fernandosoares_24-04-2020

Edições anteriores

Divulgação

Dando um belo exemplo. O príncipe Albert II de Mônaco, na foto com a mulher, princesa Charlene, decidiu reduzir o orçamento da Casa Real para enfrentar as "consequências econômicas sem precedentes" do surto de coronavírus. O anúncio foi feito na quarta-feira. Albert é filho da inesquecível Grace Kelly e, na juventude, visitou o nosso Pantanal, quando foi muito festejado em Campo Grande.

 

Fotos: Divulgação

As médicas, Bianca Paraguassu e Raylla Nábila

 

As advogadas, Tarsila Aguero e Raquel Magrine

 

As empresárias, Reni Domingos dos Santos e Gisele Barbosa

 

O arquiteto João Cardadeiro e o presidente da Sanesul, Waltinho Carneiro

 

Os médicos, Nestor Muzzi, Ana Maria Rizzo e José Luís Mikimba

 

O procurador de Justiça de MS, Antônio Siufi Neto, e o advogado Eduardo Cury

 

PENSAMENTO DO DIA
“Os homens distinguem-se pelo que fazem; as mulheres, pelo que levam os homens a fazer”.
 

NA LEMBRANÇA
O historiador Sérgio Buarque de Holanda deixou a vida no dia 24 de abril de 1982, aos 79 anos, na mesma São Paulo onde nasceu. Especialista em Brasil colonial, autor de Raízes do Brasil, um clássico da historiografia brasileira, datado de 1936, ele também foi jornalista, sociólogo, professor, crítico literário, escritor e um dos fundadores do PT. Pai do cantor e compositor Chico Buarque, ele cunhou uma frase sobre a gênese do povo brasileiro, que encerra a coluna de hoje: "Não creio que o brasileiro seja fundamentalmente bom. Quem lê meus livros de história, percebe isso".

 

RECADO
O secretaria estadual de Saúde, médico Geraldo Resende, tem sido claro para aqueles que advogam a volta da vida normal. “Poderiam assinar termo de compromisso conosco da Saúde, caso sejam acometidos pelo Covid-19, que renunciem a respiradores, ventiladores, bombas de infusão”. Para Geraldo, tudo aquilo que estão avisando e pedindo sobre as medidas de isolamento social, estão certos, e é necessário.
 

RACIOCÍNIO
Segundo raciocina o pecuarista Italivinho Coelho, ex-presidente do Sindicato Rural de Porto Murtinho e neto do ex-senador Italívio Martins Coelho, na pandemia do coronavírus é preciso “pensar em todos”. Para ele, que quer o isolamento social afrouxado, este raciocínio significa liberar para o trabalho as pessoas que têm família e precisam ganhar o almoço para ter a janta.

 

PESADELO
 Para alguns casais, a quarentena virou lua de mel. Para outros, verdadeira lua de fel. Está insuportável. Está, não. Já estava e só eles não sabiam. Vontade é de abrir a porta e sair voando, rua afora.


SAUDAÇÃO PANTANEIRA
“Ando medroso até mesmo de anunciar a condição climática do Pantanal, ou compartilhar um bom livro. Algum amigo irá interpretar que sou adepto de algum crápula, outros me defenderão! E, na defesa, dirão que sou seguidor de outro crápula. Nenhum olhará para o céu para ver se chove ou se faz sol. O que aconteceu conosco?” (De Luiz Otávio Barbosa Carneiro, pecuarista, médico veterinário, líder ruralista e apresentador de TV).
 

ENTRE DIPLOMADOS
O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, desembarcou na Pasta floreado por um currículo tão majestático que o eleva ao topo das qualificações acadêmicas do Brasil e do mundo. Mas foi questionado por um mestre na área: o professor Lauro Mattei, titular de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutor pela Universidade de Oxford.
 

ENTRE DIPLOMADOS II
O professor Orlando Mattei enviou a Nelson Reich perguntas sobre detalhes que possam comprovar a inteireza e a qualidade de sua formação acadêmica, sobretudo nas instituições internacionais citadas no currículo do ministro. Ao fazer suas perguntas, Mattei informou ter consultado membros do corpo docente, gestores e diretores de pessoal das instituições referenciadas por Reich. As informações que recebeu deixaram dúvidas que o motivaram a fazer os questionamentos. Até o fechamento da coluna, o ministro ainda não havia respondido.


EM FAMÍLIA
No colo familiar, rir e chorar são emoções que se cruzam, se confundem e enriquecem a existência. É o que faz abril, com o casal Luiz Orcírio-Ana Cristina Martins. Ela chorou nesse mês a saudade da mãe, Zilá, que faria 80 anos, no dia 19, e rasgou o sorriso no dia 21, com o aniversário do marido, Luiz Orcírio, rebento do casal Rubem Figueiró-Cléa. Ana Cristina, filha do desembargador aposentado Sérgio Martins Sobrinho e irmã do também desembargador Sérgio Martins Filho, é jornalista, professora universitária e foi secretária estadual de Comunicação Social.
 

CORRENTE FORTE
É comovente e impressionante a torcida que fazem familiares, amigos e muitos admiradores de Rivaldo Venâncio da Cunha. O infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), respeitado em todo País, foi contaminado pelo Covid-19. Está em tratamento hospitalar e as orações se multiplicam.
 

ALIANÇA FAZ CONTAS
 Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o final da semana passada estavam contabilizadas 10.428 assinaturas nos documentos que pedem a oficialização do Aliança Pelo Brasil, a nova sigla bolsonarista. Mato Grosso do Sul é o 3º entre as unidades federativas que mais recrutaram apoiadores: 1.530. Só perdeu para o Distrito Federal (2.264) e Santa Catarina (1.594).


DECEPÇÃO E PRAZER
Amigos do senador Márcio Bittar (MDB/AC), que moram em Campo Grande, se dividem nas reações às suas posições políticas. Os companheiros dos tempos de militância, nos anos 1980, quando Bittar presidiu a UCE (União Campo-grandense de Estudantes) e era membro do partido Comunista (PCB), estão decepcionados com a guinada ideológica do ex-ativista de esquerda, hoje um forte apoiador do presidente Jair Bolsonaro. E o pessoal da direita comemora essa performance, que Bittar passou a viver, desde que foi embora da cidade para virar pecuarista e líder do ruralismo, no Acre.
 

Divulgação

FESTA NO RJ
A belíssima Joana Mavignier, filha da jornalista Loysa Mavignier, continua no alvo das celebrações. A troca de idade foi na quarta-feira, 22, porém a oceânica lista de amigos e admiradores não para de festejá-la.