fernandosoares_18-04-2020

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

O empresário Zé Roberto e os pais, queridos médicos, Heda e José Roberto Paquera

 

Juliana Domingos e o marido, deputado estadual João Henrique Catan

 

O empresário Daniel Lossavero e a esposa, advogada Jéssica Marcon Lossavero

 

A fisioterapeuta Mariana Gervan Novaes e o marido, médico cirurgião plástico, Fernando Novaes

 

A advogada Viviane Nogueira e o marido, delegado de Polícia e professor da UFMS, Fernando Nogueira

 

O respeitado casal de advogados, Telma e Edgar Marcon

 

Os advogados, e agora empresários da noite, Kenia e o marido, Valeriano Fontoura

 

DIA DELE
 Amanhã, dia 19 de Abril, é dia de Santo Expedito, o Santo dos aflitos, das causas justas, impossíveis e urgentes. Fiéis de todo o Mato Grosso do Sul se preparam para as orações em suas casas, sem procissões, por conta do coronavírus.

 

QUE SITUAÇÃO!
 Temos que ficar em quarentena com calma. Há pessoas que estão ficando loucas por estarem trancadas! Eu mesmo estava conversando sobre isso com o micro-ondas e com a torradeira, antes de começar a escrever a coluna, enquanto tomava meu café, e nós três concordamos com isso. Não comento nada com a máquina de lavar, porque ela distorce tudo. E muito menos com a geladeira, pois sinto ela muito fria... Com a televisão, nem pensar, ela fala demais. O ventilador? De jeito nenhum, ele espalha tudo pelos quatro cantos. Com a panela de pressão não posso: ela fica nervosa e começa logo a suar. Passei longe do fogão. Ele tem quatro bocas e não é confiável. Quem me acalmou foi o ferro, dizendo que tudo vai passar...

 

ALERTA
Com a saída do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, preparem-se. A linha de pensamento do que assumiu todos já sabe qual é. Quem sobreviver, verá.
 

RECADO
E as agressões continuam até pelo whatsapp. Te cuida, Pedro Bó. Te Cuida, Maria do Nada. Pode ser a última transada de tua vida. O que será uma lástima para quem não sabe fazer outra coisa. O vírus avisa. Não sou eu.....Tá, tá, tá, tá...
 

PRA QUEM FICA
“A minoria não faz as leis no Brasil. Então, eu queria interpretá-las para poder defender os nossos direitos e conseguir mudar a realidade de pessoas que tiveram as mesmas vivências que eu”. (Alanys Matheusa, 22, primeira advogada transexual de Mato Grosso do Sul, negra, morreu terça-feira, 14, de parada cardiorrespiratória)
 

DOCE LAR
Máscaras, luvas e outros cuidados fundamentais não impediram a celebração dos 67 anos de Rosângela Maria Fernandes Oliva, no lar doce lar ao lado do companheiro de todas as horas, o ex-vereador José Roberto Oliva. Foi uma terça-feira à parte em dias de quarentena.

 

MADRE DE DIOS
 Não tem vírus que dê conta. O espírito bélico entre as tendências políticas continua. Cada notícia que desagrada, a um e ou a outro, acirra os ânimos e dê-lhe pau... agressões e desrespeito. Por isso, cansado de fazer faxina no quintal de casa, hoje, vou tirar o dia para fazer faxina por aqui nas redes sociais, eliminando quem não gosta de notícia. Este meu espaço não é palanque político. É simplesmente um leque de notícias. E das mais variadas. E até de gossips, para aliviar. E nem poderia ser diferente. Afinal de contas, sou jornalista. E que cada um use seu espaço como quiser. Desde que não seja o meu. Posso até dar uma receitazinha de um churrasco, se quiserem, para animar a vida, em tempo de quarentena, pois o vírus me ensinou que ninguém pode garantir se estará ou não vivo nas próximas eleições ou? mesmo, para um possível abraço.

 

DEBATE LIVE
Para ser elogiada e copiada a iniciativa da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça (TJMS) para enriquecer o tempo de quarentena em todos os lares. O colegiado mostrou, ontem, numa live sobre “O Papel Social da Escola e das Redes de Proteção na Prevenção à Violência Contra a Mulher”. Os professores Nizael Almeida e Gina Vieira, com a juíza Jacqueline Machado, da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, de Campo Grande, foram os escolhidos para conduzir o programa.
 

IMBECILIDADES
 Não há como negar que o besteirol, a futilidade, a ignorância e a estupidez estão presentes em alguns programas televisivos. E essa realidade aflorou mais intensamente com a eclosão do coronavírus. Apresentadores do nível de uns tais Marcão do Povo e Sikêra (SBT e Rede TV) deveriam passar por uma avaliação de sanidade. O tal Marcão do Povo chegou a propor um campo de concentração para isolar as pessoas infectadas e liberar as demais para continuarem a vida normal. E ao pedir desculpas, depois de ter sua demissão solicitada pela equipe de jornalismo do SBT, pediu pálidas desculpas e disse que sua sugestão nada tem a ver com o nazismo. Detalhe: a emissora é de Sílvio Santos, um judeu, povo que sofreu nos campos de concentração de Hitler.

 

FARIDÃO
Na última quarta-feira, 15, Farid Yunes Solominy completaria 67 anos de idade. Mas graves complicações de saúde tiraram sua vida na manhã de oito de maio de 2019. O grande Faridão foi um dos mais combativos e honrados jornalistas de Mato Grosso do Sul. Era proprietário do semanário Correio de Corumbá, em circulação há várias décadas, foi assessor de imprensa da Prefeitura e repórter das rádios Clube e Difusora. Seu texto era claro, de humor ferino, preciso, com tiradas espirituosas e investidas devastadoras contra o malfeito e os malfeitores.
 

PENSAMENTO DO DIA
“A vida é como uma câmera. Foque no que é importante, capture bons momentos, desenvolva a vida a partir de negativos. E, se as coisas não derem certo, tire outra foto”.
 

NA LEMBRANÇA
José Bento Monteiro Lobato marcou uma geração de brasileiros com as histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo. Nascido em 18 de abril de 1882, numa fazenda de Taubaté, em São Paulo, ele foi jornalista e escritor, criando personagens infantis como Pedrinho, Narizinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Dona Benta e Tia Nastácia, sem se esquecer do lado social para os adultos, personificado na figura do Jeca Tatu, que aparece pela primeira vez em Urupês. Antes de morrer, em 1948, aos 60 anos, ele definiu seu trabalho em prol da infância com uma frase: "Não será mentindo às crianças que consertaremos as coisas tortas".