fernandosoares_03-05-2020

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

Os padres, João Marcos, da Pro-reitoria da Pastoral, e o reitor da UCDB, padre José Marinoni

 

Adriana e o inteligente secretário de Produção, Jayme Verruck

 

As arquitetas, Carol Fachini e Ana Thereza Carvalho

 

Ana Arminda e o marido, deputado estadual, cel. Carlos David dos Santos

 

Ilda e o médico e professor da UFMS, Maurício Jaffar

 

O secretário de governo da Capital, Antônio Lacerda, a esposa, Berenice, e o filho, advogado André Lacerda

 

O secretário de Esportes de MS, Marcelo Miranda, e o engenheiro Marcelo Miglioli

 

PENSAMENTO DO DIA
 “Não exija dos outros, qualidades que ainda não possui”!

 

FIM DO ROMANCE
 Nadine Gonçalves, mãe do Neymar, e o jovem modelo de 23 anos, Tiago Ramos, deram um basta ao namoro, que deu muito o que falar. Pressionada pela família, Nadine embarcou o rapaz para a Paraíba, onde ele vive. É esperar para ver a verdade.

 

PRECAUÇÃO
Assistindo, ontem, na TV, a Bolsonaro dando entrevista no cercadinho do Alvorada, pela primeira vez vi um dos seus seguranças usando máscara.
 

DETALHE
Depois das lives maravilhosas que os artistas estão fazendo para nossa permanência em casa, uma coisa é certa. Quando retornarem com seus shows, terão que repaginá-los, porque todos já os assistiram.
 

CUIDADO
 Todo mundo já sabe, mas não custa lembrar, principalmente depois de um feriado como de sexta-feira e um final de semana familiar como esse. Depende de nós grande parte do fim da pandemia. Daí, que evitar aglomerações e usar máscara, é a única vacina que dispomos no momento. Fique em casa mais um pouco para depois curtir a total liberdade.

 

FAZENDO SUA PARTE
A Colgante-Palmolive está apoiando a campanha global #SafeHandes da Organização Mundial de Saúde (OMS), por meio da produção e doação de 25 milhões de sabontes para ajudar a combater o contágio da COVID-19, às regiões que necessitam de maior ajuda.
 

ALDEIAS
A Fundação Nacional do Índio baixou, no dia 22 passado, a Instrução Normativa 09/20. A instrução violenta ostensivamente as normas jurídicas e a Constituição para “esquentar” o repasse de títulos de propriedade a particulares dentro de terras indígenas. Em suma, institucionaliza a grilagem. O Ministério Público Federal está exigindo que a Funai revogue a medida.
 

ALDEIAS II
Para suspender a medida da Funai, a exigência do MPF é alicerçada por 48 procuradores, de 23 estados. Em Mato Grosso do Sul, a regional da Funai de Campo Grande é chefiada pelo capitão reformado do Exército, José Magalhães Filho, “O Homem do Megafone”. Ele ganhou o apelido passando seus dias pelas ruas da cidade atacando política e políticos, com um megafone, conclamando o povo a não reeleger ninguém. Em 2018, se candidatou a uma vaga de deputado federal. Não passou nem perto – teve raquíticos 1.325 votos.
 

ALDEIAS III
Na véspera do feriado, a juíza federal Janete Lima Miguel suspendeu a nomeação do Magalhães da coordenação da Funai de MS, por causar “instabilidade” nas comunidades indígenas. Desde que assumiu o cargo ele vem causando polêmica, dizendo que era preciso “socializar o índio” e, inclusive, sugerindo o casamento de meninas (indígenas) com brancos. Os representes das comunidades indígenas tinham usado termos como “racista”, “retrógano” e “preconceituoso”, após esse discurso, e moveram uma ação popular contra o militar. Deu no que deu.


AFAGOS
Vista pela imprensa e por lideranças congressuais como a próxima vítima da guilhotina do Planalto, a ministra Tereza Cristina vem sendo afagada pelo presidente Jair Bolsonaro. Mas continua receosa. Não poderia ser diferente. Por pertencer ao DEM, partido dos “rebeldes” com Luiz Henrique Mandetta e Ronaldo Caiado, ela tem motivo para andar desconfiada. Contudo, sabe que tem dois trunfos: é deputada e se preciso pode ser deslocada pelo presidente para eventual votação de um impeachment. E, além disso, Bolsonaro já sinalizou que vai precisar do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para se recompor com o Parlamento e melhorar sua resistência política.
 

AJUDA TOGADA
Até a semana passada, 33 comarcas já haviam sido atendidas com verbas de penas pecuniárias distribuídas por decisão inédita do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. O dinheiro é exclusivo para ações de prevenção e combate ao Covid-19 e teve sua utilização oficializada pela Portaria 1.725, lavrada pelos desembargadores Paschoal Carmello Leandro e Sérgio Fernandes Martins, presidente e corregedor-geral do TJ. Para ter uma ideia: R$ 189 mil foram doados para a Santa Casa de Corumbá, pelo juiz André Luiz Monteiro, da 1ª Vara Criminal da Comarca.
 

NOVO COMANDO
Uma das lideranças da nova geração de empreendedores, o empresário Renato Paniago (leia-se Catwork), 44, está assumindo a presidência da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande. Substitui João Carlos Polidoro, que agora é o vice-presidente, no momento mais difícil e desafiador dos 94 anos de história da ACICG. O impacto brutal da pandemia do coronavírus na economia exigirá muito da criatividade e do talento dessa diretoria, que tem nomes ilustres e capazes. Um deles é o da atuante empresária da moda, Sidney Volpe.
 

NA LEMBRANÇA
Niccoló Machiavelli nasceu em 3 de maio de 1469, em Florença, na Itália. Diplomata, filósofo e escritor, ele passou para a história como autor de O Príncipe, 1513, escrito no exílio, sobre a arte da guerra. Por causa disso, seu sobrenome passou a ser associado à manipulação, com o termo maquiavélico se ligando a ações pregadas por ele no livro, como "os fins justificam os meios". Machiavelli, que morreu aos 58 anos, foi muito mais do que isso, já que foi um estudioso do comportamento dos homens em relação ao poder e era um patriota idealista. A frase que fecha esta coluna hoje é dele: "Quando os homens não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição".