fernandosoares_29-04-2020

Edições anteriores

ROEDORES
Era só o que estava faltando. A residência do presidente, o Palácio da Alvorada, está tendo proliferação de ratos e passa por desratização. E tem que ser feito porque ratos trazem muitas doenças. Perigoso.
 

PROVIDÊNCIA
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) garantiu numa primeira etapa 60 mil cestas básicas para distribuir a famílias carentes dos 79 municípios. Agora, sabendo ser muito maior o número de quem precisa dessa tábua de salvação na mesa, estuda outras formas de construir parcerias para atender a demanda.


FRAGILIDADES
Ameaçadora para todas as pessoas, a pandemia do Covid-19 ataca e infecta com maior facilidade quem vive em grupos humanos mais expostos, como os indígenas e os quilombolas (descendentes de escravos). No Brasil, além das aldeias, o vírus já infecta populações negras. Segundo a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais, havia na semana passada sete casos confirmados e 30 suspeitos. Das 2.847 comunidades quilombolas do País, 22 estão em Mato Grosso do Sul.

 

IRONIAS
 Meme nas redes sociais mostra Glenn Greenwald indagando a Sérgio Moro: “Agora celular vale como prova?” É um disparo irônico do jornalista do The Intercept ao ex-ministro que, quando teve conversas suspeitas reveladas pelo site, desqualificou o uso de diálogos pelo celular.


VENDETTA
Com direito a outdoor de celebração ao seu protagonismo, o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM) vem surfando na onda de popularidade. Chovem convites para entrevistas e palestras. Domingo, por exemplo, foi a principal atração do I Congresso Virtual do Movimento Brasil Livre. O MBL, de Kim Kataguiri & Cia, passou a fazer oposição a Jair Bolsonaro.
 

Fotos: Gabriel Santos

Firmes e fortes no combate ao Coronavírus, implantando medidas que reduzem o avanço do vírus, o governador Reinaldo Azambuja e o prefeito da Capital, Marquinhos Trad

 

As juízas de Direito, Sueli Garcia Saldanha e Vânia Arantes

 

Os desembargadores do TJ-MS, Odemilson Fassa e o decano da magistratura, Claudionor Duarte

 

Ela faz um excelente trabalho à frente do Juizado Especial, a querida juíza de Direito, Sandra Artiolli, que na foto está com seu colega de profissão, juiz de Direito, Luiz Antônio Cavassa

 

BOQUIRROTO
Há quem indague se os deputados estaduais vão deixar no ar, livre, leve e solta, a afirmação taxativa e sentenciosa postada pelo deputado federal Tio Trutis (PSL), em seu perfil no Facebook. Assim: “Metade da Assembleia Legislativa do MS deveria estar presa”. Mesmo irresponsável e covarde, porque o autor não declina nomes, a genérica acusação desafia os 24 deputados a tomar uma atitude, porque não se sabe quem seriam os 12 atingidos pela giratória do falastrão.
 

DE PARABÉNS!
Bastante festejado, o coronel reformado da Polícia Militar, Adib Massad, que na sexta-feira, 23, completou 91 anos de vida, continua recebendo agrados pela data.

 

CEGONHA
O casal Vander Loubet-Rosely anda rindo à toa. A filha, Tamara, está à espera de um bebê. É uma menina, já chamada de Liz e paparicadíssima na barriga pelos vovós corujas.
 

CONSOLIDADO
 Hoje, tem a live da dupla Teodoro & Sampaio, às 19 horas, pelo YouTube. Será gravada em Londrina, trazendo os grandes sucessos de 40 anos da dupla. Vamos assistir na Havana Cachaçaria, tomando um bom vinho português, acompanhado de isca de filé mignon, enquanto outros amigos vão nas melhores cervejas da Ambev, Brahma, Skol, Corona, Coronita e Stella Artois. Imperdível!


BAIXAS
A consultoria Bites acompanha as publicações do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. E constatou que, pela primeira vez, desde setembro de 2017, o capitão perde seguidores. No intervalo de seis horas entre as declarações demissionárias do ministro Sérgio Moro e a fala de Bolsonaro, a Bites somou os acessos ao Twitter, Instagram, Youtube e Facebool e apurou: 48.473 mil perfis saíram de suas redes. E o estrago foi maior juntando o presidente É seus três filhos: perderam 86.427 contas que deixaram de segui-los.
 

POSITIVOS
Até domingo passado, a lista de celebridades diagnosticadas com o coronavírus incluía Mumuzinho, Di Ferrero, Preta Gil, Fernanda Paes Leme, Márcia Peltier, Luísa Mell, Dinho Ouro Preto, Leandro Lehart (do Art Popular), Carlinhos de Jesus e Carol Barcellos.
 

PENSAMENTO DO DIA
“A história só conta o que aconteceu e a poesia só conta o que poderia ter acontecido”.
 

NA LEMBRANÇA
Para relaxar, esta coluna foi escrita ao som de Duke Ellington, uma homenagem a ele, que nasceu Edward Kennedy Ellington, em 29 de abril de 1899, em Washington. Em seus 76 anos de vida, o pianista, compositor de jazz, maestro e band leader, conhecido, ainda, pelas suas boas maneiras, criou obras inesquecíveis e a frase que fecha esta coluna: "Só existem dois tipos de música: a boa e a má".

 

O advogado Wilson Prado e a esposa, juíza de Direito da Vara da Infância, Katy Braun Do Prado

 

O advogado Luiz Tenório e o tabelião Felipe Tomazoni

 

Eliana e o marido, desembargador e corregedor-geral do TJ-MS, meu eterno professor de Direito Comercial, Sergio Martins