fernandosoares_21-04-2020

Edições anteriores

AUTORIDADE
Nomeada pelo governador Dória Jr, a pediatra e imunologista Helena Sato, a diretora do Cento de Vigilância Epidemiológica, assumiu a coordenação-geral do Centro de Contingência do novo coronavírus, em São Paulo, dá um recado com tom grave, enérgico e realista: “Nossa única vacina contra o Covid-19 é ficar em casa”. E diz que, mesmo sem alcançar os índices ideais, com o isolamento social e as medidas preventivas do governo paulista, o número de óbitos era pouco mais de 1035, ontem. Sem o isolamento, as mortes passariam de 10 mil.
 

CALENDÁRIO
Prefeitos que estão mal das pernas se preocupam, enquanto futuros adversários se animam. É que o Tribunal Superior Eleitoral decidiu não processar, agora, nenhuma providência que trate de adiamento das eleições municipais. Foi uma cachoeira de água gelada em alcaides que vinham sonhando com a prorrogação de mandatos.


NAMORADINHA TOSCA
E a Regina Duarte, hein? A secretária de Cultura nem tchum para as mortes de Morais Moreira e Rubem Fonseca. O Brasil e outros países registraram notas de pesar e homenagens póstumas a esses dois gigantes das artes nacionais. E a “dona Porcina” nem aí, como se nada tivesse a ver com isso.
 

POR CIMA
Segundo o deputado federal Fábio Trad (PSD), seu primo em primeiro grau, Luiz Henrique Mandetta, entrou pela porta da frente do Ministério da Saúde e saiu no coração do povo. “Ser demitido por esse presidente é como receber um prêmio, um atestado de absolvição perante a História”, disparou o parlamentar.
 

POR CIMA II
O ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, agora, o que mais quer, é descansar com a família, observando as regras da Ciência. Mas isso vai ser muito difícil. A sua agenda está abarrotada de convites para entrevistas, debates e outras intervenções online. Em todos os estados, praticamente, há pessoas e instituições querendo ouvi-lo. Desse jeito, vai ser muito difícil evitar um chamado para disputar a presidência ou o governo de Mato Grosso do Sul. A propósito, outro primo seu, o senador Nelsinho Trad (PSD), já está em cena com sua pré-candidatura. E tem gente importando insinuando que, para 2022, o Trad mais forte hoje é o prefeito Marquinhos. Durmam com esse barulho.

 

Fotos: Gabriel Santos

Os médicos, Beatriz e Hércules Maymone

 

O elegante casal, Oscar e Maria Luíza D´Ávilla Stuhrk

 

Carla e o médico e professor da UEMS, Renato Arruda

 

Clélia e o marido, advogado dos melhores, Jorge Josephin Slaiman, carinhosamente chamado de Zuzão

 

PERDAS
 Na quinta-feira, 16, o mundo perdeu Christophe, que morreu em Paris de uma doença pulmonar. Há quem suspeite de a causa ter sido o coronavírus. O cantor e compositor francês gravou “Aline”, um dos maiores sucessos na história da música pop-romântica. Tinha 74 anos.

 

MALDADES NA REDE
O padre Alessandro Campos, que faz estrondoso sucesso orando e cantando músicas sertanejas e de gêneros populares, na Rede Vida, engoliu uma das iscas lançadas pela fábrica de fake news. Reservou trecho considerável de um de seus programas para pregar sobre o significado de uma mensagem que foi atribuída à filha do dono do Banco Santander, Antonio Vieira Monteiro, vítima fatal do coronavírus.
 

MALDADES NA REDE II
A pregação do padre Alessandro Campos abordou uma verdade, que não se discute, acerca do que é mais importante na vida, o ser ou o ter. Porém, ele se baseou em notícia falsa, uma mensagem no twitter, na qual a filha do banqueiro teria escrito assim: “Somos uma família milionária, mas meu pai morreu sozinho e sufocado, buscando algo que é grátis: o ar. O dinheiro ficou em casa”. A filha do dono do banco não fez essa postagem. Ela e a direção do Santander desmentiram a falsa notícia, que teve origem em Portugal, onde Antonio Vieira Monteiro morava e foi a óbito, como segunda vítima do Covid-19 no país.
 

MALDADES NA REDE III
É isso! O prefeito Marquinhos Trad (PSD) acionou a Justiça para processar o empresário Djalma Kerpe de Oliveira. Bolsonarista de carteirinha, ele postou imagem de pessoas jogando tênis e assinalou uma delas indicando ser o prefeito. Tudo para afirmar que Marquinhos se contradiz ao determinar o isolamento social e sai para se divertir. Mas descobriu-se que Kerpe de Oliveira utilizou uma imagem apagada, de difícil identificação, e que a pessoa assinalada não é o prefeito. Este é mais um “belo” exemplo da mudança ética que está nas ruas de mãos dadas com o vírus.


AVISO
Por conta do feriado nacional hoje, pelo dia de Tiradentes, a coluna retorna na quinta-feira.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Acalme-se, pense e aprenda: tudo o que te machuca hoje, te faz mais forte amanhã”.
 

NA LEMBRANÇA
O sempre festejado para nós, sul-mato-grossenses, dia 21 de abril marca a morte de dois brasileiros ilustres. O primeiro deles, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, faz com que hoje seja feriado. O alferes, nascido em 16 de agosto de 1746, numa fazenda entre a atual Tiradentes e São João del Rey, foi enforcado e esquartejado pelos portugueses, no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1792, por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira. O outro, também mineiro, é Tancredo Neves, o presidente que morreu em 21 de abril de 1985, sem tomar posse. Uma frase de cada um encerra a coluna de hoje: "Esta terra há de ser um dia maior que a Nova Inglaterra! Mas as suas riquezas só as poderemos alcançar no dia em que nos libertarmos do jugo dos portugueses, para sermos os senhores da terra que é nossa", de Tiradentes. "As fontes de todos os problemas são três: barra de ouro, barra de terra e barra de saia", de Tancredo.

 

O empresário José Eduardo Rahe e a esposa, Ana Cláudia

 

O empresário Cassimiro Andrade e a esposa, Denise Rondon Andrade

 

O deputado estadual Felipe Orro e a esposa, médica e pré-candidata a prefeita de Aquidauana, Viviane Orro