ-MS, Paulo Alberto Oliveira e os procuradores de Justiça, Lenirce Aparecida Avellaneda Furuya e Humberto Brittes

 

O presidente da ABES, engenheiro Aroldo Galvão, e a esposa, Rosa

 

Cleuza e o pecuarista Romeu Lopes

 

O novo procurador-geral de Justiça de MS, Alexandre Lacerda

 

compreender, primordialmente, a aproximação com a própria sociedade, além do compromisso de lutar pela Instituição, unindo modernização, eficiência e resolutividade, porque ela está na linha de frente da defesa dos ideais republicanos.

 

O novo procurador-geral de Justiça, Alexandre Lacerda, e o ex-procurador-geral de Justiça, Paulo Passos

 

A médica Mariana Ocampos Galvão Couro e o marido, professor de Pilates, Tiago Couto

 

O personal-trainer Flávio Galvão e a esposa, Valéria Mazucato Galvão

 

 

 

SITUAÇÃO
 Minha total solidariedade aos colegas da imprensa que no domingo foram agredidos na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Já vivi isto no passado e nunca imaginei que este capítulo desrespeitoso, covarde e violento de nossa história se repetisse. Lamentável. Mas, definitivamente, os brutos não amam. Eles, simplesmente, odeiam.


LÂMPADAS
Está evidente a teia de complicações que envolve a Energisa, em Mato Grosso do Sul. Embora seja uma das empresas mais premiadas do setor, agora passou a colecionar revezes junto à opinião pública e órgãos de controle. A CPI da Assembleia Legislativa, que apura denúncias de abusos tarifários, conseguiu provas de erros a mais na medição de consumo, que é a base no cálculo da tarifa. E a 2ª Vara Federal de Campo Grande concedeu liminar para suspender o reajuste tarifário anual de 6%, na conta de energia.
 

URNAS
 Vibrei, quando recebi a notícia de que a chapa “Juntos pelo Rádio”, encabeçada por Sérgio Murilo, na presidência, e Ronaldo Gaeta, de vice, venceu a eleição do Rádio Clube, o mais tradicional clube da cidade. Ganharam por 2 votos do atual presidente, Renato Pereira, obtendo 258 votos dos 600 sócios aptos para votar.

 

MAIS UMA
Uma boa notícia entre tantas cavernosas: a Justiça do Rio de Janeiro manteve a multa de R$ 2,8 milhões aplicada ao blogueiro Olavo de Carvalho, por suas postagens relacionando Caetano Veloso ao crime de pedofilia. O valor dessa multa foi estabelecido em 2017 e corrigido em dezembro de 2019. Não é a primeira derrota de Carvalho na Justiça.
 

CRIATIVIDADE
 Para os amantes de um bom churrasco, em tempo de quarentena, quando quase todas as churrascarias da Capital estão fechadas, esta semana estive me deliciando com uma boa picanha, na Nilson’s Churrascaria, nas proximidades da Avenida Eduardo Elias Zahran. Eles se adaptaram à pandemia, colocando atendentes com luvas e máscaras para servir os pratos frios e quentes, sem que o cliente tenha contato com o buffet, enquanto os garçons, devidamente equipados, percorrem o salão com o churrasco.


FIEL EM CAMPO
Hoje, a torcida do Corinthians terá mais uma opção de mostrar solidariedade, enquanto se diverte no período de isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus. A partir das 20h30, na Corinthians TV, a live “Fiel em Campo”, trará convidados especiais para falar sobre o Coringão e também arrecadar fundos para ajudar as pessoas necessitadas neste momento. Com apresentação do ídolo Ronaldo Giovaneli e comentários de Milene Domingues, o projeto acontecerá no camarote FielZone, localizado na Arena Corinthians.

 

DENTRO DE CASA
 A morte do querido odontólogo e campeão em fazer amizades, Patrício Magno Portocarrero Naveira, traz aos céticos a comprovação de que o coronavírus não veio para brincadeiras. Tinha 74 anos, atleta, saudável, não sofria de diabetes nem hipertensão e estava entre as pessoas que se cuidavam e incentivavam todos a fazerem o mesmo, até nas redes sociais. Todo cuidado sempre terá sido pouco até que a Ciência encontre uma imunização definitiva contra o Covid-19.

 

ADEUS
 Sem palavras mediante o adeus a Aldir Blanc e Flávio Migliaccio. Meu Deus, que falta eles vão fazer. Meu Deus, como agradecer tudo o que eles fizeram em prol da arte, em prol da música? Meu Deus, obrigado por eles terem existido!

 

LÍNGUAS DEMONÍACAS
Brincadeiras e zoações são divertidas quando não excedem os limites do respeito e da boa educação. Mas tem gente que prefere a classificação abjeta, a conivência com os lamaçais. É o caso dos aloprados que andam espalhando memes pelas redes sociais, citando que os humanos possuem 20 dedos, só para associar o algarismo da Covid-19, sugerindo que o responsável pela pandemia é a pessoa a quem falta um desses 20 membros. Fazem isso e morrem de rir das desgraças alheias.
 

EXEMPLAR
Depois que o governo estadual lançou o Plano de Contingenciamento de Gastos, as versões municipais felizmente começam a seguir a ideia. Foi o que fez em Caarapó o prefeito André Nezzi (PSDB). Um decreto dele define cortes no custeio, para assegurar recursos de combate ao coronavírus. Além de cortar em 20% seu salário e em 10% os do vice-prefeito, secretários e cargos comissionados, Nezzi também reduziu o valor das gratificações. Só foram poupados os servidores que estão na linha de frente do combate à pandemia.
 

QUASE
Para recordar: em 1982, por apenas 577 votos, o advogado e ex-secretário de Justiça, Juarez Marques Batista, deixou de conquistar a última das quatro vagas obtidas pelo PMDB, na corrida para a Câmara dos Deputados. Batista alcançou 24.468 votos. A cadeira ficou com o ex-governador Harry Amorim, que teve 25.044. As três primeiras vagas de deputado federal foram garantidas por Plínio Martins, Sérgio Cruz e Rubem Figueiró.
 

PENSAMENTO DO DIA
“É preciso grande sabedoria só para perceber a extensão da própria ignorância”.
 

NA LEMBRANÇA
Sigmund Freud, o pai da psicanálise, nasceu em 6 de maio de 1856, na cidade Freiberg (hoje em dia rebatizada como Pribor), em território da República Tcheca. Médico e pesquisador brilhante, ele vasculhou a alma humana, em busca de respostas para os mais variados transtornos da mente, trabalhando até perto de sua morte, aos 83 anos, na Inglaterra. Uma questão, porém, ele disse jamais poder entender, em frase atribuída a esse gênio: "Nunca fui capaz de responder à grande pergunta: o que uma mulher quer?"